10 coisas que talvez você não saiba sobre a franquia Toy Story!

Capa da Publicação

10 coisas que talvez você não saiba sobre a franquia Toy Story!

Por Evandro Lira

Uma das franquias de animação mais queridas do mundo vai retornar aos cinema essa semana. E para fazer uma esquenta para o lançamento de Toy Story 4, trouxemos algumas curiosidades sobre esses filmes que marcaram toda uma geração.

Confira 10 coisas que talvez você não saiba sobre Toy Story!

Imagem de capa do item

Sem conto de fadas

O cinema de animação foi definido pela Disney, que incorporou histórias clássicas e contos de fadas a seus filmes, como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin. Mas a Pixar, que estava preparando seu primeiro longa-metragem, em parceria com a Disney, queria ir por um caminho diferente.

"Fizemos uma lista do que queríamos que o nosso filme não fosse", disse John Lasseter, diretor de criação da Pixar. "Não queríamos que fosse um conto de fadas. Não queríamos que fosse um filme onde o vilão ficasse gigante no terceiro ato."

Para o estúdio, era importante que o personagem principal de seu filme fosse mais interessante e divertido do que os coadjuvantes.

Imagem de capa do item

"Você é um brinquedo!"

Essa frase que ficou marcada na boca de um indignado xerife Woody por pouco não foi o título do filme de 1995. Mas a produção logo mudou de ideia e eternizou "Toy Story".

Imagem de capa do item

Woody seria detestável

É difícil imaginar que um dia Woody fora um cara nada amigável, pelo menos nas primeiras versões dos storyboards de Toy Story. O personagem começou sendo implacável, cruel e inconveniente com outros brinquedos, até que os produtores perceberam que estavam indo longe demais e resolveram reformular o xerife. A gente agradece!

Imagem de capa do item

Joss Whedon

Esse nome é super popular entre os fãs de super-heróis, mas muita gente não sabe que Joss Whedon foi um dos roteiristas do primeiro Toy Story. Relata-se que a escolha de não focar tanto em humanos e a inclusão do pacato dinossauro Rex são algumas das principais contribuições do artista.

Imagem de capa do item

O pai de Andy

Muita gente se pergunta até hoje por onde anda o pai de Andy que desde o primeiro filme nunca apareceu ou foi mencionado. Segundo Lee Unkrich, que trabalhou na trilogia, a decisão de não colocar o personagem foi tomada desde cedo, já que ele não era relevante para a história e custaria caro.

"Personagens humanos eram terrivelmente caros e difíceis de se fazer naquela época", explicou Unkrich.

Imagem de capa do item

Recordista de arrecadação

O terceiro filme da trilogia bateu uma marca histórica. Em 2010, ele foi o primeiro filme de animação a ultrapassar a marca do bilhão nas bilheterias mundiais. Toy Story 3 arrecadou 1,067 bilhão USD.

Imagem de capa do item

Etch A Sketch

Para quem não sabe, Etch A Sketch é um brinquedo muito popular que se resume a uma tela cinza numa moldura vermelha onde as crianças podiam desenhar e apagar com facilidade. Mas na década de 90, a Ohio Art Company, empresa que produz o brinquedo estava quase a beira da falência, até que um certo filme de animação fez às vendas do produto aumentarem 20%, salvando a companhia.

Imagem de capa do item

Como assim não é um musical?

A Disney vinha numa sequência maravilhosa de sucessos musicais, e é claro que na hora de se reunir com o pessoal da Pixar, eles não tinham dúvida que Toy Story seria um musical.

Segundo Lasseter, a Disney enviou algumas músicas para eles, e foi preciso que ele esclarecesse que não estava nos planos do estúdio fazer um filme musical.

Apesar disso, a Pixar tinha em mente que o filme precisava de uma música, e assim nasceu "Amigo, estou aqui", composta por Randy Newman.

Imagem de capa do item

Barbie por pouco não apareceu

A Mattel não aceitou que a Barbie, a boneca mais famosa do mundo, aparecesse no primeiro Toy Story, pois segundo eles, ela não deveria ter uma personalidade definida, afinal as crianças deveriam poder projetar sua própria personalidade no brinquedo.

Porém, com o sucesso estrondoso do primeiro filme, foi difícil para Mattel recusar uma segunda oportunidade, e a Barbie não só apareceu na sequência como ganhou um papel de destaque em Toy Story 3.

Imagem de capa do item

Multipremiada

Apesar de ser um dos filmes mais originais de todos os tempos e de ter revolucionado o cinema de animação, Toy Story não foi reconhecido com o Oscar de Melhor Animação na década de 90, já que na época ainda não existia uma categoria específica para isso. Porém, a Academia indicou o filme para três prêmios, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, além disso, Toy Story levou um Oscar de Contribuição Especial**.

O segundo filme foi novamente indicado ao Oscar de Canção Original, e o terceiro, lançado 15 anos depois do primeiro, foi reconhecido com indicações na categoria de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original e Melhor Filme de Animação, tendo saído com os últimos dois prêmios.

Os filmes ganharam diversos outros prêmios importantes, o que torna a franquia de animação uma das mais premiadas de todos os tempos.