Capa da Publicação

10 Aparições mais do que especiais no Universo Cinematográfico Marvel!

Por Guilherme Souza

Em seus dez anos de Universo Cinematográfico, a Marvel Studios nos presenteou com adaptações de personagens queridos das HQs e se tornou uma verdadeira potência.

Além de construir narrativas que conectam diversos filmes e personagens diferentes, o estúdio ainda abre espaço para inúmeras referências e aparições especiais em suas produções, com isso, resolvemos listar algumas das melhores aparições nos filmes da Marvel, sejam elas de celebridades ou de personagens importantes e conhecidos dos quadrinhos.

Obviamente, nossa lista não citará Stan Lee, pois o quadrinista possui tantas aparições memoráveis nos filmes da Marvel que merece uma lista só dele.

Imagem de capa do item

Nick Fury em Homem de Ferro

Quando o primeiro filme do Homem de Ferro foi lançado, ninguém imaginava o quão grandiosa a Marvel Studios se tornaria, nem o quão vasto seriam os planos do estúdio para o futuro, contudo, a primeira cena pós-créditos desse universo nos deu um indício do que viria no futuro.

Na cena, vemos o Nick Fury de Samuel L. Jackson aparecendo pela primeira vez e dando o pontapé inicial no que viria a ser um universo de filmes compartilhados e a formação dos Vingadores nas telonas. Embora Jackson tenha aparecido posteriormente em outras produções, essa sempre será a mais impactante e importante.

Imagem de capa do item

Lou Ferrigno em O Incrível Hulk

O Hulk é um dos personagens mais famosos da Marvel e antes que o Golias Esmeralda ganhasse adaptações para os cinemas, ele tinha uma versão em live-action na TV que era interpretada pelo fisiculturista Lou Ferrigno.

Como forma de homenagear o antigo intérprete do Hulk, Ferrigno fez uma aparição no filme O Incrível Hulk, primeiro e único filme do personagem no Universo Cinematográfico Marvel. No longa, ferrigno interpreta um um guarda que é chantageado por uma pizza entregue por Bruce Banner.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro em Thor

Antes de ganhar destaque nos filmes dos Vingadores, o Gavião Arqueiro teve uma breve introdução no primeiro filme solo do Thor e, daquele momento em diante, sabíamos que nosso “Gavigod” realizaria feitos grandiosos.

Clint Barton aparece defendendo a base da SHIELD que estudava o martelo Mjolnir, que havia sido mandado para a Terra por Odin.

Imagem de capa do item

Matt Damon em Thor: Ragnarok

O Loki se tornou um dos personagens mais queridos da Marvel nos cinemas e em Thor: Ragnarok, vemos o Deus da Trapaça fazendo uma divertida homenagem a si mesmo, através de uma peça em Asgard que encena a história da família real.

Na peça, Loki é interpretado pelo ator Matt Damon, que ficou hilário com o visual do personagem e protagonizou um dos momentos mais divertidos do longa.

Imagem de capa do item

Ed Brubaker em Capitão América: Soldado Invernal

A Marvel sempre tenta homenagear quadrinistas que trabalharam em fases importantes de determinados personagens ou cujo trabalho tenha servido de inspiração para o filme em questão.

Geralmente, tais homenagem ocorrem como agradecimentos nos créditos dos filmes, mas vez ou outra, alguns quadrinistas fazem aparições especiais nos filmes, como é o caso de Ed Brubaker, responsável por escrever as histórias do Capitão América em que Bucky se torna o Soldado Invernal.

No filme, Brubaker interpreta o médico que aplica o soro da lavagem cerebral em Bucky, ou seja, uma referência e tanto!

Imagem de capa do item

Karen, a “Moça do Traje” em Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Ao longo dos anos, Jarvis foi o fiel escudeiro digital de Tony Stark. Posteriormente, a inteligência artificial evoluiu para o herói conhecido como VIsão, interpretado por Paul Bettany.

Anos mais tarde, surge uma nova inteligência artificial no Universo Cinematográfico Marvel, desta vez, uma voz feminina que acompanha o novo traje do Homem-Aranha. Batizada de Karen, a voz é interpretada pela atriz Jennifer Connely, que é esposa de Paul Bettany na vida real, o que deixa a participação ainda mais especial.

Imagem de capa do item

Howard o Pato em Guardiões da Galáxia

Anos antes do Universo Cinematográfico Marvel sequer ser planejado, o cineasta George Lucas, criador da franquia Star Wars, fez uma adaptação em live-action de *Howard o Pato, uma sátira do Pato Donald criada pela Marvel, porém o filme foi um verdadeiro desastre e muitos sequer se lembram de sua existência.

Anos mais tarde, James Gunn resolveu adaptar o personagem novamente, porém o fez como uma espécie de homenagem, mostrando Howard na cena pós-créditos do primeiro filme dos Guardiões da Galáxia. A aparição do pato foi hilária e muitos aguardam pela oportunidade de vê-lo novamente nas telonas.

Imagem de capa do item

Tocha Humana em Capitão América: O Primeiro Vingador

Embora a Marvel não tenha permissão para usar os personagens do Quarteto Fantástico nos cinemas, isso não significa que ela não pode mostrar uma versão diferente do Tocha Humana que ainda lhe pertence.

Em Capitão América: O Primeiro Vingador, vemos uma das primeiras edições da Expo Stark, feira criada por Howard Stark para exibir lançamentos tecnológicos. Durante a cena, podemos ver rapidamente um tubo de vidro com o que parece ser um androide dentro, o robô é ninguém menos do que o Tocha Humana, que foi parceiro do Capitão América durante a Segunda Guerra nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Os Guardiões da Galáxia originais

James Gunn consegui o incrível feito de emplacar uma equipe como os Guardiões da Galáxia, personagens extremamente desconhecidos do grande público e até mesmo para alguns leitores de histórias em quadrinhos.

No segundo filme da franquia, Gunn foi ainda mais ousado e resolveu homenagear os Guardiões da Galáxia originais, que eram ainda mais desconhecidos do que os personagens principais. Como forma de homenagear os Guardiões, Gunn convidou diversos amigos famosos para interpretá-los, tais como Michael Ronsenbaum, Sylvester Stallone e até Miley Cyrus.

Imagem de capa do item

Capitão América em Homem-Aranha: De Volta ao Lar

O Capitão América sempre foi um dos personagens mais carismáticos do Universo Cinematográfico Marvel e em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, ele comprova isso definitivamente.

Aparecendo por duas vezes no filme, o Capitão protagoniza uma das cenas pós-créditos mais divertidas e marcantes de todo o Universo Cinematográfico Marvel.

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'