10 artes marciais mais mortais da ficção!

Capa da Publicação

10 artes marciais mais mortais da ficção!

Por Raphael Martins

Desde que começou a andar por esta terra, onde a vida é difícil e cruel, o ser humano recorre a várias invenções e alternativas para resolver seus problemas. A mais antiga (e provavelmente a mais usada) é a boa e velha arte da PORRADA, cada vez mais refinada com o passar dos muitos séculos. Na ficção não é diferente: mangás, games e HQs nos apresentaram artes marciais com movimentos tão precisos e letais que nem mesmo o mais bem treinado dos mestres da vida real conseguiria prever seus movimentos.

É hora de conhecer algumas delas, então tire o calçado antes de entrar no dojo, faça uma reverência e fique em guarda!

O vídeo não está mais disponível.

Estilo Hiten Mitsurugi (Rurouni Kenshin/Samurai X)

O estilo Hiten Mitsurugi utilizado por Kenshin Himura em Samurai X (Rurouni Kenshin, no original) tem movimentos tão rápidos que é difícil de ver. Mais do que golpes precisos e mortais, ele antecipa os golpes do inimigo, já que um mestre do estilo pode ler as emoções do adversário. É tão letal que Kenshin teve que passar a usar uma Sakabatou, uma espada de lâmina invertida, para não matar ninguém. Seu golpe mais poderoso é o Amakakeru Ryuu no Hirameki.

Ansatsuken (Street Fighter)

O Ansatsuken, ou "Punho assassino", é o estilo usado por Ryu, Ken e Akuma em Street Fighter. Ele combina ataques físicos brutais, como o Shoryuken, e golpes usando a energia Ki, como o Hadouken. Mas sua técnica mais destruidora é o Shun Goku Satsu: ela não ataca o corpo, mas a alma do adversário, apagando-a completamente da existência. Sem o auxílio correto, um aluno desse estilo pode facilmente ser corrompido por seu lado negro, o Satsui No Hadou.

Mok'bara (Star Trek)

Mostrada pela primeira vez na série Star Trek: The Next Generation, o Mok'bara é uma arte marcial Klingon, que inclui tanto combate com as mãos nuas quanto com armas tradicionais dos Klingons, como a bat'leth. Os "katas" do Mok'bara lembram bastante o Tai Chi do mundo real. Possui um rival: o Suus Mahna dos Vulcanos.

Karatê Miyagi-Do (Karate Kid)

Agora sejam sinceros: quem aí nunca tentou fazer o golpe da garça em casa, que se realizado corretamente, não há defesa? Em 1984, ano de lançamento do filme Karate Kid o senhor Miyagi, um velhinho acima de qualquer suspeita, se mostrou ser na verdade um grande guerreiro e mestre do Miyagi-Do, o invencível estilo de Karatê da série de filmes. Além do golpe da garça, também podemos citar o golpe do tambor, que combina ataque e defesa com socos poderosos, e o chute usando todo o peso do corpo mostrado na série de TV Cobra Kai.

O vídeo não está mais disponível.

Estilo Kame (Dragon Ball)

A disciplina marcial do Mestre Kame é a pedra fundamental do treinamento não só de Goku, mas de vários outros guerreiros Z. Foi estudando esse estilo que Goku aprendeu a dar porrada de verdade e dominou aquele que é praticamente seu cartão de visitas, o Kame Hame Ha. Outra técnica poderosa do estilo Kame é o Mafuuba, que prende o inimigo em um recipiente de onde ele só conseguirá sair por interferência externa.

O vídeo não está mais disponível.

Teräs Käsi (Star Wars)

O universo de Star Wars também tem sua arte marcial, o Teräs Käsi. Desenvolvido como sendo um estilo de combate com as mãos vazias, seus golpes se especializam em agarrões, quebramentos e, bem... assassinato mesmo. O Teräs Käsi não foi criado pra passear no parque.

Apareceu pela primeira vez no livro Sombras do Império e depois no game Star Wars: Masters of Teräs Käsi para Playstation 1. Foi integrada novo cânone ao ser utilizada por Qi'Ra em Han Solo: Uma História Star Wars.

Artes marciais Tendo Estilo Vale Tudo (Ranma 1/2)

A arte marcial mais louca dessa lista! Como o próprio nome diz, VALE TUDO. Tem técnica pra lutar dormindo, pra lutar fugindo (??), pra controlar o adversário como um fantoche e até pra... lutar como um gato? É isso mesmo, produção?

Mas não tem só tecnica zoeira não, também tem ataques poderosos baseados em controle de Ki, como o Golpe do Rugido do Leão. Não deve ser subestimada nem por um segundo.

Aikido Venusiano (Doctor Who)

O Doutor nunca carrega uma arma e utiliza menos ainda de violência, preferindo derrotar seus inimigos na base da esperteza, mas quando é pra cair na porrada, sai de baixo! Ele é mestre em Aikido Venusiano, um estilo de artes marciais desenvolvido por alienígenas com seis braços... e ele consegue fazer tudo o que eles fazem com dois. Olha o perigo.

O vídeo não está mais disponível.

Santoryuu (One Piece)

Roronoa Zoro, o espadachim dos piratas do chapéu de palha, é um mestre desse estilo. Ele consiste em utilizar 3 espadas de uma vez, com duas em cada mão e uma terceira na boca, o transformando na morte encarnada.

Eu não gostaria de deixar o Zoro com raiva... e ele fica com raiva bem fácil.

Hokuto Shinken (Hokuto no Ken)

Este é provavelmente o mais perigoso e letal estilo de luta de toda essa lista. O Hokuto Shinken, que aparece no mangá e anime Hokuto no Ken (ou Fist of The North Star no ocidente) é praticamente invencível, como o herói da história, Kenshiro, não cansa de falar. Suas técnicas consistem em tocar os pontos de pressão do adversário, o que pode causar os mais variados efeitos. Comumente, o resultado desses toques termina com os inimigos de Kenshiro EXPLODINDO como uma bomba de sangue e fluidos corporais sensacional. E não são só os ataques que podem fazer isso: as posições de defesa dele também miram os pontos de pressão, então qualquer um que troque socos com um herdeiro dessa disciplina já está condenado a morte.

Como se não bastasse, a técnica mais poderosa dessa arte marcial, chamada Musou Tensei, deixa seu usuário intangível e intocável, de uma maneira que nem mesmo sua presença pode ser sentida. Aí não tem jeito: é só sentar e chorar, porque sua hora chegou.