10 coisas que você precisa saber sobre a Gwenpool

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Gwenpool

Por Guilherme Souza

Ao longo dos anos, tornou-se comum vermos versões femininas de heróis masculinos famosos, mas se você acha que a Gwenpool está limitada à uma simples versão feminina do Deadpool, está completamente errado!

Hoje, iremos falar um pouco sobre essa recente heroína e como ela conquistou os quadrinhos da Marvel, além de desmistificar sua relação com Gwen Stacy, o eterno amor de Peter Parker.

Imagem de capa do item

Como a ideia para a criação da Gwenpool surgiu?

A Gwen Stacy já era uma personagem bem querida pelos leitores de quadrinhos devido à sua participação nas histórias do Homem-Aranha, mas o interesse por ela ficou ainda maior quando uma versão alternativa de Gwen assumiu a identidade de Aranha-Fantasma.

O sucesso foi tanto que a Marvel decidiu lançar uma série de capas variantes da revista solo da heroína, colocando Gwen no lugar de outros heróis da editora, incluindo o Deadpool, e foi daí que nasceu a ideia para a Gwenpool.

Imagem de capa do item

Ela mergulhou de cabeça nos quadrinhos

Assim como o Deadpool, a Gwenpool também é uma personagem que quebra a quarta parede, mas ela faz isso de uma forma meio que reversa.

Em suas histórias, Gwen se denomina como uma personagem do nosso mundo real que consegue entrar no mundo dos quadrinhos Marvel.

Imagem de capa do item

Ela não se chamaria Gwenpool

Apesar de ter sido originada da Aranha-Fantasma, Gwenpool e Gwen Stacy não são a mesma pessoa, na verdade, o real nome da mercenária é Gwendolyn Poole.

A personagem ganhou a alcunha de Gwenpool através da costureira que confeccionou o traje dela, que ao ler a lista de exigências feitas por Gwen, acabou se confundindo e juntando o apelido e o sobrenome dela em um nome só.

Imagem de capa do item

A Gwenpool não tem superpoderes

Diferentemente de Wade Wilson, o Deadpool, a Gwenpool não tem poderes, na verdade, ela tem a habilidade de saber que está dentro de uma história em quadrinhos e usa isso a seu favor, não só quebrando a quarta parede como também controlando o andamento das histórias.

Apesar da falta de poderes, Gwen é muito boa no combate com armas, o que lhe garante mais uma vantagem.

Imagem de capa do item

Contratada de M.O.D.O.K.

Assim como o Deadpool, Gwen também começou sua carreira como uma mercenária, mas seus atos acabaram fazendo com que ela cruzasse o caminho de M.O.D.O.K.. O robô acaba obrigando Gwen a trabalhar para ele, mas isso acaba sendo uma coisa boa na vida da garota.

Durante esse período, Gwen acabou conhecendo Batroc, que também trabalhava para a organização. Batroc acabou se tornando uma figura paterna na vida de Gwen e ajudando-a a melhorar seu manuseio de armas.

Imagem de capa do item

A Gwenpool já ergueu o Martelo do Thor

Em sua nova revista, Gwen decidiu usar todo o seu conhecimento de quadrinhos para virar o Universo Marvel de cabeça para baixo - e na mais recente edição da minissérie, a heroína usou o martelo de Thor como arma!

Acontece que ela não ergueu o Mjolnir de maneira tradicional, pois como sabemos, somente aqueles que são dignos podem levantá-lo. Para burlar o encantamento da arma, Gwen “vestiu” o braço decepado de Thor, que estava sob posse de Malekith, fazendo algo genial e bizarro ao mesmo tempo.

Imagem de capa do item

Sônia Abrão dos quadrinhos

Os personagens de quadrinhos são cheios de segredos e identidades ocultas, mas nenhum deles consegue manter seus segredos quando a Gwenpool está por perto.

Por ser uma grande fã de quadrinhos, Gwen sabe as informações de grande parte dos personagens Marvel, incluindo suas identidades sem os trajes super-heróicos. Ela usa tais informações para lhe garantir vantagem em combate, como por exemplo, chamar a Poderosa Thor de Jane durante uma batalha.

Imagem de capa do item

Ela não lê quadrinhos do Deadpool

Mesmo sendo uma grande fã de quadrinhos e claramente inspirada pelo Deadpool, Gwen não sabe muita coisa sobre o mercenário tagarela original, pois ela não lia as histórias dele!

Na verdade, quando os dois se encontraram pela primeira vez, Wade ficou extremamente ultrajado com isso e Gwen quase não vive para outra história.

Imagem de capa do item

Vingadores da Costa Oeste

O fato de Gwen poder controlar os eventos das histórias em quadrinhos acabou deixando ela “poderosa demais”, com isso, a equipe criativa da Marvel decidiu que ela precisava de um retcon, mas além disso, colocaram ela em uma equipe super-heroica.

Gwen se uniu aos Vingadores da Costa Oeste, onde ajudou personagens como Kate Bishop, Gavião Arqueiro e Miss América a enfrentarem vilões em Los Angeles.

Imagem de capa do item

Ficou desesperada com o cancelamento de sua HQ

Nem toda revista em quadrinhos consegue vender o bastante para ser constantemente renovada e por mais que as histórias da Gwenpool fossem divertidas e cativantes, ela não ficou isenta de um cancelamento.

Acontece que os roteiristas usaram o fato de Gwen saber que estava em uma história em quadrinhos para tornar o cancelamento menos chocante para os fãs, fazendo com que a personagem soubesse que era o fim de sua revista e ficasse desesperada com isso.