10 coisas que todo mundo entende errado sobre o Wolverine!

Capa da Publicação

10 coisas que todo mundo entende errado sobre o Wolverine!

Por Fernando Maidana

Aqui estão 10 coisas que todo mundo entende errado sobre o Carcaju.

Imagem de capa do item

Ele seria um Wolverine de verdade!

O carcaju, ou Glutão, é um mamífero carnívoro, de hábitos solitários, conhecidos por ser extremamente forte, violento e um exímio caçador. Bem parecido com um certo personagem dos quadrinhos, né?

Existe uma história que diz que os criadores gostariam que o personagem fosse um Carcaju de verdade que passou por uma mutação e se tornou humano. Apesar de algumas fontes dentro da própria Marvel confirmarem isso, o co-criador do Wolverine, Len Wein, diz que isso jamais passou pela sua cabeça: "Eu escrevo sobre pessoas, não animais evoluídos".

Imagem de capa do item

Quem veio primeiro: o cabelo ou a máscara?

Quando apareceu pela primeira vez, em O Incrível Hulk 181. Wolverine já apresentava sua tradicional máscara com pontas.

Graças à popularidade do personagem, o Carcaju retornou às páginas das HQs, mas somente depois de várias edições conhecemos seu verdadeiro rosto. Para a surpresa dos fãs, seu cabelo estava intacto, acompanhando o mesmo formato da máscara.

Dave Cockrum decidiu usar o cabelo como referência para que o visual não fosse comparado às orelhas do capuz do Batman.

Imagem de capa do item

Ele é o mais importante dos X-Men!

Assistindo aos filmes da Fox não há dúvidas de que Wolverine é o líder soberano dos mutantes... mas não é bem assim!

Nos quadrinhos, o personagem sequer fez parte do grupo de Charles Xavier durante mais de 10 anos. Ele quase foi retirado da equipe logo em suas primeiras missões, já que os editores não achavam Wolverine interessante. Logan só permaneceu nos X-Men, porque John Byrne gostava de ter um herói canadense no time.

Imagem de capa do item

Ele é um grande líder!

Wolverine já fez parte de diversas equipes do Universo Marvel. Em determinada época, ele estava nos X-Men, Vingadores, sua revista solo e ainda tinha tempo para aparecer nas aventuras de outros personagens.

O problema é que Wolverine não é um cara de trabalhar em equipe. Logan é um lobo solitário e seus maiores arcos são os que atua sozinho.

Logicamente, é interessante ver os desentendimentos e a evolução de uma equipe em que o Carcaju é forçado a integrar, mas ele jamais quis tomar para si a responsabilidade de liderar.

Imagem de capa do item

Jean Grey é o amor de sua vida!

Nos filmes, presenciamos o amor incondicional de Wolverine por Jean Grey. O sentimento era tão forte que os produtores decidiram matar Scott de maneira patética e deixar o caminho livro para a paixão entre Logan e a Fênix.

Mas, nos quadrinhos, não tem nada disso!

Os sentimentos de Logan por Jean não passaram de uma paixonite, já que mesmo tendo seus desentendimentos, Wolverine respeitava Ciclope e percebeu que o amor entre os mutantes era verdadeiro. O Carcaju ainda deu conselhos amorosos a Xavier, já que o professor ainda nutria sentimentos pela ruiva.

Imagem de capa do item

Sua idade!

A história do Wolverine é tão complicada que nem mesmo ele sabe o que é verdade ou falso.

Na excelente cena de abertura do terrível X-Men Origens: Wolverine, vemos Logan e Dentes de Sabre lutando lado a lado na Guerra Civil Americana e nas Guerras Mundiais, deixando a entender que o personagem teria cerca de 200 anos.

Na minissérie Origins, dos quadrinhos, vemos Logan como uma criança doente e franzina no Século 19. Wolverine realmente é velho, mas não tanto quanto muitos afirmam.

Imagem de capa do item

Esqueleto Metálico!

Seu esqueleto de Adamantium é um prato cheio para piadas, principalmente com relação aos detectores de metais nos aeroportos, sendo inclusive referenciado em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Muitos escritores afirmam que Wolverine carrega um cartão médico explicando que há partes metálicas em seu corpo. Outros dizem que pelo fato do Adamantium ser sintetizado, ele não é detectado por alguns sensores, como metais cirúrgicos e joias.

Imagem de capa do item

De onde saem suas garras?

Quando Len Wein criou o personagem, suas garras não eram retrateis. A ideia foi proposta por John Romita Jr., já que seria impossível um homem amarrar os sapatos ou coçar o nariz com as garras expostas o tempo todo.

Apesar de muitos acreditarem que as garras saem das juntas de seus ossos, na verdade as garras estão posicionadas no dorso das mãos do Carcaju.

O que também não faz sentido anatômico algum...

Imagem de capa do item

Seu nome é Logan!

Não é!

Na saga Origins conhecemos Thomas Logan, um cruel caseiro muito semelhante ao Wolverine, e seu filho Dog. Durante toda a trama, fica implícito que ou Thomas, ou Dog seja o Wolverine.

No entanto, descobrimos que James Howlett Jr., o filho do rico fazendeiro para quem Thomas trabalha é o verdadeiro Carcaju. Thomas assassina o pai de James e isso faz com que ele revele suas garras. Ele foge de casa com Rose, um amor de infância. Depois de diversos traumas em sua memória, James passa a usar o nome de Logan como se fosse o seu, mas esse não é seu nome verdadeiro.

Imagem de capa do item

Ele não pode morrer!

Pode sim!

Já morreu diversas vezes e, inclusive, está morto até agora no Universo 616.

Seja em realidades alternativas ou em outras linhas temporais, o fator de cura acelerado de Wolverine não deve ser confundido com imortalidade. Apesar da morte ser um status temporário nas histórias em quadrinhos, esse não é um poder referente apenas ao Carcaju!

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.