10 coisas que você precisa saber sobre a Batwoman!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Batwoman!

Por Gus Fiaux

O Arrowverse – o universo das séries da DC Comics no CW – está prestes a introduzir uma das personagens mais adoradas pertencentes à Batfamília. Trata-se de Kate Kane, a heroína popularmente conhecida como Batwoman. Ela vai ser introduzida no crossover anual das séries, e estamos muito ansiosos para conhecê-la.

No entanto, ainda há muitos que não conhecem o bastante sobre a heroína e seu papel dentro do Universo DC. Pensando nisso, reunimos 10 grandes momentos da história da personagem, bem como curiosidades que você precisa saber para conhecer essa vigilante tão interessante!

Créditos: DC Comics

Imagem de capa do item

Era de Prata e outras encarnações

Embora a versão "atual" da heroína seja mais conhecida e impactante para a cultura pop, a Batwoman surgiu pela primeira vez em 1956, integrando a Era de Prata dos quadrinhos de super-heróis. Ela era uma socialite que tinha aprendido a fazer acrobacias durante um período como trapezista e artista circense.

A personagem foi muito presente nas HQs da DC Comics antes da Crise nas Infinitas Terras. Contudo, ela teve um fim brutal, ao ser assassinada pela Liga dos Assassinos de Ra's al Ghul. Posteriormente, ainda tivemos uma versão sua da Terra-2, que era basicamente idêntica à sua contraparte original.

Imagem de capa do item

Origens

Em 2006, a personagem foi reformulada como parte da continuidade atual da DC Comics, ganhando uma nova origem. Aqui, Katherine Kane era a filha de Jacob e Gabi Kane, e tinha uma irmã gêmea chamada Elizabeth. Seus pais eram agentes militares, e se mudaram para Bruxelas, onde a família foi vítima de um atentado terrorista.

Kate, Gabi e Elizabeth foram sequestradas - e logo a futura heroína testemunhou o assassinato de sua mãe e sua irmã. Traumatizada pelo ocorrido, ela entrou para o exército, mas foi expulsa pouco tempo depois que descobriram sobre sua homossexualidade. A partir daí, a vida de Kate desceu em uma espiral de más decisões.

Imagem de capa do item

Uma vida descuidada

Após ter sido convidada a se retirar do exército, Kate Kane se afundou em bebidas, drogas e festas. Nessa época, sua relação com seu pai se tornou bem tensa, embora ainda houvesse muito respeito e carinho entre os dois. Jacob havia se casado com Catherine Hamilton, uma herdeira muito rica, e logo Kate acabou se tornando uma espécie de socialite.

Sua vida em Gotham City era testemunhada de perto por todos os olhos da sociedade. Ela era famosa por suas bebedeiras e suas festas incessantes, por mais que isso não trouxesse muita alegria ao seu pai. Certo dia, ao dirigir bêbada, ela acabou conhecendo uma das primeiras pessoas que mudaria sua vida: Renee Montoya.

Imagem de capa do item

Os dois lados da lei

Renee Montoya era uma importante policial de Gotham City, que posteriormente acabou assumindo o manto do Questão. Quando conheceu Kate, elas tiveram uma química instantânea. Em vez de prendê-la por dirigir bêbada, as duas passaram a ter um relacionamento que durou um bom tempo.

Contudo, a relação entre Kate e Renee sempre foi pontuada por altos e baixos. As duas frequentemente discutiam muito, e sempre colocaram a vida da outra em perigo - Renee por ser policial, e Kate (posteriormente) por ser a Batwoman. Após um tempo, elas acabaram se separando definitivamente, abrindo espaço para outra figura na vida da ruiva.

Imagem de capa do item

O nascimento da Batwoman

Kate Kane decidiu que realmente queria fazer algo de diferente de sua vida no momento em que, ao passar por um beco escuro, foi quase assaltada. Para sua sorte, o Batman estava lá e atacou o bandido, salvando-a. A partir desse momento, ela decidiu que gostaria de ser uma vigilante, e logo adotou o manto da Batwoman.

Ela teve ajuda de seu pai, que a ajudou a treinar e a enviou em uma viagem pelo mundo, onde ela pôde aprender estilos de luta e conheceu novas formas de combater o crime. Ele também usou a fortuna da família para adquirir armas e equipamentos. Ao retornar para Gotham City, ela já era uma heroína formada, pronta para deter criminosos em suas missões noturnas.

Imagem de capa do item

Integrante da Batfamília

A primeira figura da Batfamília que entrou em contato com a Batwoman foi o Asa Noturna, assim que descobriu as atividades da vigilante. Eles participaram de uma missão juntos - ao lado de Renee Montoya -, e Dick Grayson logo se mostrou bem atraído pela heroína - o que logo foi cortado quando ela disse que ele "não era seu tipo".

No entanto, ao ver as habilidades da heroína e sua disposição para o combate, Dick logo fez questão de "oficializá-la" como integrante da Batfamília. Ele fez isso ao dar a ela um Batarangue oficial. Posteriormente, Kate entraria em diversas missões ao lado do Batman e de outros heróis - mas seu melhor amigo dentro dessa "equipe" sempre foi o Asa Noturna.

Imagem de capa do item

Um novo romance

Muito tempo depois de ter terminado com Renee Montoya, vimos Kate Kane se entregar novamente para o amor, dessa vez nas mãos de Margaret "Maggie" Sawyer - que também era uma agente do Departamento de Polícia de Gotham City. Juntas, elas realmente tiveram um relacionamento bem intenso.

Curiosamente, durante a fase dos Novos 52 - falaremos mas sobre isso no próximo item -, Kate chegou a pedir Maggie em casamento, e as duas noivaram durante um bom tempo. Contudo, antes que pudessem trocar alianças no altar, a DC Comics resolveu separá-las, o que enfureceu bastante os fãs.

Imagem de capa do item

Novos 52 e Renascimento

A personagem foi uma das que sofreu algumas leves mudanças em sua adaptação para os Novos 52. Sua origem permaneceu quase a mesma, com exceção de alguns detalhes. Por exemplo, como ela descobriria posteriormente, Bruce Wayne seria seu primo de primeiro grau, o que realmente a tornaria bem mais parte da Batfamília.

No Renascimento, a heroína ganhou um novo título - que ainda continua em vigor - e foi responsável por feitos incríveis. Por exemplo, ao lado do Batman, ela ajudou a fundar os Cavaleiros de Gotham, uma espécie de "academia especial" que formaria todos os vigilantes de Gotham City, especialmente os integrantes da Batfamília.

Imagem de capa do item

Habilidades

Como uma ex-integrante do Exército Norte-Americano, a Batwoman possui um intenso treinamento militar, que lhe garantiu diversas habilidades, desde capacidades de interrogatório até pilotar aviões. Ela também possui um excelente raciocínio lógico, o que a tornou uma expert em táticas de combate.

Ela tem grande domínio de armas de fogo e armas brancas, sendo capaz de manipular boa parte desse tipo de equipamento. Ela é uma excelente ginasta, com treinos acrobáticos - e também é mestre em catorze estilos de artes marciais, que incluem judô, muay thai, tae kwon do, jiu jitsu e krav maga.

Imagem de capa do item

Além das HQs...

Fora dos quadrinhos, já tivemos algumas adaptações da Batwoman - embora a maior parte dessas versões sejam adaptações vagas da personagem da Era de Prata, e não de sua versão mais recente. Dois exemplos disso estão nas animações Batman: Os Bravos e Destemidos e Batman: O Mistério da Mulher Morcego. Em ambas as versões, ela tem uma identidade secreta diferente das HQs.

Contudo, a versão mais recente já deu as caras em Batman: Sangue Ruim, um filme animado da DC Comics, e até mesmo em Arkham Knight, o último game da saga. Agora, a heroína estará no Arrowverso do CW, onde será interpretada por Ruby Rose. Sua primeira aparição vai se dar no crossover anual das séries. deste ano