Capa da Publicação

10 coisas que você não sabia sobre o Thor!

Por Gus Fiaux

Primariamente um deus que havia sido expulso do Reino Dourado de Asgard por seu pai para aprender um pouco de humildade, Thor trilhou um longo caminho… e eis algumas coisas que você precisa saber sobre ele!

Traduzido e adaptado do WC.

Imagem de capa do item

Ele foi o primeiro super-herói baseado em um deus

Hoje em dia, há milhares de heróis e vilões de quadrinhos baseados em deuses de diversas mitologias.

Alguns semideuses já haviam feito suas aparições, mas o Thor foi o primeiro deus com o arquétipo de super-herói. Um ano após sua primeira aparição, ele figurava entre os membros fundadores dos Vingadores, o que por si só é bem impressionante.

Imagem de capa do item

Ele não é o único Thor das HQs

Diferente do Homem de Ferro, do Capitão América e do Hulk, o Thor não foi uma criação exclusiva nos quadrinhos, tendo sido baseado em um deus nórdico.

Assim sendo, já vimos diversas versões do Thor, seja na DC Comics (incluindo este dessa imagem, que apareceu em Sandman) ou na Image, além de empresas menores.

Imagem de capa do item

O Superman já o derrotou

Fãs de ambas as editoras irão discutir eternamente sobre quem é o personagem mais forte de cada lada. Porém, dois dos mais poderosos seres já se enfrentaram em um crossover.

Em 2003, durante a minissérie JLA/Avengers, o Superman trocou suas desavenças com o Deus do Trovão e o resultado foi que Thor acabou sendo derrotado fisicamente.

Após a luta, o Homem de Aço ainda disse que o Thor tinha sido possivelmente o ser mais poderoso que ele já havia enfrentado, o que animou um pouco os fãs do Asgardiano. Porém, considerando que o conflito não é canônico, é um tanto difícil supor se isso aconteceria novamente e quem ganharia.

Imagem de capa do item

Sua verdadeira mãe é Gaia

Apesar dos filmes terem popularizado a ideia de que a mãe biológica de Thor seria Frigga, sua verdadeira mãe se chama Gaia.

Baseada na entidade de mesmo nome da mitologia grega e em Joro da Nórdica, Gaia é um ser primordial que difundiu sua essência em toda a natureza do Planeta Terra.

Isso faz mais sentido ainda quando consideramos que Thor possui poderes não tão conhecidos referentes aos elementos naturais.

Imagem de capa do item

Uma história. Três Thors

2013 trouxe um dos melhores arcos do herói, chamado Thor: O Deus do Trovão.

A história é não-linear, uma vez que se desdobra por diversas eras temporais, contando a história de três Thors "diferentes". O primeiro é o jovem Thor, antes de seu banimento. Inconsequente e nada humilde. O segundo é o Thor do presente, já estabelecido no Universo Marvel durante tantos anos. E por último, o Rei de Asgard, que assumiu o lugar de Odin como Pai de Todos. Os três devem se unir para enfrentar o carniceiro dos deuses, Gorr.

Não são todos os heróis que podem se aliar a eles mesmos em diferentes partes da história. O Thor pode.

Imagem de capa do item

Seu poder já foi dividido com um sapo

Após um encanto de seu maligno irmão, Loki, Thor passou várias edições como sapo em um arco de Walt Simonson.

O arco terminou com Thor, em Nova York, liderando hordas de sapos contra ratos. A história então leva Thor a Asgard, obrigando seu irmão a devolver sua forma. Mas ele acaba deixando um pedaço de Mjolnir com um de seus aliados anfíbios, o Pocinha.

Pocinha acaba virando um super-herói (Throg), que faz parte da equipe de super-animais de super-heróis.

Imagem de capa do item

Os atores que iriam interpretá-lo (e aquele que o interpretou)

Antes de Chris Hemsworth virar Deus do Trovão, seu irmão, Lian, havia sido considerado para o papel. Além dele, o Loki (Tom Hiddleston), Daniel Craig, Alexander Skarsgard e Tyler Mane.

Mas engana-se quem pensa que é a primeira vez que o Deus do Trovão foi adaptado em live-action. No "Retorno do Incrível Hulk", telefilme de 1988, Aric Allan Krammer foi o Thor.

Imagem de capa do item

Ele não é o único capaz de levantar Mjolnir

Bill Raio Beta, Capitão América, Eric Masterson, Magnum, Jake Olsen, Throg, o Thor falso criado por Franklin Richards, Superman, Mulher Maravilha e o clone androide de Tony Stark, Ragnarok já foram capazes de segurar o mítico martelo de Thor.

Recentemente, nas HQs, teremos uma nova personagem feminina que também foi digna de realizar tal ato.

Imagem de capa do item

Poderes exóticos

Voo, força, durabilidade e poderes elétricos. Esses são os poderes do Thor, certo? Errado. Mjolnir dá uma vasta variedade de poderes ao Deus do Trovão, alguns bem esquisitos.

Mudar o clima, transmutar matéria, viagem temporal e espacial, a capacidade de produzir anti-força (o poder de mandar pessoas atingidas com o martelo para o espaço... literalmente), controle de antimatéria, habilidade de invocar mortos e uma vez, até mesmo o poder de lançar um raio cuja pessoa atingida por ele também seria capaz de manipular raios.

Ele é quase um canivete suíço nos Vingadores.

Imagem de capa do item

Seu primeiro quadrinho foi vendido por mais de $222000 dólares

O primeiro quadrinho do Thor foi leiloado por US$222200, obviamente em boas condições. O gibi trazia a história "Os Homens de Pedra de Saturno".

Edições futuras de Larry Lieber, Stan Lee e Jack Kirby chegaram a ser vendidas por 100 mil dólares. Um preço impressionante.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux