10 animes parecidos com Naruto que você precisa assistir

Capa da Publicação

10 animes parecidos com Naruto que você precisa assistir

Por Raphael Martins

Em 2002, a versão animada de Naruto estreava nas telinhas japonesas, explodindo no mundo inteiro pouco tempo depois e iniciando a era de ouro dos ninjas nos animes e mangás. A saga do aspirante a Hokage e seus amigos e inimigos se tornou um clássico do gênero como um todo, e até hoje segue extremamente popular entre o público otaku.

Assim como Naruto tinha muitas similaridades com animes que vieram antes, como One Piece e Dragon Ball Z, obras que vieram depois também compartilhavam coisas em comum com as aventuras dos jovens ninjas, fossem devido a clichês do gênero Shōnen ou uma questão de inspiração direta. Nessa lista, vamos falar sobre alguns deles!

O vídeo não está mais disponível.

Basilisk

Assim como acontece em Naruto, a história de Basilisk gira em torno de poderosos ninjas com técnicas fantásticas e sobrenaturais, e embora eles sejam bem diferentes em matéria de tom, o caminho dos shinobi os torna similares.

Na trama, dois tradicionais clãs ninja, Kouga e Iga (que realmente existiram), lutam entre si pelo direito de terem acesso a um lendário pergaminho ninja. Se você procura algo mais violento e brutal do que Naruto, mas aproveitando a mesma temática, este anime é para você.

Mushibugyou

Ambientado no Japão feudal, Mushibugyou mostra as aventuras de Jinbee Tsukishima, que tem o sonho de se tornar o maior espadachim do mundo. Em seu caminho, está um exército de insetos gigantes invasores, contra os quais o herói e seus amigos lutarão para salvar à todos.

Tanto Naruto quanto Jinbee tem a mesma determinação e o sonho de ser o melhor, além de viverem em um mundo bastante similar entre os dois animes.

Bleach

Tanto o mangá quanto o anime de Bleach são contemporâneos de Naruto, sendo publicados pela Shonen Jump na mesma época e fazendo parte dos carros-chefes da antologia. Os dois compartilham vários clichês de tramas Shōnen, os que os tornam parecidos em alguns quesitos.

Na história, Ichigo Kurosaki, um jovem com o dom de ver espíritos, acaba se tornando um Shinigami por acidente ao cruzar seu caminho com Rukia Kuchiki, que lhe passa seus poderes. Agora, ele deve fazer o que ela faz: caçar hollows.

Ichigo e Naruto se tornam mais fortes quando precisam proteger seus amigos, algo que os dois demonstram várias vezes ao longo de suas respectivas obras.

O vídeo não está mais disponível.

Blue Exorcist

Trocando ninjas por exorcistas, Blue Exorcist conta a história de Rin Okumura, filho de Satanás em pessoa. Ele nasceu unicamente para servir de hospedeiro para a alma de seu pai, mas se volta contra ele e passa a lutar contra seus asseclas como um exorcista.

O que Rin e Naruto tem em comum, além do famigerado "poder da amizade", é sua natureza bondosa e seu profundo desejo de proteger tudo e todos de qualquer mal.

Soul Eater

Da mesma forma que Naruto (pelo menos em suas primeiras fases), Soul Eater é uma série sobre adolescentes aprendendo a controlar seus poderes em uma academia. Os dois tem estilos visuais e temáticas muito diferentes, mas as semelhanças superam as diferenças em termos de narrativa.

A série mostra as aventuras de Maka Albarn, um Soul Eater em treinamento, e sua arma viva, a garota Evans, que tem o poder de se transformar em uma foice com propriedades mágicas. Para se graduarem, eles precisam consumir 99 seres malignos e a alma de uma bruxa.

Little Witch Academia

Neste anime, a garota Akko faz as vezes de Naruto. Desastrada, atrapalhada e sem muito talento, ela tem o sonho inabalável de se tornar a maior bruxa do mundo, frequentando uma escola de magia e aprontando mil confusões com suas amigas.

Embora tenha bem menos ação que Naruto e seja focado mais em fazer rir e emocionar do que em mostrar lutas titânicas, a "vontade de fogo" do pequeno ninja também bate no coração de Akko, que assim como ele, não vai parar por nada até realizar seu sonho de ser a melhor.

Fairy Tail

Fairy Tail é outro "shōnen de lutinha com temas bem parecidos com os de Naruto*, como amizade, trabalho em equipe, superação das dificuldades e, é claro, transformações à rodo.

A história se passa no reino mágico de Fiore, onde o mago Natsu Dragneel, da guilda Fairy Tail, procura por seu pai desaparecido, enfrentando grandes inimigos pelo caminho com a ajuda de seus inseparáveis companheiros e vivendo várias aventuras ao lado deles.

Black Clover

Garoto sonhador e de bom coração tem o desejo de ser o maior -insira classe guerreira aqui- do mundo, mas para isso precisa superar seu rival, enfrentar adversários da mesma ordem, competir em um torneio, derrotar inimigos poderosos para salvar o mundo e criar laços de amizade pelo caminho. Te parece familiar?

Brincadeiras à parte, Black Clover consegue incorporar todos os clichês dos animes shōnen de uma maneira divertida e que funciona, fazendo com que os espectadores realmente invistam seu tempo e suas expectativas na jornada de Asta para se tornar o rei mago.

My Hero Academia

Tudo o que foi dito de Black Clover também se aplica a My Hero Academia. Mas ao invés de ninjas e magos, aqui os personagens principais são aspirantes a super-heróis.

O jovem Izuku Midoriya vive em um mundo onde a maioria das pessoas nasce com algum tipo de poder, mas ele não tem nenhum. Isso muda quando ele conhece seu grande ídolo, All Might, herdando dele seus poderes e dando seu primeiro passo para se tornar o maior super-herói que já existiu.

O trabalho em equipe, a evolução constante e o "poder da amizade" são constantes em My Hero Academia, que inclusive já está sendo considerado por muitos como "o novo Naruto" pela internet afora. Será?

Boruto: Naruto Next Generations

Convenhamos, o primeiro lugar não podia ser de outro anime. Que outra obra poderia ser mais parecida com Naruto senão sua sequência direta? Não tem nem como!

Se passando anos depois do final de Naruto, o anime acompanha as aventuras dos filhos dos personagens clássicos, em especial Boruto, filho de Naruto e Hinata. É uma obra muito legal de se acompanhar, tanto pelas aventuras da nova geração de ninjas quanto para vermos como os heróis no desenho clássico estão hoje em dia.