10 coisas que a Marvel pode fazer após Vingadores: Guerra Infinita!

Capa da Publicação

10 coisas que a Marvel pode fazer após Vingadores: Guerra Infinita!

Por Gus Fiaux

Resolvemos então enumerar dez possíveis rumos que o estúdio pode tomar após Guerra Infinita, e como esses filmes de uma possível “Fase 4” devem funcionar num contexto mais amplo:

Imagem de capa do item

Vingadores Divididos

Se formos analisar de forma lógica, não parece que os Vingadores terão mais muitos anos pela frente. Grande parte dos atores que interpretam os principais heróis, como Chris Evans, Robert Downey Jr. e Chris Hemsworth, além de estarem envelhecendo, estão com os contratos quase todos concluídos, e alguns até pensam em não retornar.

Isso nos leva a conclusão de que a Marvel pode aposentar esses heróis, ao menos por algum tempo, e procurar focar em outras franquias que possam substituir esses heróis por um tempo, até que contratos seja refeitos ou novos atores sejam contratados.

Imagem de capa do item

A Fronteira Final

Uma possível jogada da Marvel é desviar toda a atenção para o espaço. Com o sucesso do primeiro Guardiões da Galáxia, não seria surpresa se o estúdio quisesse fazer uma Fase inteira focada nos personagens mais cósmicos da editora, algo que promete se expandir ainda mais com a entrada de outros heróis do mesmo tipo, como os Inumanos e a Capitã Marvel.

A partir disso, podemos supor que a Fase 4 pode acabar culminando em um evento cósmico, desviando um pouco a atenção da Terra. Talvez, quem sabe, uma adaptação de Aniquilação.

Imagem de capa do item

Passando o manto

Uma ideia plausível no conceito desse "fim dos Vingadores" é a de que os heróis irão passar o manto para outros personagens, algo que é comum nos quadrinhos. Isso pode gerar tramas interessantes, além de aumentar o realismo da história - afinal, diferente das HQs, os personagens nos filmes envelhecem e um dia morrerão.

Então pode ser um novo futuro, onde o Soldado Invernal assume o manto do Capitão América ou até mesmo Jane Foster se torna a Thor, como nos quadrinhos mais recentes da editora.

Imagem de capa do item

Novos Vingadores?

Uma coisa que sabemos com total certeza é que agora, a Marvel irá investir em novas franquias, o que é ótimo para sempre criar variedade no mercado e expandir o Universo de heróis da editora. E esses mesmos heróis podem acabar se unindo, e se tornando os Novos Vingadores.

Doutor Estranho, Capitã Marvel, Homem-Formiga, Pantera Negra, Homem-Formiga, Vespa... todas possibilidades são muito interessantes, e tais heróis, caso bem recebidos pelo público, podem muito bem assumir o papel de destaque e a responsabilidade de seus antecessores.

Imagem de capa do item

Da TV para o cinema

Outra coisa que a Fase 4 pode nos proporcionar, no caminho das surpresas, é uma ascensão dos personagens da TV para os cinemas, mesmo que apenas participando como coadjuvantes em alguns filmes, ou em papeis menores.

Isso aumentaria a integração TV/Cinema, além de juntar alguns heróis que, nas HQs, possuem histórias em conjunto - como Demolidor e o Homem-Aranha - mas que não haviam se encontrado ainda nas telonas. O contrário também é possível.

Imagem de capa do item

Os filhos pródigos à casa tornam

Muito se fala em uma possível parceria fincada entre Marvel e Fox, desde que a Casa das Ideias revelou estar produzindo, em conjunto com a Raposa, duas séries derivadas dos X-Men. Supondo que algo tenha servido como moeda de troca, poderiam ser os direitos do Quarteto Fantástico, ou até mesmo um acordo similar ao que foi feito com a Sony pelo Homem-Aranha.

Isso abriria a possibilidade para esses personagens serem inseridos no Universo Cinematográfico da Marvel, quem sabe assumindo à frente esse mundo de super-heróis, e abrindo novas possibilidades no que diz respeito à inclusão de figuras como o Surfista Prateado, Galactus, Kang e Doutor Destino.

Imagem de capa do item

Reboot?

Uma ideia que pode acabar ocorrendo à Marvel é uma espécie de mini-reboot em algumas de suas franquias, de modo que essa decisão possa até mesmo ser incorporada à trama de cada filme.

Exemplo claro disso pode ser a franquia do Thor: supondo que o Ragnarök desole Asgard, a Fase 4 poderia trazer um novo filme do Deus do Trovão, inspirado em O Renascer dos Deuses. A partir daí, atores poderiam ser trocados e a história poderia ser modificada à vontade.

Imagem de capa do item

Apostando mais alto

Uma coisa que a Marvel aprendeu com certa facilidade nos últimos anos é que qualquer franquia, por mais improvável que seja, desde que seja rotulada com o logo do estúdio, pode funcionar muito bem, tanto financeiramente quanto no gosto do público.

Isso significa que o estúdio pode trazer adiante projetos que, anos atrás, nós consideraríamos improváveis, como os Eternos, os Jovens Vingadores, os Fugitivos e muitos outros.

Imagem de capa do item

Novo e Diferente

Nas HQs, nos acostumamos com o que chamamos de reformulação editorial. São "fases" que permitem a entrada de novos fãs, zerando a numeração de certas revistas e prendendo-se pouco a uma cronologia pré-determinada, ainda que ela seja mantida e respeitada.

E se algo similar acontecer nos cinemas? Uma "Nova e Diferente" Fase de filmes, com mudanças para trazer novos fãs e reformulações, mesmo que tudo que exista até ali seja mantido e respeitado, em termos cronológicos.

Imagem de capa do item

Construindo outra epopeia

A Marvel também pode querer fazer algo desde o início novamente. Se analisarmos as Três Fases já lançadas, percebemos que elas funcionam como um bloco único, onde a grande ameaça construída é a de Thanos.

Talvez o estúdio pretenda continuar com essa ideia e fazer algo similar, construindo um grande vilão para um conflito épico que deve acontecer numa Fase Seis, por exemplo. Poderia ser o retorno de Ultron, ou, caso o rumor do retorno dos direitos do Quarteto para a Marvel sejam verdadeiros, até mesmo Galactus, Kang ou o Doutor Destino.