10 animes sobre esportes que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 animes sobre esportes que você precisa assistir!

Por Raphael Martins

Nem só de guerreiros superpoderosos e garotas mágicas vivem os animes e mangás. Existe um outro gênero tão antigo e adorado quanto qualquer shonen ou shoujo, embora às vezes ele meio que caia em uma dessas categorias: os animes de esportes.

Nesse tipo de história, não existe uma ameaça pairando sobre o mundo, batalhas para salvar toda a humanidade e muito menos um vilão a ser impedido. Nos animes de esportes o foco está na superação dos próprios limites, na força de vontade e nos laços de amizade que unem os personagens, tudo através de um esporte específico.

Nessa lista, vamos conhecer, ou relembrar, algumas das obras mais importantes desse gênero. Afinal, já dizia o poeta: “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!”

Hajime no Ippo

Sendo publicado desde 1989 no Japão, Hajime no Ippo é tido como o mangá sobre boxe definitivo. Em seus mais de mil capítulos, a obra mostra, além de duelos titânicos, que o boxe é muito mais do que trocar socos a esmo. Mais do que uma história sobre um boxeador, essa é uma história sobre perseverância e disciplina.

O mangá mostra a vida do jovem Ippo Makunochi, um rapaz trabalhador que ajuda a mãe todos os dias em uma loja que aluga barcos para pesca. Ele nunca teve muita confiança em si mesmo e era sempre o saco de pancadas dos valentões da cidade, até que seu destino se cruza com o do boxeador Mamoru Takamura, que vê no garoto um talento nato para a nobre arte do boxe e decide treiná-lo.

Ippo começa então a jornada de sua vida, que será cheia de rivalidade, drama e superação para se tornar um boxeador de verdade e realizar todos os seus sonhos.

O vídeo não está mais disponível.

Free!

Free! acompanha a história de quatro garotos, Rin, Makoto, Haruka e Nagisa, que formavam um time de natação na escola, mas terminam por se separar. Anos mais tarde, o grupo volta a se encontrar em uma nova escola e decidem iniciar um novo clube de natação, estando dispostos a se esforçarem ao máximo para superarem não só seus rivais, mas também a si próprios.

Com protagonistas masculinos tidos como belos pelas meninas, o anime acabou fazendo mais sucesso com as mulheres, que tinham o costume de "shippar" os personagens principais. Teve duas temporadas e um filme para cinema.

O vídeo não está mais disponível.

Haikyu!!

Um dos grandes sucessos do gênero "esportes" da atualidade, Haikyu!! conta a história de Hinata Shouyo, um garoto apaixonado por vôlei, que tem o sonho de se tornar tão bom quanto seu ídolo do esporte. Mas para o azar dele, além de ser baixo demais para os padrões dos jogadores de vôlei, ninguém mais em sua escola parece ter interesse no esporte além dele próprio.

Tempos depois, ele até consegue formar um time, mas são vergonhosamente derrotados pela equipe de Tobio Kageyama, um dos maiores jogadores da escola. Jurando a si mesmo que se tornará melhor que o homem que o venceu na quadra, Shouyo não vai medir esforços até se transformar em um grande jogador.

O ponto mais forte do anime são as relações entre os membros do time de Shouyo, que com muito trabalho de equipe, criam fortes laços de amizade e aprendem valiosas lições de vida.

O vídeo não está mais disponível.

Slam Dunk

Esse aqui é um grande clássico dos mangás de esporte, escrito pelo mesmo autor de Vagabond, Takehiko Inoue. É uma obra que conquista pelo drama, a comédia, e claro, as sensacionais partidas de basquete, bastante parecidas com um jogo de verdade.

O delinquente Sakuragi Hanamichi, que foi rejeitado por nada menos que cinquenta garotas diferentes, vive uma vida de problemas, até conhecer o amor de sua vida, a estudante Akagi Haruko, que o apresenta ao time de basquete do colégio Shohoku. Ele começa a jogar inicialmente para impressionar Haruko, mas acaba tomando gosto pela coisa, se revelando um talento adormecido.

Entre um jogo e outro, Sakuragi vai se tornando uma pessoa melhor pouco a pouco, enquanto persegue o sonho de levar o time à vitória no campeonato nacional.

Captain Tsubasa

Esse é um anime bem conhecido pelos brasileiros, que o conhecem pelo título de Super Campeões. Três séries de animação diferentes já foram exibidas por aqui: Captain Tsubasa J, Captain Tsubasa: Road to 2002 e a novíssima versão de 2018. No Japão, é um clássico absoluto.

Essa é a história de Ozora Tsubasa, um garoto perdidamente apaixonado por futebol e com um talento sem igual para o esporte. Novo na cidade, acaba entrando para o time de futebol do colégio Nankatsu e chamando a atenção de Roberto Hongo, um ex-jogador profissional da seleção brasileira, que vê nele o próximo grande nome do futebol mundial.

Com a ajuda de Roberto, Tsubasa leva o time do Nankatsu à vitória contra o Shutetsu, seu principal rival, se colocando em evidência. A história segue a vida de Tsubasa desde a infância até a vida adulta, liderando a seleção do Japão em várias competições importantes, como a copa do mundo e as olimpíadas.

Prince of Tennis

Com partidas emocionantes e jogadas impossíveis de tirar o fôlego, Prince of Tennis mostra a história de Ryoma Ecchizen, um arrogante gênio do tênis que tem apenas um único rival na vida: seu próprio pai, que ele nunca conseguiu derrotar.

Liderando o poderoso time de tênis de sua escola, a Seishun Gakuen, Ryoma vai deixando aos poucos seus amigos entrarem em seu coração, aprendendo que, para se tornar forte o suficiente para derrotar seu pai, só ser um gênio não basta.

O vídeo não está mais disponível.

Eyeshield 21

Cheio de humor e com partidas de futebol americano tão loucas quanto emocionantes, esse anime consegue agradar tanto os fãs do esporte quanto aqueles mais acostumados com os duelos superpoderosos dos animes de luta, carregando a mesma emoção de um bom shonen.

Sena Kobayakawa é um garoto fraco, que passou a vida inteiro correndo de valentões. Ao entrar no colégio Deimon, ele chama a atenção de Yoichi Hiruma, capitão da equipe de futebol americano, que ao ve-lo correndo, reconhece nele o talento para o esporte e o convida para fazer parte do time como Running Back.

Com medo de outras equipes "comprarem seu passe", o capitão do time faz Sena entrar em campo sempre com um capacete verde com uma viseira tapando seu rosto, passando a ser conhecido como Eyeshield 21. Começa então a jornada de Sena e do time Devil Bats para crescerem e se tornarem o melhor time do Japão.

Keijo!!!!!!!!

Esse é com certeza o anime de esportes mais estranho de toda essa lista. Nele, belas garotas competem em um esporte chamado Keijo, onde só mulheres podem competir. As regras são simples: duas ou mais garotas são colocadas em uma plataforma sobre a água, onde para vencerem, elas devem derrubar suas rivais... usando apenas os seios e o bumbum.

Nozomi Kaminashi, uma ex-ginasta vinda de uma família pobre, desiste de seu sonho de competir nas olimpíadas e passa a competir em campeonatos de Keijo para tirar seus parentes da pobreza. Seu talento latente a faz ganhar tanto amigas quanto inimigas, enquanto ela faz seu caminho rumo ao topo.

Curiosamente, existe uma liga não-profissional de Keijo em Portugal, onde meninas formam times e competem entre si.

O vídeo não está mais disponível.

Kuroko no Basket

Este é mais um anime onde o esporte principal é o basquete, mas ao contrário de Slam Dunk, que tinha um pé na realidade, aqui o negócio é bem exagerado e viajado mesmo. Imagine um time de basquete formado por heróis de animes de luta. Imaginou? Então, Kuroko no Basket é mais ou menos isso.

O time de basquete da escola Teiko esmagou todos os adversários que encontrou e se transformou em uma lenda. Mas com o fim do ensino fundamental, os cinco jogadores da equipe, a chamada "geração dos milagres", se separou, indo para colégios diferentes e formando cada um seu time por lá.

O que ninguém sabia é que esse time tinha um sexto jogador, chamado Kuroko Tetsuya. Ao lado do amigo Kagami Taiga, Kuroko tem um único objetivo: fazer o time do colégio Seirin ser o melhor de todo o Japão, nem que pra isso tenha que derrotar seus antigos companheiros.

Major

O baseball é um dos esportes, senão o esporte, mais popular do Japão. Então, naturalmente, ele tinha que ter um anime para chamar de seu.

Em Major, acompanhamos a vida e a carreira de Goro Honda, que aprendeu desde pequeno com o pai a amar o baseball com todo o seu coração. É nos campos que ele aprende a encarar de frente os problemas da vida real, através de difíceis partidas e de muito trabalho de equipe. Assim como Captain Tsubasa, vemos a evolução do personagem desde criança até se tornar um adulto, competindo na liga profissional.

O diferencial de Major é sua carga dramática, onde a vida pessoal de Goro se mistura com o esporte, sendo um a extensão do outro.