Capa da Publicação

10 Coisas que queremos em Homem-Formiga 2!

Por Gus Fiaux

– Se você ainda não viu Homem-Formiga, fique avisado que teremos grandes spoilers sobre a trama e os personagens. –

Imagem de capa do item

Vespa em ação

Ao final de Homem-Formiga, Hope Van Dyne ganha um traje da Vespa, nome utilizado por sua mãe. Hope é uma das personagens que esperamos que ganhe mais destaque no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel.

Esperamos que, em uma continuação, Hope sirva como co-protagonista, e possa atuar ativamente dentro da ação, como Vespa. Seria um interessante passo não apenas para a Marvel, mas também para a representação de personagens femininos no cinema.

Imagem de capa do item

Janet Van Dyne

O futuro de Janet Van Dyne se tornou incerto, uma vez que ela própria foi parar no microver... digo, reino quântico, décadas antes da história central do filme ter início. Porém, Scott Lang também conseguiu entrar lá, e saiu devido a uma descoberta científica com discos de aumento.

Uma vez que o Reino Quântico é um local que independe as condições físicas como tempo e espaço, seria interessante ver a Vespa ressurgir com a mesma idade que foi embora, podendo atuar como heroína ou até mesmo uma conselheira de sua filha, Hope.

Imagem de capa do item

Gigante!

Depois que Scott aprende a usar o disco azul do aumento, ao final de Homem-Formiga, todos esperamos que ele pudesse voltar em um tamanho gigante. Porém, mesmo que isso não tenha acontecido, seria interessante ver em uma continuação.

Quem sabe, o próprio Scott poderia passar a se chamar apenas Gigante, ou então alternar entre o Homem-Formiga e o Gigante. Ou, quem sabe, que ele continue como Homem-Formiga e outro personagem assuma o manto do Gigante. Mas quem seria esse outro personagem?

Imagem de capa do item

Mais desenvolvimento - e, quem sabe, rejuvenescimento - de Hank Pym

Apesar das preocupações dos fãs com as mudanças referentes à adaptação do filme, Hank Pym manteve-se um dos melhores personagens do longa, ainda que a atuação de Michael Douglas tenha sido um pouco escanteada. Para corrigir isso, seria interessante trazer Pym com mais destaque no futuro.

Uma das saídas possíveis é contar mais de sua história no passado (nesse ponto, até um filme de prelúdio do personagem seria fantástico), e a outra seria rejuvenescê-lo e colocá-lo na ação como Gigante ou até mesmo assumindo outro manto heroico.

Imagem de capa do item

Outro ladrão?

Uma vez que Scott Lang é o atual Homem-Formiga, seria interessante ver outro personagem disposto a assumir o papel do diminuto herói. Isso abre as portas para a inserção de Eric O'Grady, outro personagem a usar o codinome do Homem-Formiga nas HQs, principalmente depois da morte de Scott Lang.

Isso abriria até mesmo a possibilidade da inserção de um Esquadrão-Formiga...

Imagem de capa do item

Estatura

Falando em outros personagens super-poderosos, dependendo da idade da atriz que interpretou Cassie nesse primeiro filme, seria interessante inserir a heroína Estatura, que graças ao uso exacerbado de Partículas Pym, consegue adquirir os poderes de seu pai.

Além de ser uma ótima adição à trama, a personagem poderia ser o pontapé inicial para um filme dos Jovens Vingadores, equipe adolescente da Marvel que fez grande sucesso desde sua formação.

Imagem de capa do item

Um mergulho mais científico

Homem-Formiga foi vários filmes em um só e não pôde desenvolver muito bem nenhum deles. Além da trama de assalto, tivemos uma dose forte de comédia e bastante ficção científica. Uma vez que a trama de assalto não deve ser utilizada na franquia, seria interessante combinar a comédia e a ficção científica, num tom parecido com o dos mais recentes filmes da franquia Star Trek.

Seria interessante explorar tudo o que pode vir do Reino Quântico, quem sabe numa trama envolvendo uma incursão de seres provenientes de lá no Planeta Terra, tendo apenas o Homem-Formiga (ou os Homens-Formiga) e a Vespa para impedir tudo.

Imagem de capa do item

Mais cenas encolhidas

Apesar de seus erros, Homem-Formiga foi primoroso no uso de efeitos visuais e da tecnologia 3D, especialmente na imersão de cenas encolhidas.

Por conta disso, seria interessantíssimo ver isso ser mais explorado numa continuação, com ambientes novos e situações estranhas para o herói principal.

Imagem de capa do item

Vilões menos genéricos

Se tem uma coisa que todos concordam no que diz respeito aos comentários de George R. R. Martin em relação ao filme e ao Universo Cinematográfico da Marvel é que o estúdio tem utilizado vilões demais que não passam de versões genéricas e malvadas do herói. E talvez isso tenha sido o mais decepcionante no conjunto de Homem-Formiga.

Para uma possível continuação, seria melhor utilizar-se de vilões diferentes e realmente perigosos, que não precisam utilizar a tecnologia de Pym, ao ponto de serem destruídos por qualquer um que tenha um maior conhecimento sobre essa tecnologia. Quem sabe, uma versão dos Mestres do Terror seria o suficiente para gerar oponentes à altura.

Imagem de capa do item

Um filme menos dependente da necessidade de fazer parte da marca

Homem-Formiga pode ter sido um filme divertido e engraçado, ótimo para toda a família e afins. Porém, é um filme que se perdeu excessivamente na necessidade de se demonstrar um filme da Marvel Studios. Com isso, até mesmo a personalidade do roteiro foi apagada em prol de clichês que já se esperariam do Universo Marvel. E isso sem contar nas referências e easter-eggs, que, ainda que divertidíssimas de se caçar, acabaram sobressaindo ao todo do filme, o tornando apenas mais uma parte do grande Universo da Marvel, e não um filme próprio.

Por isso, a continuação deveria saber pesar menos a mão no controle criativo dos diretores e roteiristas, deixando que o filme se molde organicamente. E se não puder fazer referências complexas ao MCU.... bem, Guardiões da Galáxia nem é tão integrado assim e não deixa de ser um excelente filme...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux