Capa da Publicação

10 coisas que queremos ver na sexta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D.!

Por Gus Fiaux

Mesmo após o que foi construído para ser sua última temporada, Agentes da S.H.I.E.L.D. vai retornar com tudo para um sexto ano em 2019. A série pode até voltar com menos episódios, mas ainda assim, os fãs estão ansiosos para ver a nova dinâmica de equipe e as novas aventuras vividas pelos heróis.

Pensando nisso, reunimos 10 coisas que gostaríamos de ver na sexta temporada da série. Muitas perguntas ainda não foram respondidas e existem alguns mistérios que dariam muito pano pra manga, caso fossem devidamente explorados. E é justamente neles que estamos pensando!

Créditos: ABC

Imagem de capa do item

Um novo começo

Como dito no item introdutório, a quinta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. foi construída para ser a última da série, principalmente porque a Marvel Television não sabia se seria renovada ou não. Dessa forma, o que tivemos ao fim do quinto ano foi, de fato, um encerramento.

Não adianta apenas estabelecer que a sexta é uma nova temporada. Ela precisa ser um novo início, ou uma nova fase da série, da mesma forma que cada fase dos filmes representa um novo começo. A melhor maneira de estabelecer isso é dando aos personagens uma nova missão, que vá se estender por mais temporadas, caso a série seja renovada novamente.

Imagem de capa do item

Uma nova equipe

Como vimos na season finale da temporada passada, tudo passou por uma mudança profunda em seu status quo. Agora, Coulson e May não fazem mais parte da equipe, Fitz está perdido no espaço e o novo diretor da S.H.I.E.L.D. é Mack.

Agora, com a equipe formada puramente por Simmons, Daisy, Mack e Yo-Yo, queremos ver como essa nova dinâmica vai funcionar, e se a narrativa vai conseguir desenvolver esses personagens em seus novos cargos. Além disso, seria uma boa pedida introduzir novos membros fixos da equipe, que ganhem mais espaço no futuro.

Imagem de capa do item

As consequências de um estalar de dedos

Alguns fãs - eu incluso, como vocês bem sabem - não ficaram muito felizes com a falta das consequências do final de Vingadores: Guerra Infinita, principalmente levando em conta que todos os produtores passaram semanas falando sobre o assunto e dando indícios de que o estalar de dedos de Thanos teria alguma repercussão.

Considerando que a sexta temporada deve se passar depois de Vingadores 4, seria interessante ver consequências dos dois filmes dos Heróis Mais Poderosos da Terra, por mais ínfimas que fossem. Além disso, outra possibilidade é trazer referências de Capitã Marvel, considerando que Coulson estará no filme.

Imagem de capa do item

Resolução de mistérios não-resolvidos

Embora tenha se concluído de uma forma satisfatória, a quinta temporada da série deixou alguns mistérios em aberto - e até mesmo teve algumas conclusões que não agradaram muito os fãs, como o súbito sumiço de Deke. É importante que o próximo ano reconheça e responda essas dúvidas.

Há maneiras bem simples de trabalhar isso. No caso de Deke, por exemplo, basta sabermos o que de fato aconteceu com ele, e se o personagem foi realmente apagado junto com o futuro de onde veio. No entanto, há outras questões que precisam ser resolvidas - incluindo tramas de temporadas anteriores.

Imagem de capa do item

Retornos esperados

Como foi feita para ser a última temporada da série, o quinto ano de Agentes da S.H.I.E.L.D. presenteou os fãs com vários retornos emocionantes, como o de Lance Hunter e até mesmo do Deathlok. Contudo, para o próximo ano, queremos ver ainda mais rostos familiares.

Seria a oportunidade perfeita de trazer Bobbi Morse, a Harpia de volta, ainda mais levando em conta as lacunas que precisam ser preenchidas na equipe. Outras figuras como Joey Gutierrez e até mesmo o Motoqueiro Fantasma seriam bem-vindas - e que dessa vez, eles possam ter uma participação um pouco maior.

Imagem de capa do item

Mais personagens dos quadrinhos

Nos últimos anos, a série acertou em cheio ao apresentar vários personagens aclamados das HQs. Tivemos o Chibata, o Motoqueiro Fantasma, o Graviton e até mesmo o Hive, todos personagens surpreendentes se paramos para analisar o conceito da série. E agora não é a hora de parar: queremos ainda mais personagens das HQs.

Uma boa ideia seria reintroduzir a IMA - que foi apresentada em Homem de Ferro 3 - e com isso, trazer personagens como o MODOC. Mas não apenas isso. Adoraríamos ver figuras ainda mais presentes na mitologia da S.H.I.E.L.D., como Abigail Brand e a E.S.P.A.D.A ou até mesmo outros Inumanos, como a Moon Girl ou o Inferno.

Imagem de capa do item

Chega de HIDRA!

Tudo bem que isso é algo que pedimos desde a quarta temporada, mas nunca fez tanto sentido. A quinta soube reintroduzir a HIDRA de uma maneira muito boa, através da General Hale e Ruby, mas embora haja o ditado que diz "corte uma cabeça e duas outras tomarão o seu lugar", está na hora de dar um tempo na organização terrorista.

Isso vai ajudar a introduzir novas ameaças e ideias para a trama. Não significa que a HIDRA não possa retornar no futuro - até porque, quem conhece os quadrinhos sabe que a organização está intimamente ligada à S.H.I.E.L.D. desde sempre. Mas agora, é a hora de procurar um novo inimigo.

Imagem de capa do item

Uma trama surpreendente

Desde a segunda temporada, Agentes da S.H.I.E.L.D. vive surpreendendo os fãs. Desde a inclusão dos Inumanos, a trama do Hive aos MVAs e o Framework, até a incursão deles em viagens espaciais e temporais. Para a sexta temporada, não esperamos algo menos bombástico e chocante.

Há vários temas que podem ser tratados na série, desde tramas novas ao resgate de histórias que já foram usadas, como misticismo e tecnologia de ponta. A ideia é que a série consiga apresentar algo diferente de tudo que ela mesmo já trouxe, de modo que possa manter o costume e se reinventar absolutamente.

Imagem de capa do item

Em busca do homem à deriva

O maior cliffhanger deixado ao fim da temporada passada foi, sem dúvidas, a morte de Fitz. Claro que isso não é um grande problema, uma vez que há uma versão do agente à deriva no espaço, sob os cuidados de Enoch. E com isso, a primeira missão dos agentes será resgatá-lo.

Essa trama tem que ter um grande impacto, pois ela espelha o resgate de Simmons na terceira temporada - e isso inclusive será bem importante para desenvolver a agente. Só esperamos que, com isso, a série pare de tratar FitzSimmons como amaldiçoados e finalmente os deixe em paz e felizes, pois até os fãs já estão irritados com a maneira como eles vivem sofrendo.

Imagem de capa do item

#CoulsonVive

Voltamos ao início. Sabemos que Coulson estava morrendo, e que provavelmente passará seus últimos dias de vida ao lado de May no Taiti. Mas ainda assim, o agente sempre foi a alma da série, e seria muito interessante vê-lo retornando - ainda que isso tenha que ser feito do jeito certo.

Queremos Coulson de volta sim, e isso pode ser o mote principal de toda a temporada - os agentes descobrindo que ele também está vivo, e indo atrás dele. Quem sabe, com isso, a série pode até subverter o "final definitivo" da quinta temporada, e dar de fato um novo início à sua trama.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux