Capa da Publicação

10 Animes sobre futebol para assistir em clima de Copa!

Por Felipe Vinha

Animes de esporte já não são mais novidades, mas você sabia que existem muitos outros animes de futebol além de Supercampeões, ou Captain Tsubasa, se você prezar pelo nome original?

Por isso a lista abrange alguns dos melhores desenhos japoneses do gênero, lançados ao longo dos anos.

A lista é uma sugestão do leitor @e_bixcoito, lá no nosso Instagram! Já passou por lá hoje?

Imagem de capa do item

Captain Tsubasa J

Captain Tsubasa J é conhecido por quem viu a versão Supercampeões na Rede Manchete, já finada. O anime adapta todo o mangá clássico e é apenas uma das versões, contando a história de Oliver Tsubasa, conforme ele cresce e se torna um craque do futebol.

Imagem de capa do item

Days

Days é um os animes mais recentes da lista e mostra como uma série sobre futebol deve ser, com um certo realismo, focado na relação entre os jogadores, mas também com alguns elementos de fantasia.

Imagem de capa do item

The Knight in the Area

Outra série mais ou menos recente, Knight in the Area narra a história de um jogador que não acreditava tanto em si mesmo, mas aprende a se valorizar. O anime passa lições relacionadas e tem bons momentos emotivos.

Imagem de capa do item

Inazuma Eleven

Inazuma Eleven segue a linha de Captain Tsubasa e é um programa bem exagerado e fantasioso sobre futebol. Na verdade, ele é ainda mais exagerado, já que seus personagens são sempre caricatos, estilizados e cheios de poderes especiais na hora dos jogos. Mas isso não o torna menos divertido – pelo contrário!

Imagem de capa do item

Giant Killing

Giant Killing é um dos animes de futebol mais únicos já lançados. Ele mostra o caminho de um jogador japonês que aprendeu uma nova vida ao ser técnico de um time novato, na Inglaterra. É claro que isso traz uma série de complicações para o personagem, mas também vai ensinar boas lições a todos.

Imagem de capa do item

Offside

Offside é bem antigo e é um dos poucos animes de futebol que tem sua história focada em um goleiro. Ele mostra os desafios de seus personagens centrais de maneira realista e como isso se relaciona com o campo.

Imagem de capa do item

Clean Freak! Aoyama-kun

Clean Freak! Aoyama-kun quase que não é um anime de futebol, mas é até bem focado no esporte. Ele é centrado em um personagem, Aoyama, que é maníaco por limpeza. Está sempre tentando manter tudo limpo e não gosta de se sujar quando joga seu esporte favorito. Com o tempo, as pessoas aprendem a respeitá-lo e a interagir em campo com ela, dessa maneira.

Imagem de capa do item

Ginga e Kickoff!!

Mais ou menos recente, Ginga e Kickoff!! mostra um jovem estudante que quer estar em um time de estrelas, mas para isso ele terá que correr atrás de pessoas que faziam parte da equipe, mas que a abandonaram por motivos diversos.

Imagem de capa do item

Moero! Top Striker

Um dos mais antifos da lista, Moero! Top Striker é focado na vida de Hikaru, um garotinho de 13 anos que adora futebol e sempre joga, quando pode. A história é bem simples e, assim como Supercampeões, mostra a trajetória de Hikaru no esporte.

Imagem de capa do item

Captain Tsubasa 2018

Se você não tiver muita paciência com animes mais antigos, saiba que há uma nova versão de Supercampeões em exibição, chamada de Captain Tsubasa 2018. O anime está passando no Japão e será exibido em TV fechada pelo Cartoon Network, no Brasil. Ele reconta toda a saga de Oliver Tsubasa, mas com animação mais moderna e com efeitos especiais ainda mais exagerados.

Imagem de perfil
Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha