10 animes sobre esportes que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 animes sobre esportes que você precisa assistir!

Por Raphael Martins

Nem só de guerreiros superpoderosos e garotas mágicas vivem os animes e mangás. Existe um outro gênero tão antigo e adorado quanto qualquer shonen ou shoujo, embora às vezes ele meio que caia em uma dessas categorias: os animes de esportes.

Nesse tipo de história, não existe uma ameaça pairando sobre o mundo, batalhas para salvar toda a humanidade e muito menos um vilão a ser impedido. Nos animes de esportes o foco está na superação dos próprios limites, na força de vontade e nos laços de amizade que unem os personagens, tudo através de um esporte específico.

Nessa lista, vamos conhecer, ou relembrar, algumas das obras mais importantes desse gênero. Afinal, já dizia o poeta: “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!”

Hajime no Ippo

Sendo publicado desde 1989 no Japão, Hajime no Ippo é tido como o mangá sobre boxe definitivo. Em seus mais de mil capítulos, a obra mostra, além de duelos titânicos, que o boxe é muito mais do que trocar socos a esmo. Mais do que uma história sobre um boxeador, essa é uma história sobre perseverância e disciplina.

O mangá mostra a vida do jovem Ippo Makunochi, um rapaz trabalhador que ajuda a mãe todos os dias em uma loja que aluga barcos para pesca. Ele nunca teve muita confiança em si mesmo e era sempre o saco de pancadas dos valentões da cidade, até que seu destino se cruza com o do boxeador Mamoru Takamura, que vê no garoto um talento nato para a nobre arte do boxe e decide treiná-lo.

Ippo começa então a jornada de sua vida, que será cheia de rivalidade, drama e superação para se tornar um boxeador de verdade e realizar todos os seus sonhos.

Captain Tsubasa

Esse é um anime bem conhecido pelos brasileiros, que o conhecem pelo título de Super Campeões. Três séries de animação diferentes já foram exibidas por aqui: Captain Tsubasa J, Captain Tsubasa: Road to 2002 e a novíssima versão de 2018. No Japão, é um clássico absoluto.

Essa é a história de Ozora Tsubasa, um garoto perdidamente apaixonado por futebol e com um talento sem igual para o esporte. Novo na cidade, acaba entrando para o time de futebol do colégio Nankatsu e chamando a atenção de Roberto Hongo, um ex-jogador profissional da seleção brasileira, que vê nele o próximo grande nome do futebol mundial.

Com a ajuda de Roberto, Tsubasa leva o time do Nankatsu à vitória contra o Shutetsu, seu principal rival, se colocando em evidência. A história segue a vida de Tsubasa desde a infância até a vida adulta, liderando a seleção do Japão em várias competições importantes, como a copa do mundo e as olimpíadas.

Prince of Tennis

Com partidas emocionantes e jogadas impossíveis de tirar o fôlego, Prince of Tennis mostra a história de Ryoma Ecchizen, um arrogante gênio do tênis que tem apenas um único rival na vida: seu próprio pai, que ele nunca conseguiu derrotar.

Liderando o poderoso time de tênis de sua escola, a Seishun Gakuen, Ryoma vai deixando aos poucos seus amigos entrarem em seu coração, aprendendo que, para se tornar forte o suficiente para derrotar seu pai, só ser um gênio não basta.

Keijo!!!!!!!!

Esse é com certeza o anime de esportes mais estranho de toda essa lista. Nele, belas garotas competem em um esporte chamado Keijo, onde só mulheres podem competir. As regras são simples: duas ou mais garotas são colocadas em uma plataforma sobre a água, onde para vencerem, elas devem derrubar suas rivais... usando apenas os seios e o bumbum.

Nozomi Kaminashi, uma ex-ginasta vinda de uma família pobre, desiste de seu sonho de competir nas olimpíadas e passa a competir em campeonatos de Keijo para tirar seus parentes da pobreza. Seu talento latente a faz ganhar tanto amigas quanto inimigas, enquanto ela faz seu caminho rumo ao topo.

Curiosamente, existe uma liga não-profissional de Keijo em Portugal, onde meninas formam times e competem entre si.

Major

O baseball é um dos esportes, senão o esporte, mais popular do Japão. Então, naturalmente, ele tinha que ter um anime para chamar de seu.

Em Major, acompanhamos a vida e a carreira de Goro Honda, que aprendeu desde pequeno com o pai a amar o baseball com todo o seu coração. É nos campos que ele aprende a encarar de frente os problemas da vida real, através de difíceis partidas e de muito trabalho de equipe. Assim como Captain Tsubasa, vemos a evolução do personagem desde criança até se tornar um adulto, competindo na liga profissional.

O diferencial de Major é sua carga dramática, onde a vida pessoal de Goro se mistura com o esporte, sendo um a extensão do outro.