10 Arcos e eventos mais importantes dos quadrinhos!

Capa da Publicação

10 Arcos e eventos mais importantes dos quadrinhos!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Guerra Civil

Começando pelo arco de quadrinhos que está mais recente, Guerra Civil trouxe um grande embate e uma completa polarização do Universo Marvel por conta de uma lei de registro de super-seres e vigilantes.

Durante a Guerra Civil, tivemos vários eventos que trariam consequências enormes, como por exemplo, a morte de Golias, a utilização dos Thunderbolts para caçar heróis e a criação de um clone do Thor. Sendo assim, ao fim da Guerra Civil, o universo Marvel nunca mais foi o mesmo.

Imagem de capa do item

Crise nas Infinitas Terras

Quando o arco se iniciou, a DC Comics tinha diversos universos paralelos com diferentes versões dos personagens. A história teve fundamental importância para a editora, pois teria eliminado o conceito de Multiverso, que se baseava em criar Terras Paralelas com heróis diferentes ou versões alternativas dos heróis famosos da editora.

Os eventos repercutiram, simultaneamente, em todas as revistas de super-heróis da editora da época. Se não foi o arco mais importante da DC Comics, até hoje, é um dos mais importantes com toda certeza, pois ele alterou por completo tudo que os leitores já conheciam, além de ter matado de vez o Flash, Barry Allen, na luta contra o antimonitor.

Imagem de capa do item

Reinado Sombrio

Reinado Sombrio teve início logo após a conclusão da Invasão Skrull. Nesta fase, os vilões que estavam sob as ordens de Norman Osborn assumiram as identidades dos heróis que formavam os Vingadores, já que esses não haviam obedecido à Lei de Registro de Super-humanos. Norman estava mais poderoso do que nunca, pois deteve quase todo o patrimônio tecnológico de Tony Stark, a confiança do governo e da população dos Estados Unidos, e a diretoria da M.A.R.T.E.L.O., agência que substituiu a S.H.I.E.L.D., extinta após o fracasso em conter os efeitos da invasão alienígena.

Enquanto Osborn permaneceu no poder, os seus colaboradores (que formaram a Cabala, grupo maligno que imitava os Illuminati) foram: Loki, o Capuz, Doutor Destino, Namor e Emma Frost. E ao perceber a besteira que fez, Namor saiu do grupo com Emma Frost e se aliou os X-Men, contra Osborn. A saga culminou no Cerco a Asgard, evento que derrubou Norman Osborn e os pseudo-heróis sob o seu comando.

Imagem de capa do item

A Noite Mais Densa

"A Noite Mais Densa" envolve Nekron, uma personificação da morte, ressuscitando super-heróis falecidos e procurando eliminar toda a vida e emoção do universo. Geoff Johns trouxe uma história bastante carregada de emoções e sentimentos.

O arco nos mostrou personagens que amamos transformados em zumbis que serviam Nekron em sua Tropa Negra, além de mostrar mais informações sobre o acidente de Abin Sur que fez com que Hal Jordan se tornasse Lanterna Verde.

Imagem de capa do item

Guerras Secretas

Estamos falando do arco clássico de 1980 e não do atual arco de Guerras Secretas. A mega saga começa quando a entidade, chamada Beyonder, promove uma batalha nunca antes vista entre os maiores heróis e vilões do universo Marvel, oferecendo ao grupo vencedor, como prêmio, a realização de todos os seus desejos.

Poucas séries na cronologia Marvel foram tão importantes como Guerras Secretas, uma imensa história em 12 partes, envolvendo os principais heróis e vilões do universo. Esta série é famosa, principalmente, pelas repercussões que teve na cronologia dos personagens. A mais afetada foi, sem dúvida, a do Homem-Aranha, que encontrou, no planeta criado por Beyonder, o simbionte que se tornaria o seu famoso uniforme negro.

Imagem de capa do item

Ponto de Ignição

Outro arco bastante conhecido pelos fãs de quadrinhos é o famoso Flashpoint, o arco onde Barry Allen volta no tempo e decide que irá sim salvar sua mãe de ser assassinada quando ele era apenas uma criança. Ao fazer isso, Barry cria uma realidade alternativa onde ele nunca foi o Flash e várias outras coisa estavam bem diferentes.

Primeiramente, o arco é muito importante por trazer esse universo completamente diferente e mais sombrio da DC Comics. Em segundo lugar e o mais importante, é que quando Barry Allen conserta seus atos e permite que sua mãe seja assassinada, ele acaba criando o universo do Novos 52 na DC Comics.

Imagem de capa do item

Dinastia M

Um arco que mostra realmente a dimensão dos poderes da Feiticeira Escarlate onde, primeiramente, ela cria um universo paralelo onde não somente os mutantes são aceitos, como também são extremamente bem vistos e invejados. Nessa nova realidade, Magneto é o soberano da raça mutante e tudo corria muito bem, até Wolverine ser envolvido na equação.

Após o desfecho dos acontecimentos nessa realidade alternativa, Wanda fica tão abalada que, ao dizer as palavras "Chega de Mutantes", ela acaba com pelo menos 95% dos mutantes da face da Terra, fazendo com que eles percam seus poderes. Essas consequências afetaram por muitos anos o universo da Marvel a partir daí.

Imagem de capa do item

A Morte do Superman

Poucos acontecimentos pontuais tiveram tanta importância nos quadrinhos como a morte do Superman. O mundo praticamente parou quando a DC Comics anunciou que iria matar o seu personagem principal, o carro chefe da empresa, o super-herói considerado praticamente invencível.

A morte do Superman abalou o universo da DC Comics por completo, até mesmo levou Hal Jordan a se tornar o maligno Parallax.

Imagem de capa do item

Invasão Secreta

E se você não pudesse mais confiar em ninguém, nem mesmo nos mais justos e corretos dos heróis? Essa é a sensação que o arco Invasão Secreta trouxe para o universo Marvel, onde qualquer um poderia ser um invasor Skrull infiltrado. O problema foi que, mesmo com o problema da Invasão Secreta tendo sido resolvido, as cicatrizes ficaram, as desconfianças ficaram e, para complicar ainda mais, o mundo tinha acabado de passar pela Guerra Civil. Tudo isso fez com que a opinião pública não fosse tão favorável aos heróis quanto se imaginava.

Imagem de capa do item

Cavaleiro das Trevas

Esse arco é um pouco diferente dos itens anteriores pois ele não afetou diretamente o curso das histórias da DC Comics. Mas com o trabalho de Frank Miller, os fãs ficaram conhecendo um Batman muito mais sério e mais sombrio do que estávamos acostumados. Tal mudança teve uma aceitação absurda e fez com que, dali pra frente, o personagem tenha sido retratado dessa maneira. Isso também acabou influenciando diversos outros títulos da DC Comics, que se tornaram mais "adultos".