10 coisas que descobrimos nas artes conceituais de “Vingadores: Ultimato”!

Capa da Publicação

10 coisas que descobrimos nas artes conceituais de “Vingadores: Ultimato”!

Por Gus Fiaux

Vingadores: Ultimato chegou neste ano para abalar os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel e fornecer uma conclusão épica para a Saga do Infinito. Entre confrontos lendários e despedidas emocionantes, o filme cravou sua marca e já se tornou a maior bilheteria de todos os tempos.

Recentemente, a Marvel e a Disney lançaram nos Estados Unidos um livro oficial de artes conceituais do filme, com várias ideias que acabaram sendo descartadas da produção durante o roteiro ou as filmagens. Mas para quem tem curiosidade, separamos 10 coisas que descobrimos com essas ilustrações conceituais!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Trajes de Vibranium

Algumas das artes divulgadas no livro servem tanto para Ultimato quanto para Guerra Infinita, e esse parece ser o caso dos visuais designados para os guerreiros de Wakanda, com armaduras de vibranium.

Os visuais variam. Temos tanto armaduras mais "slim", que aparentemente seriam usadas pelo próprio Pantera Negra, quanto grandes trajes mecha que deveriam ter sido usados pelos soldados da nação africana.

Imagem de capa do item

A batalha em Vormir

Em Vingadores: Ultimato, a sequência em Vormir é simples e emocionante, e mostra o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra disputando para ver quem se sacrifica para resgatar a Joia da Alma.

No entanto, originalmente, a sequência teria uma grande batalha envolvendo o exército de Thanos. A sequência acabou sendo cortada do filme, mas aqui temos algumas artes conceituais que mostram como essa cena seria.

Imagem de capa do item

Visuais quânticos bem diferentes!

Embora muitos fãs não tenham gostado do visual dos trajes quânticos, eles sempre foram parte essencial do roteiro. Nas artes conceituais, vemos alguns visuais alternativos para esses uniformes da equipe.

E são várias variações. Em algumas, eles parecem feitos de energia, como se fossem apenas "escudos" maleáveis ao redor dos heróis. Em outros, os trajes se assemelham mais a roupas de astronautas, com grandes capacetes.

Imagem de capa do item

Viagem psicodélica

E não foram apenas os trajes quânticos que nos deram uma nova ideia de como o "assalto temporal" poderia ter sido diferente nos cinemas. Temos uma imagem na qual vemos o Capitão América dentro do Reino Quântico.

Pelo visto, a sequência teria sido bem psicodélica e extensa, mais parecida com o que vimos no primeiro filme do Homem-Formiga. Em Ultimato, a entrada no Reino Quântico é bem curta e "simples".

Imagem de capa do item

Nebulosa empunha a Manopla do Infinito

Quem leu a saga Desafio Infinito nas HQs, sabe que Thanos só é derrotado porque Nebulosa consegue roubar dele a Manopla do Infinito. Consumida pelo poder do artefato, ela quase destrói o universo.

Em uma das artes conceituais, vemos que isso quase poderia ter acontecido no cinema. Na imagem, Nebulosa aparece empunhando a manopla - mas isso provavelmente teria custado a sua vida.

Imagem de capa do item

Um visual clássico...

Não apenas a cena da Manopla do Infinito parece ter saído diretamente das HQs. Aqui, podemos ver como a Nebulosa quase teve um visual muito parecido com suas primeiras aparições nos quadrinhos.

Nas artes, podemos vê-la de cabelo comprido e sem tantos elementos cibernéticos no rosto. Ainda não sabemos, no entanto, se esse seria o visual dela em 2023 ou em alguma sequência de flashback.

Imagem de capa do item

Viúva Negra: a Ronin?

A Viúva Negra teve um dos papéis mais chocantes do filme, já que se sacrifica para resgatar a Joia da Alma. Entretanto, nas artes conceituais, seu papel poderia ter sido bem diferente...

Nas ilustrações, podemos vê-la usando uma máscara e um traje muito similar ao que Clint Barton usa no filme. Será que, em alguma das versões do roteiro, ela teria virado o Ronin em vez do Gavião Arqueiro?

Imagem de capa do item

Inversão de papéis!

Uma das artes conceituais mais curiosas e interessantes do livro mostra Tony Stark com a capa do Doutor Estranho - usando magia - e Stephen Strange trajado com uma armadura do Homem de Ferro.

É bem provável que, durante a batalha final, os dois trocassem de papéis para a ação - e embora isso não tenha acontecido, teria sido interessante ver Stark usando magia e Strange controlando tecnologia.

Imagem de capa do item

Thanos: uma criança assustadora

Embora Vingadores: Ultimato não tenha explorado muito o passado de Thanos, algumas artes conceituais do filme chegam a mostrar como teria sido o Titã Louco em sua infância, tanto bebê quanto criança.

É possível que, nos planos originais, o filme trouxesse alguns flashbacks do vilão desde que nasceu - ou então, até mesmo uma cena em que os Vingadores voltam no tempo para detê-lo antes de se tornar um assassino.

Imagem de capa do item

Um nobre Titã Louco

Falando em Thanos, as artes conceituais também nos mostram alguns visuais alternativos para o vilão. Nas artes, em vez de estar apenas com sua armadura dourada, ele aparenta estar com um visual de "realeza".

Ainda não sabemos qual seria o contexto desses trajes, mas parece pouco provável que eles teriam sido usados na batalha final, já que não são muito práticos para o combate. É mais possível que esse fosse seu visual em 2014.