Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber antes de assistir “Vidro”!

Por Gus Fiaux

Chegando aos cinemas no dia 17 deste mês, Vidro é a obra-máxima que encerra uma trilogia bem inusitada, diretamente das mãos de M. Night Shyamalan, um dos diretores mais controversos de todos os tempos. O filme será seu estudo pessoal sobre os super-heróis.

Com um elenco fantástico, encabeçado por James McAvoy, Bruce Willis Samuel L. Jackson, o longa tem tudo para ser como qualquer outro filme de Shyamalan que se preze: no mínimo divisivo. Mas antes de embarcar nessa viagem, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre Vidro!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Um crossover!

Como já dito no item introdutório, Vidro será, antes de qualquer coisa, um crossover bem inusitado. O longa reúne personagens de Corpo Fechado e Fragmentado, dois filmes de M. Night Shyamalan que discutem a presença de super-seres na Terra.

Juntos, os filmes formam a Trilogia Eastrail 177, já que os três possuem conexões com o acidente de trem que é retratado pela primeira vez em Corpo Fechado. Na trama, veremos os três protagonistas dos dois filmes se reunindo. De fato, três homens em conflito.

Imagem de capa do item

Quem comanda?

Você já deve estar careca de saber, mas vale a pena relembrar: Vidro é uma produção de M. Night Shyamalan, diretor famoso por filmes como O Sexto Sentido e Sinais. O filme marca a volta triunfante do cineasta, após ter lançado filmes extremamente criticados, como O Último Mestre do Ar.

Apesar disso, já podemos esperar uma obra bem polarizada. O filme já foi exibido para alguns críticos e jornalistas nos Estados Unidos, e até agora a recepção não está sendo muito acolhedora: no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme está com apenas 36% de aprovação dos críticos.

Imagem de capa do item

A trama

Apesar da sinopse básica ter sido revelada, Vidro continua sendo uma incógnita para boa parte do público, já que sua trama deve conter uma série de reviravoltas e decisões inesperadas. Mas, na base, veremos Kevin Wendell Crumb, David Dunn e Elijah Price sendo confinados em um hospital psiquiátrico.

As coisas começam a ficar sinistras quando Elijah, que se auto-identifica como o vilão Sr. Vidro, começa a armar para que Dunn e Crumb, cada qual com seu poder formidável, se encontrem em um conflito épico e devastador. E, a partir daí, teremos uma ideia sobre a sobrevivência do mais forte.

Imagem de capa do item

David Dunn

Relembrando um pouco sobre os personagens da franquia, David Dunn (interpretado por Bruce Willis) é o grande herói de Corpo Fechado. Ele possui poderes como super-força, durabilidade sobre-humana e a capacidade de ver os crimes de qualquer um, apenas tocando na pessoa.

No filme, ele já está transformado em uma espécie de vigilante - como podemos ver desde Corpo Fechado. Sua meta aqui é encontrar e deter Kevin Wendell Crumb, que como descobrimos através de Fragmentado, se tornou um grande perigo para a sociedade.

Imagem de capa do item

Kevin Wendell Crumb

Falando no diabo, Kevin Wendell Crumb é um personagem bem complexo. Interpretado por James McAvoy, esse homem possui 23 personalidades em sua mente perturbada. A cada mudança de personalidade, sua química corporal é modificada, resultando em uma 24º persona: A Besta.

A fera liberada pela consciência do homem é capaz de feitos sobre-humanos, como super-força, escalar paredes e várias capacidades assustadoras. Ele é completamente insano - e agora que não está sendo tratado, será uma ameaça ainda mais tenebrosa.

Imagem de capa do item

Sr. Vidro

No centro de tudo, temos Elijah Price - ou, como ele se refere: "Primeiro nome: Sr. Segundo nome: Vidro". Vivido por Samuel L. Jackson, o Sr. Vidro é o vilão original de Corpo Fechado, um homem obcecado com a ideia de super-heróis e vigilantes super-poderosos.

Elijah Price nasceu com doença devastadora: seus ossos são frágeis como vidro. No entanto, ele compensa qualquer fraqueza com uma mente extremamente brilhante e conturbada. Em Vidro, ele vai tentar colocar Kevin Wendell Crumb contra David Dunn em uma luta histórica.

Imagem de capa do item

Quem retorna?

Na trama, ainda teremos alguns personagens já estabelecidos nos filmes anteriores. Por exemplo, Casey Cooke (interpretada por Anya Taylor-Joy), uma das vítimas da Besta em Fragmentado, estará de volta, para tentar recuperar a mente de Kevin Wendell Crumb.

Além dela, teremos também Joseph Dunn (vivido por Spencer Treat Clark), o filho de David Dunn, que sempre viu seu pai como um super-herói real. A Sra. Price (interpretada por Charlayne Woodard), mãe super-protetora do Sr. Vidro, também estará de volta.

Imagem de capa do item

E quem faz sua estreia?

Mas não pense que o filme não trará novidades. Vidro também contará com personagens originais e inéditos, como a Dra. Ellie Staple. Interpretada por Sarah Paulson, ela será uma importante peça da nova história, atuando no hospital psiquiátrico onde serão internados os três super-seres.

Basicamente, ela é especializada em ilusões de grandeza. Seu estudo migrou para a área de pessoas que acreditam ser super-heróis e possuir grandes habilidades. O que ela não imagina é que o trio sob sua custódia realmente apresenta poderes especiais.

Imagem de capa do item

Inspirações quadrinescas

Em entrevistas, M. Night Shyamalan revelou ter se inspirado em várias HQs para compor o universo e os personagens de Vidro. Algumas de suas inspirações incluem *Saga, Sand Castle, Paper Girls, Day Tripper e Last Look, todos quadrinhos de selos mais independentes.

Mas não pense que o filme também não possui raízes em clássicos do cinema. Em uma recente conversa com a imprensa, o cineasta citou, como principal inspiração, o filme Um Estranho no Ninho, protagonizado por Jack Nicholson, e que fala sobre a vida em um hospital psiquiátrico.

Imagem de capa do item

Afinal, que p**** é essa?

Muitos ainda estão confusos a respeito da proposta de Vidro: afinal de contas, o que é esse filme? É um terror com super-heróis? Ou um filme de super-heróis com elementos de horror? A resposta mais certeira para isso é: É um filme de M. Night Shyamalan.

Em sua carreira, o cineasta sempre subverteu temas e gêneros para contar histórias diferenciadas. Sinais ou O Sexto Sentido podem ser sobre uma invasão alienígena e sobre a habilidade de ver os mortos, mas na verdade, são sobre família, religião e fé. Não podemos esperar menos de Vidro, um thriller psicológico com super-heróis.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux