Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Fanático!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Cain Marko é o alter-ego do vilão brutamontes conhecido como Fanático, um dos inimigos mais poderosos dos X-Men nos quadrinhos. O personagem já deu as caras em diversas animações e filmes, e recentemente, está arrancando aplausos em Deadpool 2, onde apareceu “de surpresa”.

Se você quer conhecer mais sobre o personagem, aqui terá sua chance, enquanto mergulhamos um pouco na história, nos poderes e nos momentos épicos do vilão. Aproveite e prepare-se para conhecer aquele que você não pode parar, enquanto descobre 10 coisas que você precisa saber sobre o Fanático!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Cain Marko e Charles Xavier

O Fanático surgiu pela primeira vez em X-Men #12, de julho de 1965. Foi uma criação de Stan Lee e Jack Kirby, e já em sua primeira aparição temos uma explicação detalhada de sua origem, graças a Charles Xavier - que é ninguém menos que seu meio-irmão de criação, e seu maior inimigo enquanto super-vilão.

O pai de Cain Marko se casou com a mãe de Xavier logo que ela se tornara viúva. Enquanto crianças, Marko sempre foi extremamente abusivo com Xavier, e sempre o maltratou. Com o passar dos anos, o futuro Professor X descobriu que foi o pai de Marko responsável pela morte de seu próprio pai, pouco antes que ele fosse morto graças ao seu próprio filho.

Imagem de capa do item

Origens fanáticas

Marko e Xavier sempre tiveram uma rivalidade muito grande. Quando Charles descobriu seus poderes telepáticos e usou isso em sua vantagem, para se tornar um bom atleta, Cain se tornou cada vez mais invejoso e nutriu um grande ódio por seu meio-irmão. Posteriormente, os dois batalharam juntos na Guerra da Coréia.

No meio da batalha, Cain resolveu deserdar, e fugiu para um templo profano localizado em meio às florestas coreanas. Charles seguiu o irmão, para tentar impedi-lo de sofrer Corte Marcial. Contudo, ao chegar lá, o mutante descobriu que Cain estava no Templo de Cyttorak, uma divindade ancestral. Ao tocar em uma joia misteriosa, ele se tornou o Fanático e fugiu.

Imagem de capa do item

Parceria maldita

Quando se tornou um vilão, o Fanático usou seus poderes para destruir e causar catástrofe para todos os lados. Isso logo o fez um inimigo dos X-Men, que sempre fizeram o máximo para impedir suas investidas devastadoras. Mas como todo vilão que se preze, ele foi atrás de um parceiro de crime, e encontrou outro familiar de um membro da equipe mutante.

Durante muitos anos, ele virou um amigo e comparsa de Black Tom Cassidy, o primo do Banshee. Os dois faziam os mais diversos tipos de crimes violentos, desde sequestro com reféns à destruição de propriedades. Juntos, eles inclusive passaram um tempo como mercenários, realizando delitos para quem pagasse mais.

Imagem de capa do item

Avatar da Força Enigma?

Apesar de ser um vilão colossal, o Fanático teve lá seus momentos de redenção. Ele já protagonizou muitas histórias ao lado do Homem-Aranha, e embora fosse o antagonista da maior parte, ele também já ajudou o herói, como em um arco em particular, onde ele foi perseguido por um Capitão Universo, que desejava se vingar por atos passados.

O Capitão Universo é o avatar da Força Enigma, que por sua vez é um protocolo de defesa universal. Ao perceber que seu usuário não tinha boas intenções, a Força Enigma passou dele para o próprio Cain Marko, para que ele pudesse restaurar as placas tectônicas sob Nova York, que por sua vez, haviam sido danificadas por ele mesmo em uma antiga desventura.

Imagem de capa do item

Tentativas de redenção

Como dito acima, o Fanático não é de todo ruim, e já tentou, diversas vezes, se colocar em uma jornada redentora. Durante muito tempo, ele chegou a se aliar aos seus antigos rivais, e participou de formações dos X-Men e da Excalibur, ainda que nunca tenha conseguido se entregar de vez ao heroísmo - principalmente por considerar o Professor X um hipócrita.

Contudo, ele chegou a participar de uma equipe "heroica" onde seus poderes e habilidades foram melhor aproveitados. Estamos falando dos Thunderbolts. brevemente liderados por Luke Cage. Ele se manteve fiel à sua reabilitação por um longo tempo, ajudando em missões de resgate e salvação... mas tudo mudou com a chegada de um martelo místico.

Imagem de capa do item

Kuurth, o Destruidor da Pedra

Durante a saga A Essência do Medo, o vilão se tornou portador de um martelo místico "abençoado" por Cul, o deus asgardiano do medo. Uma vez dotado dos poderes arcanos do artefato, Cain Marko se tornou o avatar de Kuurth, o Destruidor da Pedra, e começou sua jornada sanguinária pelo mundo, novamente destruindo tudo em sua frente.

Ele logo se tornou uma prioridade dos X-Men, que precisaram encontrar formas criativas de derrotá-lo, mas não conseguiram. Então, o último recurso foi tomado por Magia, que viajou à dimensão de Cyttorak - o demônio que dava os poderes ao vilão. Lá, ela disse que Marko agora servia a outro mestre, o que revoltou a divindade e fez com que ele abandonasse seu avatar.

Imagem de capa do item

Um novo receptáculo

Contudo, Cyttorak sempre precisa de um Fanático na Terra, que possa continuar seu legado de devastação. Embora Illyana Rasputin tenha se oferecido para tomar o lugar de Cain Marko, quem aceitou o fardo foi Colossus, seu irmão mais velho. Durante um bom tempo, ele passou a vestir as Faixas Escarlates de Cyttorak, até ter sido possuído pela Fênix.

Após os eventos de Vingadores vs. X-Men, a irmã de Colossus utilizou seus poderes no libo e retirou o poder de Cyttorak sob herói. Uma vez de volta com seus poderes originais, o vilão retornou para sua vida criminosa, enfrentando os Novíssimos X-Men e, mais recentemente, o Homem de Gelo.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Como ele mesmo se proclama, o Fanático é uma força imparável e incontrolável de destruição e catástrofe. Por conta disso, seus poderes são artifícios necessários para que ele possa se manter em sua missão apocalíptica. Suas habilidades primárias são completamente derivadas de movimento. Isso significa que, uma vez que sai da inércia, o vilão não pode ser parado.

Além disso, todos os dons demoníacos concedidos por Cyttorak são úteis para sua cruzada profana. Ele possui super-força, durabilidade super-humana, invulnerabilidade, resistência quase infinita e até mesmo dons regenerativos. Como se isso não bastasse, ele também tem resistência a telepatia graças ao seu capacete, composto pelas Faixas Escarlates.

Imagem de capa do item

Ligações místicas

Ao longo do texto, já citei duas vezes as Faixas Escarlates de Cyttorak. E isso provavelmente está fazendo você se lembrar de outro personagem importante da Marvel: o Doutor Estranho. Isso porque o feitiço conjurado pelo Mago Supremo deriva da mesma fonte que a armadura e os poderes do Fanático.

Cyttorak é uma entidade demoníaca e ancestral, que pertence a um panteão de oito deuses (dentre os quais, temos Valtorr, Balthakk e Watoomb, entre outros). Ele é uma força irresistível e geralmente maligna. Seu domínio sobre os humanos deriva da Joia Escarlate de Cyttorak, que é a mesma utilizada para transformar Cain Marko no Fanático.

Imagem de capa do item

No cinema e na TV...

Na televisão, o vilão já apareceu em boa parte das séries animadas dos X-Men. Suas participações mais marcantes estão justamente em X-Men: A Série Animada, onde ele tem grande destaque, e na breve participação de X-Men Evolution. Sua presença também se estendeu para games como X-Men Legends II e Marvel Ultimate Alliance 2.

Nos cinemas, no entanto, o personagem teve uma história conturbada. Para início de conversa, temos a adaptação horrível de X-Men: O Confronto Final, que o caracterizou erroneamente como mutante. Posteriormente, ele apareceria em Dias de um Futuro Esquecido, mas foi substituído pelo Mercúrio. Só agora está tendo alguma justiça, em Deadpool 2, onde foi dublado pelo próprio Ryan Reynolds, fã confesso do personagem.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux