10 coisas que você precisa saber sobre Blade, o Caçador de Vampiros!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Blade, o Caçador de Vampiros!

Por Gus Fiaux

Marvel Comics pode ser conhecida por seus super-heróis icônicos e amigáveis, mas é importante salientar que a editora já mergulhou profundamente nos reinos do horror – e um dos exemplos mais clássicos disso é Blade, o Caçador de Vampiros. 

Alter-ego de Eric Brooks, o anti-herói manteve uma vida de luta contra as forças sombrias da noite, ao mesmo tempo em que chegou a lutar lado a lado com diversos outros heróis. E é por isso que selecionamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Blade!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Embora tenha se tornado um dos heróis mais populares da Marvel Comics, é importante notar que Blade originalmente foi criado como um personagem secundário na revista de horror The Tomb of Dracula. Criado na décima edição da revista, ele surgiu como um caçador que se colocou no caminho do vampiro primordial, o Conde Drácula.

Entretanto, o personagem foi instantaneamente aceito e adorado pelos fãs, o que fez com que passasse a ser um personagem regular na revista, posteriormente ganhando seus próprios títulos e aparecendo em outras revistas da editora. O personagem foi criado por Marv Wolfman e Gene Colan.

Imagem de capa do item

Origens

Eric Brooks - o alter-ego do Caçador de Vampiros - nasceu em outubro de 1929, em Londres. Seu pai era Lucas Cross, o membro de uma sociedade secreta que, antes de ser aprisionado na Latvéria, enviou sua esposa grávida para a Inglaterra. Lá, ela adotou o nome Vanessa Brooks para se esconder, e passou a morar em um bordel.

No entanto, o parto foi complicado. Ela foi atendida por Deacon Frost, que era, na verdade, um vampiro disfarçado. Durante o parto, ele se banqueteou com o sangue de Vanessa, matando-o ali e passando poderes vampíricos para Eric, que teve que ser criado como órfão no bordel onde sua mãe morava.

Imagem de capa do item

Treinamento

Tendo crescido privado de amor e afeto, Eric Brooks logo se perdeu nas ruas londrinas, onde um dia salvou Jamal Afari da morte certa pelas mãos de um bando de vampiros. Jamal era um experiente caçador de criaturas sobrenaturais, e ao descobrir sobre a história do menino, resolveu adotá-lo como mentor, ensinando tudo sobre as fraquezas dos vampiros.

Uma vez munido de todas as táticas de caçada possíveis, Brooks abandonou seu nome e adotou o alter-ego Blade, decidido a enfrentar o assassino de sua mãe e livrar a Terra, de uma vez por todas, da ameaça dos vampiros. Isso o colocou cara-a-cara com diversos inimigos muito poderosos, como o Conde Drácula.

Imagem de capa do item

A equipe secreta de Vingadores

Na década de 70, Blade se uniu a diversos heróis, como o Marvel Azul, o mago Kaluu, o detetive James Geary e a repórter Constance Molina, para investigar o assassinato de uma criatura parecida com um morcego, em Nova York. Juntos, eles formaram uma versão dos Poderosos Vingadores.

Sua meta era enfrentar um poderoso grupo de criaturas místicas criadas pelos Deathwalkers, um grupo de magos que atingiu a imortalidade através de magia negra e cujo objetivo era dizimar a humanidade. Após sua primeira missão, o grupo de Blade se separou, e sua existência só foi revelada com a saga Pecado Original.

Imagem de capa do item

Grupos heroicos

A partir daí, o Caçador de Vampiros encontrou vários aliados em sua caçada noturna. Ele passou a auxiliar diversos heróis e equipes místicas, como o Doutor Estranho e o Motoqueiro Fantasma, além dos X-Men. No meio de um jogo de gato-e-rato com Drácula, ele se juntou a Hannibal King e Frank Drake e formou os Nightstalkers.

O trio chegou a eliminar o Conde mais de uma vez - algumas, com a ajuda de Stephen Strange, mas o vilão sempre encontrava uma forma de retornar. Posteriormente, Blade também integrou os Filhos da Meia-Noite, um grupo de heróis sobrenaturais originalmente composto pelos Motoqueiros Fantasmas, Morbius, Doutor Estranho e outros.

Imagem de capa do item

Novas aventuras

Nas últimas décadas, Blade continuou suas aventuras em segredo da maior parte do mundo. No entanto, ele acabou se juntando a uma nova versão dos Poderosos Vingadores, composta por Luke Cage, Espectro e Marvel Azul, dentre outros. No entanto, nessa época, ele queria se manter em total sigilo.

Por conta disso, ele se juntou à equipe sem que ninguém soubesse sua identidade. Nas primeiras aventuras, ele adotou um traje similar ao do Homem-Aranha e assumiu o manto de Herói-Aranha. Posteriormente, ele adquiriu o traje do Ronin, e se manteve com ele até que a equipe já soubesse quem ele era.

Imagem de capa do item

Entre os Vingadores e a Força Tática

Mais recentemente, Blade foi trazido aos holofotes da Marvel Comics, chegando a fazer parte da equipe principal dos Vingadores. Ao lado de outros heróis como a Capitã Marvel, Mulher-Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Pantera Negra, ele ajudou a confrontar uma horda de vampiros em guerra.

Agora, ele vai liderar sua própria equipe a partir do próximo mês. Em setembro, chega às bancas a primeira edição de Strikeforce (ou Força Tática, em tradução livre), mais um grupo composto por heróis que devem lidar com ameaças sobrenaturais. Na trama, Blade vai liderar Hellstrom, Mulher-Aranha, Soldado Invernal, Angela e Wiccano, entre outros.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Blade é um dos poucos daywalkers - um híbrido de humano e vampiro - existentes. Por conta disso, ele nasceu com poderes vampíricos, mas com a fisiologia majoritariamente humana. As enzimas de seu sangue são extremamente resistentes ao "vírus do vampiro", o que o torna imune às mordidas de outros vampiros.

Apesar disso, ele desenvolveu boa parte das forças dos vampiros - mas é imune às suas fraquezas, como alho ou luz do sol. Ele possui força, velocidade, durabilidade e longevidade sobre-humanas, além de um poderoso fator de cura. Ele é um mestre em artes marciais e luta armada, além de ter grandes conhecimentos de magia.

Imagem de capa do item

No mundo dos games...

Apesar de sempre ter sido um personagem mais "secundário" nas HQs, o Blade sempre teve espaço na cultura pop, e é uma figura carimbada de diversos games, a começar pela adaptação dos dois primeiros filmes protagonizados por Wesley Snipes. Além disso, ele esteve em diversos outros jogos da Casa das Ideias.

Entre os maiores destaques, estão a franquia Marvel Ultimate Alliance, os jogos da série LEGO e alguns games mobile, como Avengers Academy, Contest of Champions, Marvel Strike Force, Future Fight e Puzzle Quest. Ele também esteve nos extintos Marvel Heroes, Marvel Super Hero Squad Online e Avengers Alliance.

Imagem de capa do item

TV e cinema

Fora dos games, ele também foi adaptado diversas vezes na TV e nos cinemas. Ele esteve em várias séries animadas, como Ultimate Spider-Man, Hulk and the Agents of S.M.A.S.H. e na série do Homem-Aranha dos anos 90. Ele também teve seu próprio anime solo, intitulado Marvel Anime: Blade.

Nos cinemas, ele foi o astro de uma trilogia de filmes protagonizados por Wesley Snipes, que posteriormente virou uma série televisiva em live-action, onde Snipes foi substituído por Sticky Fingaz. Agora, o anti-herói fará sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel na Fase 5, e será interpretado por Mahershala Ali.