10 animações dos anos 90 que deixaram saudades!

Capa da Publicação

10 animações dos anos 90 que deixaram saudades!

Por Lucas Rafael

Os anos 90 foram memoráveis, com diversas animações que marcaram a infância de muitos despontando nas telhinhas televisivas. Nesta lista, compilamos alguns desenhos oriundos da época que marcaram fortemente a memória de geral. Confira 10 animações dos anos 90 que deixaram saudades!

Lembrando que nem todos os desenhos dos anos 90 irão caber na lista, se faltar o seu favorito, conta pra gente nos comentários.

Imagem de capa do item

A Vida Moderna de Rocko

Clássico noventista da Nickelodeon, este desenho era uma versão animada das sitcoms da época, mostrando a vida do protagonista, Rocko, enquanto ele batalhava contra os aspectos modernos da vida na cidade.

A animação se tornou um destaque de sua época pela carga de comentários sociais que trazia em sua narrativa, assim como as diversas piadas de duplo sentido.

Imagem de capa do item

X-Men

Adaptando as HQs da Marvel, essa animação foi responsável por inserir os Mutantes dos X-Men na vida de muita gente. Sendo produzida de 1992 até 1997, durou cinco temporadas, adaptando diversos personagens dos quadrinhos com carinho e cativando toda uma legião de fãs. O desenho dos Mutantes é lembrado por muitos com carinho até os dias de hoje.

Imagem de capa do item

Os Gárgulas

Essa aqui exala a atmosfera dos anos 90. Os Gárgulas foi uma animação da Disney, voltada um pouco para o público adulto, assumindo ares mais sombrios e flertando com a estética gótica.

A animação foi um dos projetos mais ambiciosos da Disney na época, conquistando uma legião de fãs que pressionaram a empresa para mais episódios após seu cancelamento. Depois de tanta insistência, Gárgulas migrou para as páginas da Marvel, onde a história dos vigilantes soturnos que de dia eram estátuas e, de noite criaturas vigilantes, continuou.

Imagem de capa do item

Rugrats - Os Anjinhos

Mais uma da Nickelodeon, essa aqui é uma das maiores da emissora, sendo um enorme gatilho de nostalgia para qualquer criança dos anos 90.

Aqui, acompanhamos diversos bebês que conseguem se comunicar em uma linguagem incompreensível para adultos, vivendo diversas situações inusitadas que ganham toda uma camada extra de entretenimento graças à imaginação das crianças.

Imagem de capa do item

Darkwing Duck

Eu sou o terror que voa na noite, eu sou Darkwing Duck!

Recheado de referências aos quadrinhos de heróis, Darkwing Duck era outra excelente animação da Disney. Nela, acompanhávamos as aventuras do herói titular, assim como as consequências de sua vida dupla.

Na trama, o pato da noite enfrentava diversos vilões usando suas criativas bugigangas, superando as adversidades com muita astúcia e um pouco de sorte.

Imagem de capa do item

Tiny Toons

Produzido pela Warner em parceria com a Amblin (estúdio de Steven Spielberg), Tiny Toons acompanha jovens da Looniversidade Acme que buscam ser a próxima geração de Looney Tunes. Diversos personagens memoráveis saíram daqui, como Perninha, Felícia, Roy Corrói e Presuntinho.

Imagem de capa do item

Ren & Stimpy

Mais um da Nickelodeon na lista, Ren & Stimpy foi alvo de algumas polêmicas na época: embora possa parecer um desenho inofensivo na superfície, as aventuras do chihuahua neurótico e do gato desajeitado serviam como conduíte para diversas insinuações sexuais, humor negro e piadas de cunho mais adulto, sem falar na violência.

Apesar das controvérsias, era impossível não dar algumas risadas com Ren e Stimpy.

Imagem de capa do item

Doug

Clássico dos clássicos, Doug começou na Nickelodeon, sendo depois comprado pela Disney. O desenho se tornou extremamente popular, exibindo o protagonista Doug junto de uma galeria de personagens intrigantes, como o cachorro Costelinha e Patti Mayonnaise.

A animação também referenciava as histórias em quadrinhos, como se esquecer do icônico Homem Codorna?

Imagem de capa do item

Animaniacs

Mais um clássico do estúdio de Spielberg, o desenho apresentava a loucura dos três irmãos Warner, Yakko, Wakko e Dot. A história da animação era repleta de referências ao mundo do cinema, com episódios estruturados por quadros e esquetes.

Imagem de capa do item

Batman: A Série Animada

Eis aqui o clássico desenho do Morcego que uniu todas as tribos: a criançada e os marmanjos, toda uma geração foi cativada pelo desenho de Bruce Timm.

O estilo visual era chamativo e casava com a proposta do personagem, a animação possuía ares mais adultos e explorou com muito respeito a mitologia do personagem, entregando um dos momentos mais icônicos do personagem na televisão.