Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre a Hera Venenosa!

Por Leo Gravena

A Hera Venenosa é uma sensual, divertida e fatal vilã e anti-heroína. Enfrentando, principalmente, o Batman e fazendo parte da mitologia de Gotham, ela se tornou uma icônica personagem da DC. Assim, confira aqui tudo o que você precisa saber sobre a sexy e homicida botânica!

Imagem de capa do item

Quem é a Hera Venenosa?

A Dra. Pamela Lillian Isley, ou Hera Venenosa é uma vilã da DC, inicialmente era apenas uma inimiga do Batman, porém, também é uma das maiores ecoterroristas do mundo.

Criada por Robert Kanigher e Sheldon Moldoff, ela apareceu pela primeira vez em Batman 181, em Junho de 1966.

Imagem de capa do item

Qual é a origem da Hera Venenosa?

Após a Crise nas Infinitas Terras, Pamela ganhou uma nova origem: vinda de uma família rica, porém distante, ela fez especialização em botânica e toxicologia, sendo uma promissora, mas ingênua estudante.

Seu professor, o Dr. Jason Woodrue (que mais tarde se tornaria o Homem-Florônico) a seduziu e a convenceu a ser uma cobaia em seus experimentos. Eles foram tortuosos e segundo Pamela, ela acabou indo parar no hospital e quase morreu duas vezes.

Por causa dos experimentos, ela ganhou diversas habilidades e também violentas mudanças de humor. Ela, até mesmo, fez com que um namorado sofresse um acidente ao criar diversos fungos dentro de seu pulmão. Após o episódio, Pamela Isley decidiu abandonar Seattle e se mudar para Gotham City.

Ao chegar, ela ameaçou sufocar toda a cidade, ao liberar esporos venenosos no ar, a menos que todos obedecessem a ela. Assim, ela ganhou o nome de "Hera Venenosa". Batman, que havia aparecido em Gotham naquele mesmo ano, a capturou. Ela, contudo, escapou e desde então passou a ser uma conhecida vilã na cidade e no universo DC.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes da Hera Venenosa?

Pamela ganhou uma nova fisiologia após os experimentos. Toxinas em seu sangue tornam-na imune a todos os venenos, vírus, bactérias e fungos. Ela também pode seduzir homens e mulheres para fazerem sua vontade.

Após algum tempo, ela passou a controlar melhor suas habilidades. Hera Venenosa, então, consegue secretar diversos tipos diferentes de venenos que vão de controle mental até a necroses instantâneas e fatais. O toque em sua pele também é venenoso, porém não é letal.

Infelizmente, os experimentos a deixaram estéril, fazendo com que ela trate suas plantas como filhos desde então, além de fazer com que ela tenha uma relação mais protetora com crianças.

Imagem de capa do item

Quais são as fraquezas da Hera Venenosa?

Devido a sua fisiologia, a Hera Venenosa tem uma grande vulnerabilidade: a escuridão. Ela requer muita energia solar para poder viver e utilizar suas habilidades no potencial máximo.

Além disso, ela é bem instável mentalmente, conversa com suas plantas, tem um ódio gigantesco em relação aos homens e já chegou a querer destruir toda a raça humana para que apenas ela e suas plantas pudessem viver.

Imagem de capa do item

Quais são as equipes da Hera Venenosa?

Hera Venenosa, como toda boa vilã, já esteve em diversas equipes: A Gangue da Injustiça, Esquadrão Suicida, a Liga da Anarquia e a Sociedade Secreta dos Super Vilões.

Hera Venenosa, junto da Arlequina e Mulher-Gato, fez parte das “Sereias de Gotham”.

Nos Novos 52, ela passou a fazer parte das Aves de Rapina, saindo da equipe após manipular outros membros, e também fez parte da Sociedade Secreta dos Super Vilões, além de ter uma conexão com “o Verde”.

Imagem de capa do item

Quais são os inimigos da Hera Venenosa?

Mesmo estando sempre lutando contra o Batman e seus aliados, os verdadeiros inimigos da Hera Venenosa são as grandes corporações que danificam o meio-ambiente.

Sendo considerada uma ecoterrorista, Pamela nutre um ódio especial por todos aqueles que machucam a natureza e suas plantas.

Imagem de capa do item

Os relacionamentos da Hera Venenosa

O maior e mais importante relacionamento de Hera Venenosa é com a Arlequina. As duas vivem brigando e lutando juntas.

Porém, diferente da maioria das vezes em que vilões se juntam, Hera Venenosa e Arlequina possuem uma amizade real e um relacionamento amoroso. Hera realmente tentou salvar a sua companheira de seu relacionamento abusivo com o Coringa e ambas estão sempre indo e voltando em seu relacionamento.

Imagem de capa do item

Curiosidades sobre a Hera Venenosa

Hera Venenosa costuma utilizar o nome de “Paula Irving” como disfarce;

Ela ficou em 64º lugar na lista dos “100 melhores vilões de quadrinhos de todos os tempos” do IGN;

Pamela teve seu visual baseado em Bettie Page, uma famosa Pin-up dos anos 60;

Além disso, ela ganhou maior destaque com o despertar do movimento feminista, que pedia mais personagens femininas independentes. Também foi utilizada para substituir a Mulher-Gato como vilã, que cada vez mais ganhava simpatia do público.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nos novos 52, Hera Venenosa é recrutada para as Aves de Rapina pela Canário Negro, nenhuma dos membros da equipe aprova a entrada dela, já que Hera Venenosa é relacionada a vários assassinatos e possui um passado violento.

No fim elas estão corretas, Hera envenena a equipe para que a ajudem a atacar companhias corruptas que ela quer destruir, até Katana aparentemente a matar. Ela sobrevive e retorna para Gotham, onde assume seu papel como vilã dentre as diversas brigas de poder na cidade.

Imagem de capa do item

Outras mídias

Hera Venenosa já apareceu em diversos desenhos animados, os principais sendo Batman: A Série Animada, O Batman, Batman: Os Bravos e Destemidos e Justiça Jovem.

No filme do Batman e Robin, ela foi interpretada por Uma Thurman; também aparece no seriado Gotham como a jovem Ivy Pepper, que foi "envelhecida" na terceira temporada.

Além disso, Hera Venenosa está presente em diversos jogos da DC, como Batman: Arkhan Asylum/City/Origins, DC Universe Online, injustice, todas as versões de Lego Batman, entre diversos outros.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."