Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Bill Foster, o Golias!

Por Felipe Vinha

Bill Foster, o Golias, é um dos heróis clássicos da Marvel, no sentido de ter estreado há bastante tempo, ainda que não seja muito famoso. Porém, sua versão cinematográfica estreou em Homem-Formiga e a Vespa e agora talvez você queira saber mais a respeito!

Por isso reunimos 10 coisas que você precisa saber sobre Bill Foster, incluindo suas versões clássicas nos quadrinhos.

Veja a seguir!

Imagem de capa do item

Segundo Gigante, mas quarto Golias

Como o título denuncia, Bill Foster é o segundo personagem a usar a alcunha de “Gigante” nos quadrinhos Marvel, porém é o quarto a adotar o nome de Golias. Além dele tivemos Hank Pym, Clint Barton (sim, o Gavião Arqueiro!) e Erik Josten, que era um vilão do Luke Cage.

Imagem de capa do item

RIP

Atualmente, Bill Foster está morto nos quadrinhos! Infelizmente ele foi uma casualidades durante a Guerra Civil, evento que colocou diversos heróis uns contra os outros. Além disso, ele foi morto por Thor! Ou quase isso…

Na verdade, Foster foi morto por Ragnarok, uma espécie de clone maligno robótico de Thor, com um raio fulminante em suas costas. Seu enterro foi triste e ele não reduziu de tamanho após morrer – sendo necessária uma cova imensa para o procedimento.

Imagem de capa do item

Tem sua própria partícula Pym

Bill Foster pode parecer um “aproveitador de poder alheio”, mas a verdade é que ele possui sua própria versão da partícula Pym para crescer. Foster é um cientista renomado e, por isso, ele também conseguiu alterar a fórmula.

Imagem de capa do item

Criação dupla

Bill Foster foi criado por Stan Lee, como quase todo herói da Marvel, mas ele também tem outro autor: Don Heck, também creditado como co-criador do Homem de Ferro e por ter desenhado uma longa fase dos Vingadores, nos anos 60.

Imagem de capa do item

Claire Temple

A personagem Claire Temple, que já é bem conhecida do público geral por sua versão live action nos seriados da Netflix, é um dos principais interesses românticos de Bill Foster. Ele chegou a namorar a moça por um tempo e chegaram a se casar, mas eles resolveram dar um tempo.

Imagem de capa do item

Um novo Golias

Atualmente, enquanto Bill Foster está morto, o manto do Golias não está esquecido. Tom Foster, sobrinho de Bill, assumiu sua identidade desde que apareceu pela primeira vez, nas páginas da revista do Pantera Negra. Tom Foster também teve papeis importantes em sagas dos Vingadores, principalmente durante a fase "Guerra Mundial Hulk".

Imagem de capa do item

Grupos

Apesar de não ser tão famoso, o Golias de Bill Foster participou de equipes importantes do Universo Marvel, incluindo, claro, os Vingadores. Ele também foi membro do Projeto Pégaso, do governo dos EUA, além de ter ficado ao lado do Capitão América durante a Guerra Civil, e até mesmo nos Vingadores da Costa Oeste.

Imagem de capa do item

Na TV? Quase…

Apesar de ter participado de outras mídias, nunca vimos o Golias de Bill Foster na TV. O mais próximo disso foi uma participação nos quadrinhos oficiais de The Avengers: United They Stand, desenho dos Vingadores de qualidade altamente questionável, que foi produzido entre 1999 e 2000.

Imagem de capa do item

Nos games

Já nos games, Bill Foster participou mais ativamente. É possível ver o herói em jogos como Marvel: Ultimate Alliance 2, Marvel Future Fight, Marvel Super Hero Squad Online e LEGO Marvel's Avengers.

Imagem de capa do item

Nos cinemas

E, é claro, não poderia faltar a lembrança de que, nos cinemas, Bill Foster é ninguém menos que Laurence Fishburne, ator que ficou incrivelmente famoso após viver o papel de Morpheus na trilogia Matrix.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que vemos Fishburne em uma adaptação de quadrinhos. Ele foi Perry White, editor do Planeta Diário, em O Homem de Aço e Batman vs Superman, além de também ter sido narrador na animação das Tartarugas Ninja, de 2007, e a voz do Surfista Prateado em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, do mesmo ano.

Imagem de perfil
Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha