10 coisas que você precisa saber sobre Apokolips, a terra do Darkseid!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Apokolips, a terra do Darkseid!

Por Márcio Jangarélli

Apokolips e sua eterna rival, Nova Gênese, fazem parte da grande obra mitológica do Jack Kirby para a DC: o Quarto Mundo. Os Novos Deuses são uma das faces mais ricas e malucas da editora – pelo menos pelas mãos do Kirby – e integraram o universo dos heróis das maneiras mais variadas possíveis.

Com o filme da Liga da Justiça trazendo o Lobo da Estepe e várias referências ao Darkseid e Apokolips, separamos aqui alguns fatos sobre as terras do tirano e sua história.

Imagens: Divulgação;
Imagem de capa do item

Asgard pós-Ragnarok?

Qual a ligação entre os Deuses de Asgard e os Novos Deuses? Bom, Jack Kirby, que também é um dos criadores do mundo do Thor na Marvel, enxergava o Quarto Mundo e os deuses de Apokolips e Nova Gênese como os herdeiros daqueles que viviam em Asgard.

A ideia que deu início ao Quarto Mundo veio do que aconteceu depois do Ragnarök. Em Novos Deuses #1, é revelado que, tempos atrás, os Velhos Deuses entraram em uma guerra tão magnânima que destruiu todo o seu mundo. Das ruínas dessa batalha, então, foram formados Apokolips e Nova Gênese, um mundo criado pelos átomos de um feiticeiro maligno e o outro do nobre Balduur (o Deus Nórdico Balder).

Asgard não chega ser citada diretamente, mas relíquias dos Velhos Deuses são encontradas em algumas histórias, como algo que parece o capacete do Thor.

Imagem de capa do item

Obediência na Apokolips original;

Muito se fala da Equação Anti-Vida e do poder que o Darkseid tem em Apokolips e quer atingir em todo o Universo. Mas, nas ideias do Kirby, essas coisas eram bem diferentes.

Na versão original, Apokolips vs Nova Gênese era Anti-Vida vs Vida. Enquanto a essência primordial da vida é o livre arbítrio, a Anti-Vida significa a perda total de liberdade. O sonho original do Darkseid era dominar as pessoas negando-lhes seu livre arbítrio, em um sistema de escravidão absoluto.

Também, o tirano não impunha seus ideais aos habitantes de Apokolips exatamente através de poder. Era por influência; ele fazia aquelas pessoas realmente acreditarem que abdicar da sua liberdade era o melhor caminho. O Darkseid usava tudo em seu alcance para isso: slogans, propaganda, ameaças, etc. Um verdadeiro jogo psicológico.

A esperança dele na Terra era encontrar na mente humana uma forma de levar a Equação Anti-Vida para todo o Universo e, assim, controlar tudo. Nunca foi algo bélico, por assim dizer; era uma ameaça quase religiosa, ideológica.

Imagem de capa do item

Semente da Liga e do Ciborgue;

Uma coisa bacana de se ressaltar é que nos Novos 52 - e, agora, nos cinemas - Apokolips foi a responsável por criar a Liga da Justiça e o Ciborgue.

A primeira formação da Liga foi por conta de uma invasão Apellax na Terra. Já nos Novos 52, os heróis tiveram que se unir - começando pelo Lanterna Verde e o Batman - para conter uma invasão das tropas do Darkseid. Enquanto isso, o Ciborgue foi criado nessa nova continuidade pela explosão de uma das Caixas Maternas, que seu pai estava estudando.

Imagem de capa do item

A nova Apokolips;

Porém, a nova Apokolips e o novo Darkseid apresentados pelos Novos 52 - muita coisa nova, né? - são um tanto… genéricos. Esse Darkseid, seus aliados e exército buscam sim a Anti-Vida e tudo mais, mas os conceitos são outros.

Aqui é tudo na base da força bruta, sem todo o plano de fundo ideológico criado pelo Kirby lá nas histórias dos Novos Deuses. Essa Anti-Vida permite a dominação total para o tirano, mas tudo segue uma linha bem conhecida: abre um portal, invade um novo lugar, conquista o tal lugar pelo poder, parte pro próximo. Quantos conquistadores conhecemos que seguem essa fórmula?

Imagem de capa do item

Rainha Heggra;

Quando se fala de Apokolips, não tem como não pensar no Darkseid sentado no trono, certo? Mas ele nem sempre foi o governante do lugar. Antes do Uxas, uma Rainha dominava o planeta: Heggra, a mãe do Darkseid.

A história de Apokolips é apresentada em Novos Deuses #7, quando descobrimos que, há muito tempo, o Darkseid era um ninguém. Bom, quase; ele ainda era filho da tirânica Rainha Heggra. A Heggra era tão cruel que matou a primeira esposa do filho, a feiticeira Suli, e o forçou em um casamento com a Tigra.

Ninguém gostava muito do Uxas, nem mesmo seu tio, Lobo da Estepe, que nós conhecemos nos cinemas agora. Porém, todos eles pagaram muito caro por subestimar o príncipe.

Imagem de capa do item

vs Nova Gênese;

Como ele ascendeu ao poder? O Darkseid tomou o controle total de Apokolips comprando uma guerra sangrenta com os habitantes de Nova Gênese.

A coisa acontece da seguinte forma: ele envia seu tio, Lobo da Estepe, para uma missão em Nova Gênese. Acontece que a vítima do Lobo era ninguém menos que a esposa do Izaya, que tempos depois seria conhecido como Pai Celestial.

O Darkseid até tenta matar o Izaya, mas o guerreiro sobrevive e lança toda sua fúria contra Apokolips. No meio dessa guerra, o Lobo da Estepe é morto pelo Izaya e o Darkseid mata a Rainha Heggra para se tornar monarca supremo de Apokolips.

Imagem de capa do item

Órion e Senhor Milagre;

Mas o Pai Celestial se cansa da batalha e chega a um acordo com o líder de Apokolips para uma trégua. Aqui temos a origem do Órion e do Senhor Milagre.

Para selar a paz entre os planetas, Izaya e Darkseid trocaram seus filhos. Órion, o filho do Darkseid com a Tigra, foi criado em Nova Gênese, enquanto o filho do Izaya foi parar nas mãos da Vovó Bondade. Ela o nomeia “Scott Free" como uma piada, pois sabia que o Darkseid planejava que o menino tentasse escapar e quebrasse o pacto, sendo morto na fuga.

Acontece que o Scott realmente escapa e se torna o super-herói Senhor Milagre, enquanto o Órion se transforma em um dos maiores inimigos de seu pai.

Imagem de capa do item

Origem dos metahumanos e da Força da Aceleração;

Na nova roupagem que os Novos Deuses receberam nos anos 90, uma coisa curiosa aconteceu. John Byrne, responsável pela trama, resolveu que, junto dos Novos Deuses, Jack Kirby tinha dado origem, na verdade, a todos os heróis do Universo DC. Calma, vamos explicar.

Lembram da guerra entre os Velhos Deuses que citamos no primeiro slide, que criou Apokolips e Nova Gênese? Ela teria sido tão cataclísmica que enviou uma onda cósmica de energia que ressoou em todo o multiverso. Essa onda, a “Godwave”, teria sido a responsável pela criação da Força da Aceleração, fez mortais normais se tornarem os Deuses do Olimpo na Terra e deu aos humanos a capacidade de desenvolver o metagene.

Imagem de capa do item

Pouca coisa para o Galactus;

Crossovers nas HQs são sempre legais porque, não importa se a história é boa ou ruim, eles sempre respondem uma ou outra questão maluca que os fãs um dia já levantaram em uma discussão. Por exemplo: e se o Galactus quisesse comer Apokolips?

Tivemos essa resposta em "Darkseid vs. Galactus: The Hunger", quando o Devorador de Planetas cruzou seu caminho com o maior vilão do universo DC.

Em uma luta entre o Surfista Prateado e o Galactus contra o Darkseid e o Órion, o lado DC do duelo perdeu e o Devorador foi se preparar para lanchar a energia vital de Apokolips. Até descobrir que não existia nenhuma no planeta.

Acontece que toda a energia vital está armazenada em Nova Gênese, enquanto Apokolips é uma concha vazia. Vida vs Antivida, certo? Assim, é uma caloria vazia para o Galactus.

Imagem de capa do item

O fim de Apokolips;

Claro, assim como qualquer outra coisa nos quadrinhos, Apokolips já conheceu seu fim mais de uma vez.

Pelas mãos do Kirby, o fim da trama saiu 13 anos depois que a DC cancelou suas HQs dos Novos Deuses. Aqui, tudo termina com uma grande rebelião contra o Darkseid, finalizando com o Órion deixando seu pai para apodrecer no planeta destruído.

Mas, antes disso, nas histórias da Legião dos Super-Heróis, o Darkseid já havia aparecido como o último sobrevivente de Apokolips. Também, em 2007 tivemos a série “A Morte dos Novos Deuses”, que deveria servir como um ponto final nas aventuras do Quarto Mundo - não foi o que rolou.