Capa da Publicação

10 animações da Disney que merecem uma continuação!

Por Gus Fiaux

Na era em que estamos vivendo, a Disney – que sempre apostou em animações originais – se rendeu ao universo das continuações e sequências. No início desse ano tivemos WiFi Ralph, e no começo do próximo, será a vez de Frozen II chegar aos cinemas, apresentando mais uma aventura para Elsa e Anna.

No entanto, no repertório de filmes da Walt Disney Animation Studios, o que não falta são projetos excepcionais que poderiam render uma franquia incrível. E é com isso em mente que separamos 10 animações que merecem uma sequência. Para essa lista, no entanto, não estamos contando filmes da Pixar e estamos desconsiderando sequências lançadas direto para DVD.

Créditos: Disney

Imagem de capa do item

A Espada Era a Lei

Os contos do Rei Artur já foram revisitados diversas vezes, no cinema, na televisão, na literatura e em todas as outras mídias possíveis. Mas é difícil encontrar uma representação tão divertida quanto A Espada Era a Lei, filme que narra as primeiras aventuras de Artur (antes de ser rei) ao lado de Merlin.

Por mais que a animação não seja lá muito fiel às lendas arturianas, ela definitivamente chamou a atenção dos fãs pelo Merlin azucrinado e pela magnífica Madame Min. Com tantos filmes mequetrefes sendo produzidos sobre essa figura folclórica, seria interessante ver uma sequência focada em um Artur mais adulto.

Imagem de capa do item

Bernardo e Bianca

Considerando todas as animações da Disney, nenhuma é tão apta a ter continuações quanto Bernardo e Bianca - tanto é que já teve uma, em 1990, intitulada Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus. Basicamente, os dois são ratinhos aventureiros que viajam pelo mundo salvando crianças em perigo.

Populares e queridos pelo público, eles bem que poderiam retornar para mais uma aventura contemporânea, salvando algum amigo em risco. E agora, na era do 3D para a Disney, o estúdio poderia apostar em um filme com animação tradicional, para matar a saudade dos fãs da velha guarda de clássicos.

Imagem de capa do item

O Caldeirão Mágico

Por mais que esse item represente o desejo de muitos fãs, isso nunca vai acontecer - por um motivo deveras simples: O Caldeirão Mágico foi um dos maiores fracassos comerciais da história da Disney, tendo passado por cortes absurdos por ter sido considerado um filme extremamente sombrio para a época.

Hoje em dia, o clima do filme não seria um problema - e é por isso que adoraríamos ver a continuação da saga baseada n'As Crônicas de Prydain. Ainda há muitas histórias a serem contadas aqui e os personagens são simplesmente apaixonantes. O mínimo que o estúdio poderia fazer era um remake em live-action.

Imagem de capa do item

Hércules

Dentre os sucessos da década de 90, poucos são tão memoráveis como Hércules. O filme é extremamente divertido e até conta bem a história do semideus grego, apesar de não se manter nem um pouco fiel à mitologia clássica. Ainda assim, é um longa divertido que marcou pelo seu visual único e por suas canções viciantes.

E considerando que a mitologia grega é um vasto reino a ser explorado, seria fantástico ver uma nova versão de Hércules, apresentando novos personagens e novas divindades - e quem sabe, até mesmo encontrando outros panteões. Quem imaginaria, por exemplo, Hércules brigando com Thor ou andando por aí com .

Imagem de capa do item

Planeta do Tesouro

Nos anos 2000, a Disney passou por aquela que é chamada de "Fase Experimental", onde pôde fazer filmes ainda mais viajados e brincar com diversas técnicas de animação. Daí, saíram alguns filmes estranhos, mas também nasceram verdadeiras pérolas subestimadas - como é o caso de Planeta do Tesouro.

Com uma construção de mundo que coloca toda a franquia Piratas do Caribe no chinelo, o longa é inspirado vagamente em A Ilha do Tesouro, de R.L. Stevenson, mas tem toda uma pegada cósmica. Com a evolução do 3D, seria sensacional ver um filme usando toda essa técnica para criar uma sequência ainda mais colossal e emocionante.

Imagem de capa do item

A Família do Futuro

Outro fruto bem-sucedido da "Fase Experimental" foi A Família do Futuro, longa que envolve viagem no tempo, futuros distópicos, um chapéu-coco do mal e uma família bem insana. O longa conquistou uma legião fiel de fãs, por mais que hoje em dia tenha caído no ostracismo - mas ainda assim, uma sequência seria bem-vinda.

Isso porque as aventuras de Lewis/Cornelius poderiam render várias sequências - especialmente ao lado de seu filho, Wilbur Robinson. Com isso, dava para explorar mais futuros alternativos e brincar com mais viagem no tempo, enquanto a família ganhava mais destaque e tínhamos uma melhoria no visual do longa.

Imagem de capa do item

Enrolados

Se Frozen II pode indicar alguma coisa é que até mesmo as princesas podem ter novas aventuras no cinema, nessa nova fase da Disney. E, quando pensamos nos últimos anos, outro longa de princesa que fez muitos fãs ficarem apaixonados foi Enrolados, que conta a clássica história da Rapunzel, mas com várias mudanças.

O filme é divertido e engraçado, mas termina com a princesa perdendo seu dom mais marcante - o cabelo. Ainda assim, adoraríamos vê-la ao lado de Flynn Rider (ou melhor, José Bezerra), partindo para novas aventuras e descobrindo novos mundos. Só esperamos que, dessa vez, o príncipe não seja dublado pelo Luciano Huck no Brasil...

Imagem de capa do item

Operação Big Hero

Filmes de super-heróis nunca estiveram tão em alta, e esse é um fato bem nítido. Há poucos anos, o estúdio animado lançava sua própria empreitada, baseada em uma linha de quadrinhos bem obscuros da Marvel Comics. Operação Big Hero ganhou os corações de todos os públicos, principalmente por conta do fofíssimo Baymax.

Por mais que o longa esteja ganhando uma sequência através de uma série televisiva, admitimos que ainda gostaríamos de ver um novo filme, trazendo Hiro Hamada de volta, ao lado de seus amigos heroicos e do grandalhão amigável. Isso poderia expandir ainda mais o universo de São Fransokyo, apresentando novos vilões e ameaças.

Imagem de capa do item

Zootopia

Chegando aos cinemas em 2016, Zootopia surgiu de surpresa, chutando o pau da barraca e apresentando uma história cheia de metáforas a respeito de preconceito, respeito e guerra de classes. É um filme que se destacou, chegando a levar o Oscar de Melhor Animação no ano seguinte ao seu lançamento.

O que mais impressiona aqui é a construção de mundo, já que esse universo e colocado de uma maneira graciosa e cheia de detalhes quase imperceptíveis nas telas. E a Disney bem que poderia fazer uma sequência, criando uma "franquia policial" com Judy Hopps e Nick Wilde, os dois detetives vivendo na cidade de Zootopia.

Imagem de capa do item

Moana

O último filme original lançado pela Disney, Moana também é uma baita história gostosinha de se ver, com momentos emocionantes e uma animação impecável. O longa apresenta essa princesa bem diferente dos padrões, que viaja pelo oceano para salvar sua ilha de uma maldição antiga, ao lado do semideus Maui.

Como o subtítulo nacional do filme sugere, a história é apta para um "mar de aventuras", e retornar para junto dessa heroína seria um baita presente para os fãs - e de todos na lista, é uma das sequências mais prováveis de acontecer, dado o sucesso comercial do longa. Assim, poderemos ver o quão longe Moana irá.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux