10 astros de filmes B de ação que você com certeza já viu na TV!

Capa da Publicação

10 astros de filmes B de ação que você com certeza já viu na TV!

Por Raphael Martins

Apesar de não terem a mesma aclamação da massa e de não serem exatamente sucessos de bilheteria, os filmes B, aqueles feitos com pouco orçamento e muito coração, também são cinema e tem a mesma capacidade de emocionar e prender o espectador, especialmente os do gênero de ação.

O que seria das nossas tardes de infância ou das noites insones sem as exibições de alguns clássicos desse estilo na TV? O que seria do mundo sem Comando Delta, Guerreiro Americano e os bons e velhos filmes de ninja? Bom, seria um lugar bem menos divertido, com certeza.

Nessa lista relembramos alguns atores famosos pelos filmes de ação mais “de várzea”, que você com certeza já viu nas telinhas por aí!

Lorenzo Lamas

Lamas começou na TV, na novela americana Falcon Crest. Depois, se enveredou pelo gênero de ação, onde se tornou mais conhecido.

Entre seus maiores sucessos, que acabaram se tornando clássicos graças aos blocos de filmes da TV aberta brasileira, estão a trilogia Esquadrão Cobra, O Vingador da Noite e Caçador de Kickboxer.

É lembrado tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil principalmente pela série Renegado, onde vivia o ex-policial tornado mercenário Reno Raines.

Michael Dudikoff

Figurinha carimbada nos filmes de ação da produtora Cannon e na Sessão Kickboxer da Band, Michael Dudikoff foi um dos astros de ação mais proeminentes dos anos 80, tendo estrelado filmes como Caçadores de Perigo, Comando Estratégico e Resgate no Iraque.

Ele é conhecido principalmente pela série de filmes Guerreiro Americano, onde interpretava o militar e guerreiro ninja Joe Armstrong. Nos anos 90, Guerreiro Americano fez muito sucesso no Brasil, com exibições constantes na Sessão da Tarde.

Billy Blanks

Este aqui é outro que vivia no Força Total e na Sessão Kickboxer da Band, blocos de filmes do canal dedicados unicamente ao melhor que o cinema de ação B pode oferecer. Versado em vários estilos de artes marciais, Blanks brilhou em produções como O Rei dos Kickboxers, Leão Branco: O Lutador Sem Lei e a cinessérie Garras de Águia.

Garras de Águia, aliás, já foi adaptado pela turma do Hermes e Renato em seu Tela Class, sendo totalmente redublado, escrachado e ganhando um novo título bem insólito.

Anos depois, Billy Blanks inventou o Tae Bo, um método de exercício baseado em movimentos de artes marciais que fez um sucesso estrondoso nos Estados Unidos.

Cynthia Rothrock

Quem disse que as mulheres não podem ser estrelas de ação? Cynthia Rothrock provou que elas não só podem, como devem, durante os anos 80 e 90, se tornando a rainha das artes marciais no cinema.

Ela foi a principal estrela de várias cinesséries, como China O'Brien: A Herdeira do Dragão e a trilogia Garras de Tigre, mas nenhuma delas é mais famosa do que Lady Dragon, trabalho pelo qual ela é mais lembrada.

Cynthia teve que cortar um dobrado para se destacar em um segmento dominado pelos homens, pavimentando o caminho para que outras atrizes pudessem fazer o mesmo.

Mark Dacascos

Mark Dacascos é bastante conhecido por seus filmes de artes marciais e suas participações na TV. Nos Estados Unidos, é visto como uma grande celebridade das telinhas, fazendo várias participações em séries famosas, como Lucifer e Agents of S.H.I.E.L.D e comandando atrações como o reality show Iron Chef America.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão a série de tv de O Corvo, O Pacto dos Lobos e Double Dragon. Ele também interpretou Kung Lao na segunda temporada de Mortal Kombat Legacy.

Seu trabalho mais recente foi em John Wick 3: Parabellum, e no Brasil, é lembrado principalmente pelo filme Esporte Sangrento, onde vive um mestre de capoeira.

Bolo Yeung

Bolo Yeung faz filmes de artes marciais desde o anos 70, tendo inclusive contracenado com Bruce Lee em Operação Dragão. Tem mais de cem filmes em seu currículo, todos de ação. Nas locadoras brasileiras dos anos 90, fez bastante sucesso em títulos como Kickboxer: Dragão de Fogo e a série Garras de Tigre.

Foi imortalizado no cinema como Chong Li, a montanha de músculos com um olhar assassino que Jean-Claude Van Damme teve que enfrentar em O Grande Dragão Branco, um dos maiores clássicos do gênero.

Sasha Mitchell

Kickboxer: O Desafio do Dragão foi um dos maiores sucessos da carreira de Jean-Claude Van Damme. O estúdio queria uma sequência, o ator não. Esta foi a oportunidade de Sasha Mitchell, antes conhecido como um galã de TV, se tornar um herói de ação.

Mitchell viveu David Sloan, o irmão do protagonista do filme original, em suas três sequências. Embora nenhuma tenha feito muito sucesso e sua carreira no gênero não tenha vingado, ele continua na ativa fazendo séries de TV em papéis mais diversos.

Steven Seagal

A carreira de *Steven Seagal no gênero de ação é vasta. Seus trabalhos mais lembrados são Nico: Acima da Lei, Força em Alerta e Em Terreno Selvagem*, onde mostra toda sua habilidade com o Aikido, no qual ele detém o sétimo Dan. Além disso, ele foi o primeiro ocidental a ter um dojo de Aikido nos Estados Unidos.

Um de seus trabalhos recentes mais conhecidos é o reality Steven Seagal: O Homem da Lei, que mostra seu dia-a-dia como xerife no estado americano da Louisiana.

Além de sua alta graduação no Aikido, Seagal também é mestre em Karatê, Kendo, Krav Magá, Kung Fu e Muai Thai.

O vídeo não está mais disponível.

Richard Harrison

Este ator é um caso a parte. Começou em filmes B europeus ainda nos anos 60, em gêneros diversos, que incluíam o policial, o Western italiano e o terror. Achando cada vez mais difícil arranjar papeis, ele foi para Hong Kong para trabalhar com o diretor Godfrey Ho.

Lá, ele fez muitos filmes de Ninja. Muitos MESMO. Foram 20 filmes, todos eles se chamavam "Ninja alguma coisa" e eram feitos de uma maneira extremamente pobre, pra não dizer ridícula, usando trilhas sonoras de outros filmes e cortes com um alto nível de amadorismo. Tudo naqueles filmes exalava baixo orçamento.

Apesar de péssimos, esses filmes tem um séquito fiel de fãs. Mais um caso do famoso "tão ruim que é bom".

Chuck Norris

E finalmente ele, o homem, a lenda, o mito: Chuck Norris!

O ator dispensa qualquer tipo de apresentação, sendo de longe o mais famoso de toda essa lista. Braddock, Comando Delta e McQuade: o Lobo Solitário o transformaram em um dos maiores e mais famosos atores de ação de todos os tempos.

Como fama pouca é bobagem, a internet fez sua parte para transformar Norris em uma lenda, criando os famosos "Fatos de Chuck Norris", que até hoje são um meme recorrente na rede.

Norris fez bonito também na TV com a série Texas Ranger, que durou nove temporadas e ganhará um reboot em breve com Jared Padalecki, o Sam Winchester de Supernatural.