10 coisas que você precisa saber sobre a Magia, dos Novos Mutantes!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Magia, dos Novos Mutantes!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Floquinho de Neve

Illyana Nikolievna Rasputina era uma criança russa, nascida na extinta União Soviética, em uma fazenda coletiva chamada Ust-Ordynsky, próximo à Sibéria. A jovem é a irmã mais nova de três irmãos, dentre os quais está Piotr Rasputin, o Colossus dos X-Men. O mutante blindado descobriu seus poderes salvando Illyana de um trator desgovernado.

Anos depois, quando Colossus já havia partido para os EUA para se juntar aos X-Men, Illyana foi capturada pela assistente do vilão Arcade, juntamente com diversos outros entes queridos dos X-Men, na esperança de que o grupo pudesse resgatar o vilão das mãos do Doutor Destino. Depois que as ameaças foram removidas, Illyana continuou nos EUA, aprendendo inglês e ficando sob a proteção dos X-Men.

Imagem de capa do item

Belasco e Limbo

Contudo, quando tinha apenas seis anos de idade, Illyana foi sequestrada pelo demônio Belasco e levada ao Limbo. Belasco sabia de todo o poder interior de Illyana e queria controlá-la como sua noiva das trevas. O sequestro serviu para amaciar a garota.

Nesse meio tempo, a jovem era brutalmente espancada pelo capanga de Belasco, S'ym. Depois de um tempo, Belasco retirou metade da alma de Illyana e inseriu-a numa Pedra de Sangue, um amuleto místico que permitia com que Illyana desenvolvesse todo seu potencial, além de ajudar Belasco a abrir um portal para a Terra.

Imagem de capa do item

Aprendiz de bruxa

Quando ainda era refém de Belasco, Illyana chegou a ser resgatada por versões alternativas de Ororo Munroe e de Kitty Pryde. Com essa Tempestade de uma terra paralela, Illyana aprendeu a controlar dádivas místicas e fazer encantamentos, se tornando uma jovem, mas poderosa feiticeira. Conforme sua magia se desenvolvia, ela ia adquirindo uma armadura, que ficaria completa quando ela chegasse a seu potencial completo.

A menina cresceu, ainda moralmente desfigurada devido à sua alma dilacerada. Quando Belasco a reencontrou, Illyana precisou matar Ororo e Kitty para que elas não servissem de sacrifícios arcanos. Ela escapou de Belasco mais uma vez.

Imagem de capa do item

Dons mutantes

Nessa época, já uma poderosa bruxa, Illyana começou a descobrir seus poderes mutantes - que são, na verdade, a habilidade de se teletransportar através de "discos" (portais). Porém, para chegar a seu destino final, ela precisa passar pelo Limbo. Lembrando que esses discos não a auxiliam a viajar apenas através do espaço, mas do tempo também.

Foi nessa época também que, através de sua própria força vital, Illyana criou uma espada que refletia toda sua alma corrompida. A espada é capaz de desfazer encantamentos e matar seres místicos, porém, quando atravessa um ser normal, não causa nenhum dano.

Imagem de capa do item

Retorno à Terra e Novos Mutantes

Utilizando seu dom mutante de teletransporte, Illyana chegou a visitar seus pais na Rússia, que não a reconheceram. Ela então foi para os EUA, onde descobriu que havia chegado apenas segundos depois de ter sido sequestrada por Belasco. Porém, para ela, vários anos tinham se passado, de forma que ela já era uma adolescente.

Batizada como Magia, Illyana descobriu que seus poderes místicos não funcionavam tão bem na Terra quanto no Limbo, mas logo entrou para os Novos Mutantes e criou uma forte amizade com Kitty Pryde. Lá, ela teve diversas aventuras ao lado da equipe... até que seu passado voltou para assombrá-la.

Imagem de capa do item

Inferno

Em uma missão com os Novos Mutantes, Magia ficou presa no Limbo, onde descobriu que S'ym, o antigo capanga de Belasco, havia forjado uma aliança com N'astrith, outro demônio, para que pudessem abrir um portal para a Terra e liberar hordas de demônios. Ao enfrentar os dois, Illyana perdeu sua espada, mas sua armadura mística foi plenamente completada.

N'astrith enganou a menina para que ela aceitasse todas suas vontades sombrias, e com isso, Magia acabou se tornando a Criança das Trevas, uma versão corrompida de si própria. Envergonhada, ela ajudou a fechar o portal do Limbo para a Terra e, após confrontar seu eu criança e quase matá-la, a Criança das Trevas deixou de existir e de dentro dela saiu uma pequena Illyana, que ainda não havia descoberto o limbo e nem sequer sabia falar inglês.

Imagem de capa do item

Morte e ressurreição

Porém, depois de algum tempo, Illyana contraiu o Vírus Legado, espalhado na Terra por Conflyto, o clone maligno de Cable. Em pouco tempo, ela morreu, se tornando a primeira vítima da doença. Isso fez com que Colossus acabasse se tornando amargurado e deixasse os X-Men para se juntar aos Acólitos de Magneto.

Muitos anos depois, Belasco procurou ressuscitar a heroína através de sua Pedra de Sangue, que continha parte de sua alma. Contudo, Illyana voltou maligna, como a Criança das Trevas e passou um bom tempo assim, até recuperar boa parte de sua humanidade.

Imagem de capa do item

Aprisionada

Quando isso aconteceu, ela se juntou aos Novos Mutantes mais uma vez, mas cometeu um ato terrível: enganou seus amigos e os levou ao Limbo, para que finalmente pudesse ter sua vingança contra os demônios e todos que a corromperam durante sua infância.

Por pouco, eles não morreram e voltaram para a Terra. Illyana assumiu seus crimes e logo foi presa por Ciclope, situação em que permaneceu por um bom tempo. Em sua cela, ela possuía um aparato especial que explodiria ao primeiro sinal do uso de mágica ou de teleporte. Porém, com o tempo, ela se provou um perigo necessário para a equipe e integrou a equipe dos X-Men de Ciclope, após o Cisma.

Imagem de capa do item

Fênix

Durante o conflito entre Vingadores e X-Men, Magia ficou do lado de Ciclope e quando o Homem de Ferro tentou derrotar a Força Fênix na Lua, que foi dividida em cinco pedaços diferentes, um desses pedaços acabou parando em Magia. Illyana perdeu a Fênix quando o Homem-Aranha fez com que ela e o irmão (que também possuía a Fênix) brigassem. Contudo, depois disso, ela se juntou aos X-Men fugitivos de Ciclope, com seus dons místicos infinitamente ampliados após o evento, sendo capaz de manipular poderosas quantidades de energia diretamente do Limbo.

Imagem de capa do item

Aluna e assassina

Nesse meio tempo em que Magia se tornou parte central dos Fabulosos X-Men de Ciclope, a heroína acabou encontrando ninguém menos que Dormammu em suas viagens. Ali, impiedosamente, Illyana confrontou-o e chegou a assassiná-lo.

Temendo que seus poderes acabassem consumindo-a, Magia viajou no tempo e convenceu o Doutor Estranho do passado a dar aulas para que ela pudesse controlar suas habilidades, tornando-se uma feiticeira muito mais experiente e poderosa.