Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber para ler Metal, nova saga da DC!

Por Felipe Vinha

A saga Noite de Trevas: Metal chegou ao Brasil, após ser publicada há algum tempo nos EUA, e está disponível nas bancas e lojas online de todo o País.

Nela, vemos uma nova história com a Liga da Justiça e também focada em Batman, revelando mistérios de um universo sombrio da DC Comics, que até então não era conhecido.

Na lista a seguir você descobre o que precisa saber para ler Metal e aproveitar bem a saga, que ainda está na sua segunda edição por aqui!

Imagem de capa do item

Os Metais da DC

Noites de Trevas: Metal é uma saga que conta a influência de metais preciosos no Universo DC e como eles deram brecha para a invasão do Multiverso Sombrio, habitado por versões malignas de um dos maiores heróis de todos os tempos: Batman.

Assim, a saga também é focada na introdução de um novo metal, o “Batmanium”, que é o principal agente influente nesta invasão de outro mundo, mas que também guarda segredos envolvendo outros personagens.

Imagem de capa do item

Ela considera a cronologia pré-Novos 52

É verdade que a DC Comics passou por um reboot nos Novos 52, mas ele já foi desconsiderado e tudo que veio antes foi reintegrado à cronologia. Prova disso está em Noite de Trevas.

A principal relação com a cronologia prévia da DC é a menção direta à morte do Batman pelas mãos de Darkseid, que aconteceu bem antes dos Novos 52. Ainda assim, são apenas menções, nada que influencie tanto a história.

Imagem de capa do item

Ela é focada no Batman

Como explicamos, Noite de Trevas: Metal tem seu foco total no Batman. Ele é o personagem central da saga, bem como herói mais influente na trama pelo lado dos vilões, que são versões distorcidas do Homem-Morcego, mescladas com outros personagens, como Lanterna Verde, Flash, Mulher-Maravilha e por aí vai.

Imagem de capa do item

Os Batmen Sombrios

E por falar neles…

Os chamados Batmen Sombrios são versões de Bruce Wayne que vieram de outra dimensão, do Multiverso das Trevas. Eles são os Wayne que deram errado, que encontraram o caminho distorcido na vida e, diante grandes derrocadas, derrotaram antigos aliados e ficaram com seus poderes. O mais interessante e único é o chamado Batman Que Ri, que mescla o herói com o Coringa.

Porém, seus universos que serviam de casa foram destruídos e agora eles precisam de um novo lugar para morar e consumir sua luz: a Terra-0, terra titular da DC Comics, onde residem os heróis da cronologia normal.

Imagem de capa do item

Há retornos importantes

Noite de Trevas: Metal tem retornos importantes ao Universo DC. Sem entregar grandes spoilers, esta será a saga que vai trazer de volta o Homem-Borracha, além de utilizar bem os Gaviões (Gavião Negro e Mulher-Gavião), bem como os Desafiadores do Desconhecido.

E há muito mais ao longo de suas páginas… Novamente, sem spoilers!

Imagem de capa do item

Tratamento digno

Por mais que não seja exatamente um motivo extremamente importante, Noites de Trevas: Metal tem um tratamento bem digno no Brasil. Páginas em papel de qualidade, lombada quadrada para ficar na estante e capa metalizada. Quadrinhos podem ser acessíveis e ter uma qualidade simples, mas é sempre legal ver uma saga especial receber tratamento diferenciado.

Imagem de capa do item

No Brasil é mais fácil de acompanhar

Além de ter edições caprichadas por aqui, com capa metalizada e tudo o mais, Noite de Trevas: Metal fica mais fácil de ler no Brasil, já que ela é publicada em pequenos encadernados, que vão encurtar as edições necessárias para, de fato, comprar.

Imagem de capa do item

Dá para entender sem ler mais nada

Além da vantagem de serem menos edições, Noites de Trevas tem revistas relacionadas com pouquíssima influência na história principal. Uma única edição, chamada de “Batman Metal Especial” será lançada, reunindo todos os “tie-ins” de uma só vez. Ainda assim, ela passa longe de ser obrigatória para quem quiser compreender tudo.

Imagem de capa do item

Roteiro e traços

A saga principal tem roteiros de Scott Snyder e arte de Greg Capullo, em seus capítulos principais. Em outras histórias a arte varia, mas sempre com qualidade. Até mesmo Jim Lee desenhou uma parte. Ou seja: a equipe criativa é altamente indicada e com um bom currículo.

Imagem de capa do item

Tenta explicar os Coringas

Um dos maiores mistérios atuais da DC Comics é a existência de três Coringas diferentes, no mesmo universo. Este fato é mencionado e tratado por algumas páginas nesta saga, dando uma luz para quem está tentando entender o que houve com os Coringas nesta atual realidade.

Imagem de perfil
Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha