Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber antes de assistir ao novo “Halloween”!

Por Gus Fiaux

Pode ir se preparando, pois Michael Myers voltouA franquia Halloween faz seu retorno triunfal aos cinemas hoje, com um longa que vai colocar o assassino mascarado mais uma vez contra Laurie Strode, dessa vez pronta para atacar.

Pensando nisso, nós separamos algumas curiosidades e informações que você precisa saber antes de assistir ao novo filme. Mas já deixamos um aviso: neste Dia das Bruxas, tome cuidado, porque o perigo está espreitando nas sombras… e ele possui um rosto desumano!

Halloween já está em exibição nos cinemas.

 

Créditos: Universal Pictures

Imagem de capa do item

A história

O novo longa da franquia terá uma história original - e não se preocupe, ele não será um remake do filme original. Aqui, encontraremos o assassino à solta mais uma vez - e agora, ele volta para se vingar da única mulher que escapou do alcance de sua faca. Mas ela está definitivamente pronta para reencontrá-lo.

Na sinopse oficial do filme, temos: "Laurie Strode chega ao seu confronto final com Michael Myers, a figura mascarada que a assombra desde que ela escapou por pouco de sua carnificina sanguinária na noite do Dia das Bruxas, há quatro décadas."

Imagem de capa do item

Continuação direta do clássico de 1978

Quer ver o filme mas está com medo de ter que ver todas as continuações do original? Isso não será um problema! Conforme já revelado pelo diretor David Gordon Green e pelo roteirista Danny McBride, o longa é uma sequência direta apenas do filme de 1978, ignorando todas as continuações e reboots que vieram depois.

Ou seja, para entender a trama, você só precisa ser familiarizado com a história e os personagens do clássico atemporal de John Carpenter: basta saber que, na noite de Halloween de 1978, Michael Myers matou três adolescentes - e por pouco, Laurie Strode não foi uma das vítimas.

Imagem de capa do item

Michael Myers

A encarnação moderna do bicho-papão, Michael Myers é o vilão principal de Halloween, e retorna no próximo longa. Aqui, após passar décadas preso em uma penitenciária de segurança máxima, ele finalmente escapa e volta a causar terror, enquanto parte em busca da única mulher que lhe escapou.

No novo filme, o personagem vai ser fisicamente interpretado por James Jude Courtney. Contudo, outra figura clássica retornará para dar vida ao assassino: Nick Castle. Ele interpretou Myers no clássico de 1978, e além de ter feito algumas cenas com Jamie Lee Curtis, ele é quem fez todos os sons do vilão no filme.

Imagem de capa do item

Laurie Strode

Enquanto Myers será o vilão implacável, também teremos a mocinha que precisa fugir de seu alcance - mas não pense que se trata de uma donzela indefesa. Laurie Strode agora está mais preparada do que nunca para o ataque do bicho-papão, e é quem mais anseia por um reencontro com o assassino.

Ela será interpretada, mais uma vez, pela maravilhosa Jamie Lee Curtis, que já disse diversas vezes o quanto é apaixonada pelo papel. Dessa vez, veremos Strode partindo para o meio da ação, usando armas de fogo e preparando armadilhas para seu perseguidor - enquanto luta desesperadamente por sua própria vida.

Imagem de capa do item

Sob nova direção

O novo longa é o primeiro na franquia a ser dirigido por David Gordon Green, e o cineasta já demonstrou ser um grande fã da franquia. Mesmo que o filme ignore os acontecimentos das continuações anteriores, ele já prometeu que todas elas serão brevemente "homenageadas" em algumas cenas.

Além disso, vale lembrar que sua filmografia é cheia de pontos altos, como Joe, Prince Avalanche, O Que te Faz Mais Forte e o aclamado drama George Washington. Em Halloween, ele está trabalhando com seu frequente colaborador, Danny McBride, responsável pelo roteiro do filme.

Imagem de capa do item

Aprovação do próprio criador

Com um criador como John Carpenter, a franquia Halloween obviamente entraria para o hall da fama dos filmes de terror, ganhando um prestígio universal. O lendário cineasta esteve bem envolvido na produção - como você verá a seguir. Ele teve uma opinião bem positiva sobre o filme.

"É o melhor filme que eu vi desde que fizemos o primeiro". Só isso já é o suficiente para nos deixar bem curiosos, já que o elogio está vindo de ninguém menos que um dos maiores mestres do terror em Hollywood. Além disso, o próprio David Gordon Green disse que Carpenter deu ideias para a trama.

A trilha sonora

Muitos às vezes não dão o devido valor, mas uma trilha sonora impactante pode ser a salvação para qualquer filme. E no caso de Halloween, nós definitivamente temos essa sensação, com um tema clássico de arrepiar a espinha, que foi composto pelo próprio John Carpenter.

Contudo, quando o novo capítulo da franquia chegar aos cinemas, a trilha sonora não vai resgatar apenas o tema clássico de Carpenter - na realidade, o cineasta e músico vai retornar para compor toda a trilha sonora do filme, com novas versões de temas antigos e músicas originais. E nessa tarefa, ele será auxiliado por seu neto, Cody Carpenter.

Imagem de capa do item

Um reencontro esperado

No rol dos arqui-inimigos do cinema moderno, poucos nomes ressaltam tanto quanto Laurie Strode e Michael Myers. Os dois são completos opostos, de forma que ela representa a luz e esperança - e ele é a encarnação do próprio mal. Os fãs obviamente adoram ver a dupla reunida sempre.

O novo Halloween nos dá a chance de testemunhar um novo reencontro, quarenta anos depois do primeiro ataque de Myers. Só isso já é o suficiente para nos arrepiar - mas saber que Laurie dessa vez está preparada, e fará de tudo para acabar com o assassino de uma vez por todas é, certamente, algo de tirar o fôlego.

Imagem de capa do item

Potencial para novas sequências

O novo filme está estabelecido como uma sequência direta do original e, talvez, a finalização da saga entre Laurie Strode e seu perseguidor, Michael Myers. Contudo, não pense que essa será a última vez que veremos o assassino sem rosto nos cinemas - pois há planos para sequências.

Tanto o diretor David Gordon Green quanto o roteirista Danny McBride - além de membros do elenco - já disseram que têm bastante interesse em criar novas sequências, que explorem um lado completamente novo do serial killer - afinal de contas, Myers é uma ameaça quase sobrenatural e imortal.

Imagem de capa do item

O melhor filme da franquia desde o original?

Tendo estreado hoje, o longa já está sendo extremamente bem-recebido. Isso porque ele teve uma primeira exibição no TIFF - o festival de cinema de Toronto. E desde então, os fãs não param de falar dele.

Muitos críticos estão encantados com o novo longa, considerando-o o "melhor da franquia desde o original". Entre os pontos altos destacados, muitos falam sobre como Michael Myers está especialmente assustador, e como o longa é basicamente o filme de Laurie Strode.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux