Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre as Aves de Rapina!

Por Lucas Rafael

As Aves de Rapina são uma das equipes femininas mais badass da DC. Embora as personagens da equipe já tenham sido adaptadas para uma série televisiva, chegou a hora das personagens brilharem nas telonas do cinema, então; que tal conhecer mais sobre a equipe, suas integrantes e história?

Confira 10 Coisas que você precisa saber sobre as Aves de Rapina!

Imagem de capa do item

Primeira publicação/origem - era Chuck Dixon

As Aves de Rapina despontaram em 1995 através de um one-shot escrito por Chuck Dixon intitulado Canário Negro/Oráculo: Aves de Rapina.

A trama trazia Barbara Gordon/Batgirl juntamente de Dinah Lance/Canário Negro enfrentando criminosos terroristas e membros do tráfico de narcóticos/armas.

Imagem de capa do item

Gail Simone e novas integrantes

Após a fase Dixon, a escritora Gail Simone ficou responsável pela revitalização das Aves de Rapina para uma nova geração.

Uma das alterações de Gail para a equipe das Aves consistiu em fazer delas personagens que lidavam com questões mais heróicas; sendo que a primeira história já mostrava Canário Negro refém do filão Savant, que buscava a verdadeira identidade do Batman.

A fase Simone também foi notória por incluir a Caçadora na lineup de integrantes das Aves.

Imagem de capa do item

Novos 52

Aqui, a icônica vilã do Batman entra para a lineup de heroínas: Hera Venenosa. Além da inclusão de Hera, temos também a chegada de Katana na equipe, junto da vigilante Sturnia.

Eventualmente, o núcleo de heroínas principal da equipe sofre outra alteração quando Katana ganha sua revista em quadrinhos solo, o que faz com que as Aves sigam com a ajuda eventual de Condor para substituir a personagem.

Imagem de capa do item

Batgirl e as Aves de Rapina

Na fase Renascimento da DC, a equipe voltou para as páginas da editora com o título de Batgirl e as Aves de Rapina; trazendo uma Caçadora ciente das identidades de Batgirl e Canário Negro, que não sabem a dela.

Além de narrar a história de origem da Caçadora, as primeiras edições desta nova fase das heroínas traziam também um vilão assumindo a identidade de Oráculo.

Imagem de capa do item

Oráculo/Batgirl

Barbara Gordon é uma das figuras principais na mitologia das Aves de Rapina, sendo a ex-Batgirl e filha do comissário James Gordon, ela eventualmente acaba sendo paralisada pelo Coringa; usando sua memória fotográfica e habilidades de hacker para auxiliar a equipe das Aves.

Após os eventos do arco Ponto de Ignição, a personagem acaba reconquistando o movimento de suas pernas; o que faz com que ela voltar a assumir o manto de Batgirl, ainda que se afaste das Aves de Rapina no processo.

Imagem de capa do item

Equipe principal

Os nomes principais que vemos atuando dentro da equipe das Aves de Rapina incluem personagens como a supracitada Barbara Gordon/Batgirl, além de nomes como a Canário Negro/Dinah Lance; amiga próxima de Bárbara que serve como o músculo das operações, sendo uma lutadora proemimente de artes marciais.

Outros nomes importantes do lineup principal contam com a Caçadora/Helena Bertinelli, uma vigilante que conta com o trauma de infância de ver sua família ser assassinada pela máfia. Ela então se torna uma assassina letal que declara guerra contra as famílias mafiosas de Gotham.

Eventualmente, Zinda Blake, conhecida como Lady Falcão Negro também entra para a equipe das Aves de Rapina. Ela é uma personagem vinda do passado com grande perícia no manuseio de veículos aéreos e terrestres, sendo perita também no manuseio de armas de fogo.

Mais para a frente, a equipe principal ainda chega a abarcar nomes como Cigana e Lady Shiva.

Imagem de capa do item

Membros recorrentes

As Aves de Rapina contam também com um forte lineup de heroínas e heróis de apoio que aparecem de maneira recorrente para ajudá-las em missões. Nesta fronte, temos Grande Barda, Mulher-Gato, Cassandra Cain, Columba, Vixen entre diversos outros nomes heroicos da DC.

Mas nem só de mulheres é composto o time, outros colaboradores frequentes das Aves também são Robin/Tim Drake, Besouro Azul e Asa Noturna.

Os vilões Creote e Savant também prestam auxílio a equipe, sendo reabilitados sob a supervisão de Oráculo.

Imagem de capa do item

Já lutaram contra a Corte das Corujas

Em suas diversas iterações e histórias, as Aves de Rapina já lutaram contra diversos vilões do Universo DC, sendo que uma das batalhas mais proeminentes se deu contra A Corte das Corujas, evento que deixou Hera Venenosa seriamente machucada.

Mais pra frente, Canário Negro descobre que seu ex-marido, Kurt Lance, está vivo, o que a deixa furiosa com Amanda Waller por ter omitido a informação; Dinah deixa o grupo, se envolvendo em uma trama com Ra'as Al Ghul que culmina em seu eventual retorno para as Aves de Rapina.

Imagem de capa do item

Morte da Hera Venenosa

Após Hera Venenosa ficar injuriada na batalha conta a Corte das Corujas, acaba sendo revelado que ela manipulava as Aves em tentativas de fazê-las colaborarem com seus crimes em prol da natureza. Isto resulta em Katana matando a personagem, deixando o grupo em seguida.

As coisas não facilitaram para o lado das Aves, pouco tempo depois, Sturnia traiu a equipe para a Corte das Corujas.

Imagem de capa do item

Adaptações

As Aves de Rapina já foram adaptadas para diversas animações da DC, como Liga da Justiça: Sem Limites e Batman: Bravos e Destemidos.

As Aves também ganharam uma série live-action, que durou uma temporada, produzida pela Warner Bros. A aventura das personagens se passava em uma Gotham abandonada pelo Batman.

Nas séries da CW, as Aves também apareceram em Arrow.

Atualmente, uma adaptação para o cinema está sendo desenvolvida, sendo dirigida por Cathy Yan. O longa deverá contar com Margot Robbie como Arlequina, Mary Elizabeth Winstead como Caçadora e Jurnee Smollett-Bell como Canário Negro.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais