10 coisas que você precisa saber sobre Caliban

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Caliban

Por Felipe de Lima

Caliban é um dos principais destaques de Logan, mas muita gente não tem conhecimento de quais são as origens do mutante nos quadrinhos e que ele nem sempre trabalhou do lado dos mocinhos. Pensando nisso, nesta lista você confere tudo que sobre a história do personagem da Marvel Comics!

Imagem de capa do item

Rejeitado

Com uma mutação física que fez sua pele ficar branca e seus olhos amarelos, Caliban foi privado de viver em sociedade. Seu nome tem origem em um escravo selvagem e deformado que é um dos antagonistas da peça A Tempestade do dramaturgo inglês William Shakespeare.

Assustado pela onda de ódio instaurada pelos protestos anti-mutantes na América, Caliban foi forçado a se juntar a um grupo de mutantes que vivia escondido nos esgotos da cidade de Nova Iorque. Mais tarde, o grupo ganhou o nome de Morlocks.

Imagem de capa do item

Morlocks

Membro da equipe, Caliban é um membro importantíssimo por conseguir rastrear e localizar outros mutantes. Essas habilidades inicialmente eram usadas para fazer com que mais pessoas rejeitadas pela sociedade pudessem fazer parte do grupo.

Caliban também é um tanto infantil e sempre fala sobre si mesmo na terceira pessoa, usando seu próprio nome.

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criação de Caliban

Assim como a formação inicial dos Morlocks, Caliban foi um dos muitos mutantes criador pelo roteirista Chris Claremont. Sua aparência foi desenvolvida pelo artista Dave Cockrum, que se baseou em albinos devido a aversão que o personagem tem ao sol. Eles fez sua estreia na edição 148 de Uncanny X-Men em 1981.

Imagem de capa do item

Um ideia antiga

A ideia da criação do Caliban, entretanto, surgiu muito antes dele estrear nos quadrinhos. Originalmente, o mutante seria um membro "em treinamento" de uma equipe secundária dos X-Men, ao lado de versões preliminares de Willie Evans, Jr. e Kitty Pryde. No entanto, o Editor Chefe Jim Shooter vetou a ideia e Kitty Pryde foi a única dos três que se juntou à equipe.

Imagem de capa do item

Causador de conflitos

A personalidade infantil de Caliban foi responsável por criar uma rixa entre os Morlocks e os X-Men. Ele seguiu o plano de sua líder, Callisto, e sequestrou Kitty Pryde.

A jovem Lince Negra foi mantida como uma Morlock e forçada a se casar com Caliban, mas o plano foi por água abaixo quando ele percebeu que seu amor nunca seria recíproco. Caliban, então, libertou Kitty e deixou ela ir para a superfície junto com os X-Men.

Imagem de capa do item

Poderes de Caliban

As habilidades especiais do Caliban são um pouco mais complexas do que aparentam. Ele pode rastrear, localizar e saber quais são os poderes específicos de qualquer mutante em um raio de 40 quilômetros.

Após ser transformado pelo Apocalipse - mais sobre isso a seguir -, Caliban se tornou uma criatura horrenda de força e músculos sobre-humanos, além de garras selvagens e a habilidade absorver a energia psíquica gerada pelo medo.

Imagem de capa do item

Apocalipse

Cansado dos abusos e da rejeição, Caliban se voltou para o vilão Apocalipse para se tornar mais forte e nunca mais se preocupar em ser aterrorizado pelas pessoas.

Caliban, então, se tornou a Morte, um dos Quatro Cavaleiros. Entretanto, ele foi apenas usado pelo Apocalipse para rastrear e matar mutantes inimigos, algo que o deixou ainda mais mentalmente perturbado depois de sair do controle do vilão.

Imagem de capa do item

Herói e vilão

Caliban não pode ser considerado nem herói, vem vilão. Sua jornada em ambos os lados vai além de diferenças de interpretação entre roteiristas, ele realmente é perturbado pelos abusos que sofreu recorrentes da sua mutação.

Seu maior ato heroico foi como membro da X-Force, ao se sacrificar para salvar um colega de equipe. Desde então, ele teve seu papel reduzido e, nos últimos anos, se tornou um personagem secundário nas histórias em quadrinhos.

Imagem de capa do item

X-Men: Apocalipse

Apesar de esquecível, Caliban teve uma participação especial em X-Men Apocalipse, onde foi interpretado por Tómas Lemarquis. Ele foi retratado como um mutante farejador que sempre falava em terceira pessoa e trabalhava para quem pagasse mais. No filme, ele ajuda Mística e Apocalipse a encontrarem mutantes.

Imagem de capa do item

Caliban em Logan

Contudo, a participação mais marcante de Caliban na franquia acontece em Logan, onde um novo ator assumiu o papel. Com uma interpretação completamente diferente, Stephen Merchant trouxe uma visão muito mais dramática e única do personagem.

Contrastando com a versão anterior, o Caliban de Merchant é muito mais maduro e inteligente, mesmo que ainda existam referencias ao passado do personagem no Universo X-Men da Fox. De acordo com o diretor de Logan, James Mangold, Bryan Singer não sabia que Caliban estaria no último filme do Wolverine antes de escala-lo em X-Men: Apocalipse. Isso fez com que o roteiro de Logan sofresse algumas alterações para implantar o personagem, já que ele é essencial na história.

--

Você pode ver o Caliban em Logan, que está em exibição nos cinemas.