10 coisas que você precisa saber sobre o Cavaleiro da Lua!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Cavaleiro da Lua!

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel se consolidou apresentando grandes figuras dos quadrinhos, e dando a eles uma popularidade sem precedentes no cinema. Heróis desconhecidos como Guardiões da Galáxia, Homem-Formiga Doutor Estranho passaram a ganhar legiões de fãs ao receberem seus filmes solo.

E agora, o Cavaleiro da Lua será um dos próximos.

Assim, confira aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o Cavaleiro da Lua, desde sua criação e origem às suas histórias mais famosas e inimigos mais importantes, para você ficar por dentro da história do personagem antes dele ganhar sua série solo.

Veja também: 10 atores que poderiam interpretar o Cavaleiro da Lua na série da Marvel!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

O herói, por mais popular que seja hoje em dia, surgiu originalmente no quadrinho de outro personagem. Marc Spector era, inicialmente, um inimigo do Lobisomem, que, por seu código moral muito distorcido, queria matar o monstro para salvar a cidade de Nova York. Com sorte, posteriormente, eles se tornaram aliados.

A primeira aparição do herói então aconteceu nas páginas de Werewolf By Night #32, de 1975, por Doug Moench e Don Perlin. Seu primeiro título solo só começaria a ser publicado cinco anos depois, onde continuou nas mãos de Moench mas teve arte de Bill Sienkiewicz. Ao longo dos anos, vários artistas famosos trabalharam o personagem, dentre os quais, Brian Michael Bendis e Alex Maleev.

Imagem de capa do item

Um homem chamado Marc Spector

Marc Spector era filho de um rabino foragido do governo nazista. Decidido a lutar contra todo tipo de perseguição, ele se juntou à Marinha, onde serviu como oficial durante algumas missões. Pouco tempo depois, ele passou a trabalhar para a CIA, onde conheceu Jean-Paul "Francês" Duchamp, que se tornou seu melhor amigo e parceiro profissional, mesmo após ter largado as Forças Armadas.

Juntos, os dois foram contratados por Raoul Bushman - que se tornaria um dos seus piores inimigos - para uma missão terrorista no Sudão. Nessa missão, Bushman aproveitou para libertar seu lado assassino e massacrar a população local. Ao confrontar o mercenário, Spector acabou sendo assassinado aos pés de uma estátua...

Imagem de capa do item

Khonshu, Deus da Lua e da Vingança

Porém, na tumba ao lado do monumento, repousava o espírito de Khonshu, um deus egípcio da Lua e da Vingança. No pós-vida, a divindade ofereceu a ressurreição e a chance de Marc se vingar... e sem pensar duas vezes, ele aceitou, retornando dos mortos, e voltando como um arauto de Khonshu.

Embora o deus apareça geralmente como um mentor e aliado do Cavaleiro da Lua, sua influência é bem macabra e sinistra, considerando que sua principal motivação é a vingança. Em algumas histórias, principalmente nas mais recentes do herói, ele chega a ser retratado como vilão.

Imagem de capa do item

Pague um, leve vários

O que torna o Cavaleiro da Lua diferente de boa parte dos outros heróis da Marvel Comics é justamente uma de suas maiores fraquezas: ele tem transtorno dissociativo de personalidade múltipla. Isso significa que Marc Spector possui mais de uma personalidade "habitando" seu corpo, e geralmente, cada uma delas tem um propósito diferente.

Temos Steven Grant, um empresário milionário que compra toda a parafernália do herói, como também Jake Lockley, um taxista que assume uma postura mais urbana e violenta. Durante um determinado período de sua história, ele chegou a ter personalidades representadas pelo Wolverine, Homem-Aranha e Capitão América.

Imagem de capa do item

Vingador

Com o tempo, o Cavaleiro da Lua percebeu que estava sendo manipulado por Khonshu. Seu comportamento se tornou ainda mais violento e doentio. Ainda assim, ele se juntou aos Vingadores da Costa Oeste por um curto período de tempo, onde se tornou um amigo próximo do Gavião Arqueiro e chegou a ter um breve relacionamento com Tigresa.

Anos depois, em uma fase mais lúcida, ele foi convocado pelo Capitão América para integrar uma nova equipe heroica, chamada de Vingadores Secretos. Quando integrava o grupo, ele atraiu a atenção negativa do Fera, dos X-Men, que não conseguia confiar nele devido ao seu histórico de transtornos mentais, emocionais e psicológicos.

Imagem de capa do item

Equipes sombrias

Apesar de ter participado de duas formações diferentes dos Vingadores, o Cavaleiro da Lua sempre agiu como um lobo solitário, lutando em sua cruzada pessoal para garantir a vingança necessária para alimentar Khonshu. Porém, ele chegou a fazer parte de uma equipe muito querida pelos fãs: os Filhos da Meia-Noite.

Ao lado de personagens como Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma e Blade, o anti-herói pôde lidar com seu campo favorito de atuação: ameaças de origem sobrenatural, como vampiros, demônios e bruxas. Apesar do grupo não se reunir há anos, ele sempre se provou um aliado fervoroso, e que servia à equipe mesmo preferindo a carreira solo.

Imagem de capa do item

Nova Ordem Mundial

Com o desenvolvimento de suas aventuras, ele levou suas múltiplas personalidades a outro nível. Não apenas sua identidade pessoal era fragmentada em várias, como também existia "um Cavaleiro da Lua específico para cada situação". Eram eles o próprio Cavaleiro da Lua, o Sr. da Lua e uma manifestação de Khonshu.

Nessa fase, ele resolveu vários casos isolados. Porém, o problema realmente teve forma quando Khonshu decidiu que buscaria um novo avatar humano. Em sua jornada, a divindade conseguiu enlouquecer Marc a ponto de achar que estava vivendo em um mundo pós-apocalíptico. Ao final da história, o herói fez algo inacreditável: matou o próprio Khonshu.

Imagem de capa do item

Equipamentos e aliados

Como todo bom herói de quadrinhos, Marc Spector definitivamente não conseguiria dar conta de lutar contra o crime sozinho. Por conta disso, ele possui aliados muito importantes. "Francês" sempre foi seu amigo mais confiável, desde antes dele ter se tornado um anti-herói. Por outro lado, também podemos citar Marlene Alraune, que geralmente é sua namorada e também não tem medo de ajudá-lo na ação.

E por falar em ação, o herói, por não ter nenhum poder específico, precisa de artefatos e artimanhas para que possa escapar ileso de suas investidas noturnas. Nesse caso, ele possui um traje especial e reforçado, além de armas de adamantium, como bastões e facas, e isso sem contar com seu drone voador, que tem o formato exato de uma lua crescente/minguante.

Imagem de capa do item

Vilões e arqui-inimigos

A galeria de vilões do Cavaleiro da Lua pode não ser muito extensa, mas é composta por alguns personagens bem formidáveis. Para não alongar muito no assunto, falarei de três deles: Primeiramente, Bushman é um dos maiores arqui-inimigos de Spector, sendo o mercenário que o contratou e posteriormente o matou em uma missão na África.

A Dama do Vitral é uma ex-freira que se tornou uma violenta vigilante após ser forçada a matar seu próprio filho. Ela compartilha um elo mental misterioso com Spector. E por fim, temos também Randall Spector, o próprio irmão do herói, que sobreviveu a uma briga letal entre os dois, e retornou anos depois como o Cavaleiro das Sombras, a versão maligna do Cavaleiro da Lua.

Imagem de capa do item

Série no Disney+

Tempos atrás, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige havia sugerido que o Cavaleiro da Lua poderia ganhar um filme solo, e que isso poderia acontecer muito em breve, contudo, durante a D23 desse ano, foi revelado que o personagem, na verdade, teria uma série solo no Disney+, o serviço de streaming da Disney que terá várias produções da Marvel.

Há anos, muitos fãs pedem desesperadamente por uma série do herói na Netflix, principalmente por ele se encaixar bem com a proposta de Os Defensores, com tramas mais adultas e violentas. Contudo, após o término do contrato entre Marvel TV e Netflix, agora a Marvel Studios e TV apostarão novos heróis no Disney+.