10 coisas da cultura pop que todo mundo amava nos anos 90

Capa da Publicação

10 coisas da cultura pop que todo mundo amava nos anos 90

Por Guilherme Souza

Em 2020, aqueles que nasceram em 1990 irão completar 30 anos de idade e embora isso pareça assustador para alguns, para outros, é motivo de aflorar a nostalgia de se lembrar de algumas coisas do passado.

Hoje, iremos falar sobre alguns ícones dos anos 90 e de hábitos do cotidiano de muita gente que cresceu nessa década. Por isso, se você faz parte dessa época, amarre os cintos e prepare-se para sentir o peso dessas suas 3 décadas de existência.

Boybands e Girlbands

Dando continuidade à tendência da música eletrônica iniciada nos anos 80, os anos 90 contou com uma explosão de músicos pop, além de resgatar o antigo conceito de grupos femininos e masculinos que cantavam, dançavam e realizavam performances eletrizantes.

Além da aparição de grandes nomes como Britney Spears e Christina Aguilera, a década de 90 também nos proporcionou a aparição de grupos como Spice Girls, Backstreet Boys e N’Sync, que agitavam as pistas de dança e as rádios na época.

Imagem de capa do item

Sai de Baixo

Ao longo dos anos, a TV Brasileira produziu diversas séries de comédia memoráveis, mas nenhuma se tornou tão marcante quanto Sai de Baixo.

Quem cresceu durante os anos 90, com certeza irá se lembrar da louca família que vivia na cobertura de um prédio no Largo do Arouche e dos funcionários que trabalhavam para eles. Caco Antibes, Magda, Vavá, Edileuza, Cassandra e Ribamar eram riso garantido, seja para os espectadores da TV ou para quem estivesse assistindo o programa ao vivo no teatro Procópio Ferreira em São Paulo.

Imagem de capa do item

Xuxa, Angélica e Eliana

Embora a Globo tenha abolido os programas matinais infantis de sua grade de programação nos últimos anos, por décadas, a emissora concorreu com o SBT pela liderança na audiência em programas desse tipo e grande parte do sucesso dessas produções se deve a três nomes inesquecíveis: Xuxa, Angélica e Eliana.

As três loiras se tornaram idolatradas pelas crianças de todo o Brasil ao apresentarem programas infantis, mesclando desenhos com músicas, jogos e muito o mais, criando mundo de sonhos para os brasileiros.

Imagem de capa do item

Tamagotchi

Hoje em dia, o conceito de jogos mobile se expandiu imensamente graças aos smartphones, mas na década de 90, as crianças estavam na fase de transição entre “Aquaplay” para o Pense-Bem, Gameboy e os Tamagotchi, ou como os brasileiros apelidaram carinhosamente: “bichinhos-virtuais”.

Se você cresceu durante os anos 90, certamente deve ter cuidado de um bichinho virtual, inclusive, deve ter ficado indeciso em escolher a cor do dispositivo, que também servia como chaveiro.

Imagem de capa do item

A Família Dinossauro

Os anos 90 tiveram diversas séries memoráveis, principalmente as animadas, mas no Brasil, uma das mais populares era “A Família DInossauro”, uma espécie de sitcom jurássica estrelada por dinossauros que viviam situações cotidianas que faziam alusões à nossa vida em épocas mais atuais.

Era impossível não se deleitar com os trejeitos de baby ou com as tiradas cômicas da vovó, inclusive, o bordão de Baby se tornou uma febre. Só quem assistia irá se lembrar da frase “não é a mamãe!”

Imagem de capa do item

Alugar filmes na locadora

Netflix? YouTube? Torrent? Isso não pertencia ao dicionário de quem cresceu na década de 90!

Se você quisesse assistir um filme antigamente, tinha apenas três alternativas: ir ao cinema, assistir na TV ou alugá-lo em uma videolocadora. As locadoras foram um dos comércios mais rentáveis na década de 90 e eram um dos passatempos favoritos das pessoas naquela época, principalmente das crianças, contudo, elas não eram muito práticas e demorava um tempo até que um lançamento chegasse às prateleiras, mas ainda assim, foram muito úteis.

O vídeo não está mais disponível.

Macarena

Ano após ano a indústria da música surge com um novo hit pegajoso, mas com certeza vai ser difícil superarem o sucesso de “Macarena”, música da dupla Los del Rio que se tornou uma febre dos anos 90.

Além de ser tocada em qualquer evento da época, era impossível ouvir essa música sem replicar a coreografia do videoclipe. O sucesso da música foi tanto que, até hoje, ela é referenciada em filmes e séries, sendo facilmente reconhecida.

Imagem de capa do item

Bananas de Pijama

Como dito acima, os programas infantis eram verdadeiras minas de ouro para as emissoras de TV aberta na década de 90 e além de exibir séries animadas durante os programas, tínhamos também algumas séries em live-action, tais como “Bananas de Pijama”, que como seu nome diz, era estrelada por duas bananas gêmeas que usavam pijamas listrados!

Ao viverem aventuras ao lado de seus amigos, a série ensinava as crianças de maneira lúdica coisas como coordenação motora, exercer a criatividade e até mesmo ambientalismo.

Imagem de capa do item

Castelo Rá-Tim-Bum

A TV Cultura foi uma das rainhas dos anos 90, principalmente por conta de seus programas infantis, tais como No Mundo da Lua, X-Tudo e Rá-Tim-Bum, mas é impossível falar dos anos 90 sem citar o Castelo-Rá-Tim-Bum, afinal essa foi uma das produções de maior sucesso na história da TV brasileira.

Ao mostrar um castelo mágico construído no meio de São Paulo, a série se tornou amada por crianças e adultos e seu sucesso pode ser revisitado recentemente através da exposição de itens do cenário e do figurino feita no Museu da Imagem e Som.

É o Tchan

Por fim, devemos falar de outra febre musical dos anos 90, a banda É o Tchan, que ganhou o Brasil e arrastou verdadeiras multidões para seus shows. Era impossível não ouvir uma música do grupo em qualquer lugar que seja, até mesmo em festas infantis, por mais que as letras fossem totalmente inadequadas para as crianças. Se você cresceu durante os anos 90, certamente deve ter “descido na boquinha da garrafa” e se lembra dos concursos para escolher as novas “loira e morena do Tchan”.