Capa da Publicação

10 coisas que você deveria saber sobre o Colossus!

Por Leo Gravena

Obviamente essa lista é feita para pessoas que tem pouco contato, ou contato nenhum com os quadrinhos. Então, para você que viu os filmes e achou os poderes dele legais, mas apenas isso. Essa é uma ótima ocasião para descobrir o motivo dele sempre ser citado em qualquer lista sobre os melhores X-Men.

Imagem de capa do item

Ele é um Artista

É fácil olhar para Colossus e imaginar um brutamonte que só sabe dar socos por ai. Contudo, Piotr, ou Peter como é conhecido pelos companheiros, possui uma grande sensibilidade artística. Chegando a se tornar um famoso artista quando perdeu sua memória, em Fabulosos X-Men 259 até 264.

Após seu “retorno dos mortos” ele pensou em passar um tempo apenas pintando quadros e criando arte, contudo seus deveres como herói o chamaram. Quando estava em custódia na SHIELD, após os eventos de AvX e Cable & The X-Force, Kitty chegou a invadir a prisão e levar telas e tintas para que ele pudesse passar o tempo.

Imagem de capa do item

Ele é um Ateísta

Colossus, no universo 616, é um ateísta e comunista vindo da União Soviética. Ele já deixou suas visões políticas e religiosas claras em diversas ocasiões, como em Uncanny X-Men Annual #04, onde os X-Men estão em um local semelhante ao inferno descrito em “Divína Comédia”, e Colossus diz:

“Se acreditar no seu deus, Noturno, quer dizer que tenho que aceitar a existência desse lugar, fico feliz por ter sido criado como um ateísta.” Além te ter se identificado como ateísta em Excalibur #71, e em diversas conversas em Fabulosos X-Men

Imagem de capa do item

Acólito de Magneto

Com seus pais assassinados e Illyana sequestrada pelo governo Russo, Colossus, com a ajuda dos X-Men, salvou sua irmã, porém os X-Men acabaram sendo mandados para uma outra dimensão, onde encontraram um terceiro irmão Rasputin, Mikhail. O problema é que ele havia ficado louco devido a todo o tempo nesta dimensão, mas decidiu voltar para a Terra com os X-Men.

Mikhail acabou se tornando o novo líder dos Morlocks, e os transportou para uma outra dimensão, matando vários mutantes (ele incluso) no processo, mais tarde ele voltaria como um vilão terrível. Com a “morte” de Illyana pelo vírus Legado e um dano cerebral que fez com que ele tivesse de ficar em forma de aço orgânico, Colossus abandonou os X-Men e se juntou a Magneto. Ele eventualmente se recuperou, porém decidiu ficar com o grupo, esperando que pudesse ajudar o grupo a ser menos violento.

Imagem de capa do item

Feito para o Estrelato

Dave Cockrum e Chris Claremont, quando introduziram a nova equipe de mutantes, com Tempestade, Wolverine, Colossus, Banshee e outros, tinham em mente que o jovem Russo iria ser uma grande estrela e sensação. Esse é o motivo dele aparecer em diversas capas no inicio e ter cores primárias em seu uniforme.

Colossus era a estrela ascendente da equipe, porém acabou sendo utilizado apenas como um “tanque” em boa parte do tempo.

Imagem de capa do item

Vírus Legado

O vilão Stryfe deu a Sr. Sinistro um tubo que, segundo ele, continha dois mil anos de material genético da família Summers, contudo, era uma mentira, e após Cable “mata-lo”, um assistente de Sinistro abre o frasco, porém não há nada dentro. Mais tarde é revelado que lá estava o “legado” de Stryfe para os mutantes: um vírus letal que atacava, especificamente, mutantes.

A irmã de Colossus, Illyana, contraiu o vírus e “morreu”. Fazendo com que o herói se juntasse a Magneto por um tempo. Tempos após, O Fera encontrou a cura, porém para que ele dispersasse rapidamente, um mutante teria que se sacrificar. Colossus, não querendo que ninguém mais tivesse o mesmo destino da irmã, injeta em si a cura para o Vírus legado e se transforma em aço orgânico. Simultaneamente sobrecarregando o vírus, morrendo e espalhando o a cura do vírus.

Imagem de capa do item

Avatar de Cytorrak

Durante a saga “O Próprio Medo”, Colossus, Kitty e Magik não conseguem derrotar Cain Marko e se teleportam até Cytorrak, onde Illyana diz a ele que o Fanático o traiu e agora serve outro deus. Cytorrak toma seu poder, e pretende transformar Magik em seu novo avatar, contudo Colossus interfere e diz que ele será o novo avatar, não querendo se sua irmã passe por um trauma ainda maior.

Diferente dos outros avatares, Colossus assumia, vez ou outra, uma forma demoníaca, e possuía muito mais poder. Isso é explicado mais tarde, quando é descoberto que Colossus é o avatar favorito de Cytorrak em séculos. Além disso, o tempo todo em que esteve com o Cytorrak, ele não saia da forma de aço. Já que na forma de aço ele era um herói, e em carne, era apenas um homem.

Imagem de capa do item

Não Existem Floquinhos de Neve no Inferno

Após os eventos de AvX, a irmã de Colossus, Magik (Illyana Rasputin), revela que ela o manipulou para que ele se tornasse o avatar de Cytorrak. Além de que podia ter retirado o Cytorrak de Colossus (ou do Fanático) quando quisesse. Bastasse ela o levar para o limbo e fazer um pequeno feitiço, banindo o ser. Sendo a governante de tal dimensão, ela tem muito mais poder lá. Após isso, eles acabam lutando.

Illyana revela que fez isso para que ele soubesse como era a “perdição”, como era não ter controle sobre sua própria raiva e ódio, e diz a icônica frase: “Não existem floquinhos de neve no inferno” - Floquinho de Neve é o apelido que Piotr deu a sua irmã. Colossus diz que ela está louca, neste momento ela se ajoelha e agradece, pois ele finalmente a compreende. Logo após, ele encontra Tempestade e diz que, caso ela encontre sua irmã, deve matá-la.

Imagem de capa do item

Novos X-Men

Os “Novos X-Men” de Grant Morrison é adorado por muitos e odiado por outros. O que poucos sabem é que nos primeiros rascunhos da criticamente aclamada revista tinha Colossus na equipe principal. Porém Scott Lobdell havia matado o mutante para que ele pudesse curar o vírus legado.

Em seu lugar, Morrison decidiu introduzir de vez o conceito de “mutações secundárias”, e fez com que Emma Frost ganhasse a habilidade de tornar sua pele em diamante, assim, substituindo o russo.

Imagem de capa do item

Sexualidade & Universo Ultimate

Essa talvez seja uma das “curiosidades” mais mal compreendidas sobre Colossus é sua orientação sexual. No universo 616, a continuidade principal da Marvel, Colossus é um homem heterossexual, já tendo tido relacionamentos com Kitty Pryde, Domino, Callisto e a alien Zsaji.

Contudo, no universo Ultimate (1610), Colossus é homossexual. Ele foi atraído por um bom tempo por Wolverine, porém nada concreto. Ele também flertou levemente com o Longshot daquele universo (que provavelmente era bissexual), porém perdeu o interesse ao descobrir que ele era um assassino, manipulador maligno. Além disso, ele teve um longo relacionamento com o Estrela Polar Ultimate, porém o relacionamento acabou quando Colossus foi preso em um campo de concentração e o Estrela Polar aceitou a “cura mutante”.

A orientação sexual, contudo, não é a única diferença entre os dois Piotr Rasputins. No universo Ultimate o personagem é muito mais violento e antiético; além de não ter as tendências artísticas e quando inconsciente, se mantem na forma em que está, enquanto o Colossus 616 volta para sua forma humana.

Imagem de capa do item

Katya

O relacionamento de Colossus com Kitty Pryde é um dos mais icônicos dos X-Men. Kitty e Piotrsempre tiveram um flerte, porém o russo terminou as coisas, já que ela era muito nova. E a relação se tornou platônica por um bom tempo. Porém quando as coisas estavam indo bem para eles, o vírus Legado apareceu... Kitty e Colossus se reencontraram em Surpreendentes X-Men, porém ao final da trama a moça fica presa em uma bala gigantes perdida no espaço.

Após perder a amada, Colossus entra em depressão e acaba ficando semanas sem falar com os colegas, após algum tempo, ele finalmente aceita que Kitty se foi e tatua a palavra “Катя” (Katya) em seu peito. Quando ele entrou nos X-Men, ainda não conseguia falar inglês muito bem, e ao invés de Kitty, chamava a jovem mutante de “Katya”, apelido carinhoso que mantém até hoje.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."