10 Coisas que você precisa saber sobre a franquia Need for Speed!

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10 Coisas que você precisa saber sobre a franquia Need for Speed!

Por Guilherme Souza

Pode não parecer, mas a franquia Need For Speed já conta com mais de 20 anos de história. Além de contar com mais de 20 títulos, a franquia também possui seu próprio filme e até mesmo jogos online com servidores mundiais.

Reunimos algumas curiosidades interessantes sobre Need For Speed, se você é um fã, ficará feliz por conferi-las.

Essa lista foi uma sugestão do leitor @joaocarlos_sf91 através de nosso Instagram.

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Inspiração em Velozes e Furiosos

Velozes e Furiosos: Desafio em Tokio, foi uma febre, mudando totalmente os conceitos da franquia ao introduzir os infames drifts.

O sucesso foi tanto, que o próprio Need For Speed se aproveitou disso, através do jogo Carbon. Carbon também mudou um pouco os conceitos anteriores da franquia, introduzindo competições e corridas em desfiladeiros que exigiam o uso de drift. Além disso, o game diminuiu bastante os conceitos de customização dos carros, que eram o grande destaque dos jogos anteriores.

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Uma atriz de Two and a Half Man já fez parte do Jogo

Emanuelle Vaugier, atriz que já participou de Two and a Half Man e da franquia Jogos Mortais, foi uma das protagonistas de Need For Speed Carbon.

No jogo, a atriz interpreta Nikki, uma das personagens jogáveis que possui um passado romântico com o protagonista. A participação da atriz foi feita através da gravação de cenas em fundo verde que foram tratadas para deixá-la com aspecto digital, mesclando o realismo e as tradicionais cutscenes dos games.

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Produto promocional de uma revista

Por incrível que pareça, a franquia Need For Speed começou de uma parceria com a Eletronic Arts e a revista automotiva Road & Track. Inicialmente, o jogo foi criado como um simulador de direção para dar a sensação de pilotar um carro de verdade.

O primeiro jogo, chamado The Need For Speed, foi lançado em agosto de 1994. Porém além de um mero simulador, os jogadores também poderiam ser perseguidos pela polícia e receber multa. A partir daí, a franquia se evoluiu e chegou ao ponto que conhecemos.

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Neon e Nitro

Depois de Velozes e Furiosos, os fãs de velocidade ficaram encantados com os carros “tunados” e cheio de luzes neon. Era comum vermos diversos outros filmes que tentaram emular elementos das franquia e até mesmo programas de TV, como o infame Pimp My Ride da MTV.

Obviamente, Need For Speed implementou isso em seus jogos e lançou a duologia **Need For Speed: Underground***, onde era possível customizar completamente seus carros (transformando-os praticamente em um carro alegórico). Tintas perolizadas, luzes neon, nitro colorido e inúmeras outras possibilidades.

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Hack no chat

Need For Speed World, um dos jogos multiplayers massivos da franquia, contava com um chat global onde jogadores do mundo todo conseguiam se comunicar.

Infelizmente, o chat teve de ser fechado por conta de um funcionário do próprio jogo. Um funcionário demitido da QuickLink Games passou a distribuir códigos de hack no chat aberto do game, com isso, a desenvolvedora decidiu fechar o chat para “cortar o mal pela raiz”.

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Talento de verdade

A franquia Need for Speed fez tanto sucesso que ganhou seu próprio filme. Estrelado pelo ator Aaron Paul, da série Breaking Bad, o longa acabou se saindo um sucesso nas bilheterias, mas não cativou o público o suficiente para que uma sequência fosse produzida (até o momento).

Geralmente, os atores preferem usar pilotos profissionais como dublês para filmes desse tipo, mas Paul decidiu que deveria aprender a pilotar de verdade, treinando curvas em alta velocidade e drift com a supervisão de um instrutor profissional.

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Fui tapeado!

Para quem não sabe, o jogo Need For Speed: Most Wanted contava com um sistema de trapaça por parte da inteligência artificial.

No modo “Sprint”, caso você estivesse vencendo com uma diferença de 15 segundos em relação ao time adversário, um bug era ativado na tela, fazendo com que o jogador tivesse que manobrar o carro. Consequentemente, ele era ultrapassado pelos concorrentes.

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Não me toque!

Até 2011, os jogos da franquia possuíam um sistema em que perseguições eram ativadas sempre que você batia em um carro da polícia. Porém isso era um problema para muitos jogadores, já que as viaturas circulavam por todo o mapa e nem sempre era possível executar manobras com perfeição, fazendo com que fossem iniciadas perseguições consecutivamente.

Após 2011, o sistema foi reformulado para melhorar a experiência dos usuários.

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Precisamos de uma pausa

Desde que lançou seu primeiro jogo em 1994, a franquia Need For Speed lançou cerca de um jogo por ano consecutivamente, fazendo com que ela fosse se desgastando com o passar do tempo.

Porém em 2014, ano em que a franquia completou 20 anos de existência, a EA decidiu que era a hora de fazer uma pausa para reformular a franquia, com isso, tivemos de esperar a chegada de Need For Speed: No Limits em 2015.

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Remakes dentro da própria franquia

Em 2010, tivemos o lançamento do game *Need For Speed: Hot Pursuit*, que era um remake de Need For Speed III***. O jogo original foi responsável por introduzir o sistema de perseguições dos corredores pela polícia.

Curiosamente, o primeiro Hot Porsuit teve até uma sequência, dado o sucesso do jogo anterior. O jogo de 2010 aprimorou os sistemas de ambos os jogos anteriores e incluiu diversas novidades interessantes.