10 coisas que os novos leitores precisam saber sobre a Marvel!

Capa da Publicação

10 coisas que os novos leitores precisam saber sobre a Marvel!

Por Gus Fiaux

Inspirado numa sugestão enviada pela fã Giulia Piccoli. Pode mandar suas ideias para nosso snapchat, legiaodosherois. Quem sabe, ela pode aparecer por aqui!

Imagem de capa do item

Busca por novos leitores

Sim, caro iniciante. Se você está interessado em adentrar de vez no Universo Marvel, o momento é agora. Com a sua nova iniciativa, a "Totalmente Nova e Diferente Marvel", a empresa está visando arrecadar um grande número de fãs novos, que possam ler suas histórias e se interessar pelo que ela tem a oferecer.

Porém, ainda assim, não deixam de dar espaço aos leitores mais antigos, trazendo personagens clássicos de um modo nunca visto e até mesmo resgatando heróis e vilões que não eram vistos há muito tempo.

Imagem de capa do item

Mudança constante

Não seria "Totalmente Nova e Diferente" sem um pouco de mudança. Atualmente, a editora tem feito uma completa alteração no status quo de seu universo, com personagens mudando aqui e acolá, abraçando novas identidades, uniformes e até mesmo personalidades.

E ainda que alguns vejam isso como algo negativo, é ótimo para dar um ar de renovação nos títulos mensais, e trazer sempre algo fresco para os quadrinhos, algo difícil de se ver em uma empresa mais mainstream.

Imagem de capa do item

Interferência do cinema...

É óbvio que com o sucesso arrebatador da Marvel Studios (que possui alguns títulos entre os filmes mais rentáveis do planeta), a Marvel acabaria incorporando algumas coisas vistas em sua mídia cinematográfica para os quadrinhos.

Exemplos claros disso são as revistas que surgem, em sua maioria voltadas para heróis que têm destaque ou que terão no cinema. Além disso, algumas decisões são tomadas de modo a eliminar um pouco a concorrência no cinema.

Imagem de capa do item

... mas nem tanto assim

Porém, a Marvel nos quadrinhos não é uma sombra do cinema, como muitos dizem. Através de histórias cada vez mais inovadoras, a empresa passou a se afastar bastante do que é nos cinemas, em termos narrativos.

Ainda que vez ou outra esses interesses se cruzem para trazer uma história que possa divulgar seus filmes, ou incorporar elementos deles nas histórias, basta dar uma olhada nos quadrinhos atualmente para ver o quanto a editora se mantém de forma independente das outras mídias.

Imagem de capa do item

Multiversos colidindo

Se você tem acompanhado a atual mega-saga da editora, Guerras Secretas, sabe do plot envolvendo colisão de universos diferentes e a criação de um mundo que abrigue um pouco de tudo. Porém, isso não irá se restringir ao evento.

Após o fim das Guerras Secretas, tudo terá mudado no universo padrão da Marvel, que acabará incorporando personagens de universos alternativos, como o Reed Richards e o Homem-Aranha Ultimate, e também o Velho Logan.

Imagem de capa do item

Revistas para todos os gostos...

Gosta de comédia? Miss Marvel está aqui. Ação e aventura em escala global? Temos os Vingadores. Revistas com toques mais emocionais? Moon Girl and the Devil Dinosaur deram as caras. Fantasia épica? Bem, escolha entre Hércules e Cavaleiro Negro, por favor. Ou leia os dois.

A nova Marvel tem um pouco de tudo para todos. É fácil se identificar com as histórias que vem sendo trazidas e você, independente do seu nível de seletividade, encontrará algo que acabe lhe agradando.

Imagem de capa do item

... e diálogo com todos os públicos

A Marvel sabe que não é apenas através do público adulto que ela irá conseguir ter um bom destaque e a maciça quantidade de fãs que ela almeja. Por conta disso, ela viu a necessidade de dialogar com as diferentes gerações, e fazer essas gerações dialogarem entre si.

Basta olhar os títulos de equipes, que contam com personagens nas mais diversas faixas etárias, clássicos e modernos, juntos para enfrentar ameaças que sozinhos não conseguiriam. E os títulos solo também são abertos ao público mais amplo, desde crianças a adultos.

Imagem de capa do item

O fim

Porém, nem tudo são rosas. A Marvel também teve de encerrar alguns títulos e equipes, seja em prol de uma história nova e que possa ser bem contada, seja por, como já mencionado, desejo de enfrentar a concorrência cinematográfica.

Equipes como o Quarteto Fantástico, os Jovens Vingadores, X-Force e os Illuminati (como conhecemos) terminaram suas atividades, e seus membros tiveram de buscar alternativas em outros lugares. Além disso, alguns personagens deram uma sumida no meio desse grande universo... e não sabemos quando eles irão dar as caras de novo.

Imagem de capa do item

Equipes criativas inusitadas

Como havia sido visto na Marvel Now e na All-New Marvel Now, a editora tem feito o seu melhor para manter uma fluidez entre as equipes criativas de cada título dentro de seu universo. Dessa forma, podemos ter as mais variadas histórias sob a ótica de autores e desenhistas novos, fornecendo assim um frescor especial aos títulos.

Porém, como não se mexe em time ganhador, a empresa também aprendeu a manter alguns de seus escritores onde são melhores, de modo que alguns títulos não deixarão tão cedo de possuir a assinatura que lhes conferiu popularidade e qualidade.

Imagem de capa do item

Resgate e inovação

A Marvel aprendeu a fazer seu melhor através de personagens esquecidos, e isso pôde ser visto nos cinemas e nos quadrinhos mais recentes. Mas não acabou. Na nova fase, teremos revistas resgatando heróis clássicos e adorados, como o Cavaleiro Negro, o Doutor Estranho e o Pantera Negra, que já não tinham um título solo há vários anos.

Além disso, esses personagens terão grande papel no futuro. Alguns ganharão suas versões cinematográficas, enquanto outros serão de vital importância no universo dos quadrinhos. De uma maneira ou de outra, você que quer alternativas aos carros-chefe de sempre pode dar uma conferida nessas novas investidas.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux