10 celebridades que jogam RPG de mesa e você não sabia

Capa da Publicação

10 celebridades que jogam RPG de mesa e você não sabia

Por Evandro Lira

O RPG está na moda! Se no passado essa modalidade de jogo era coisa de “nerd”, atualmente há uma gama de pessoas, de todas as idades e estilos de vida, que encontraram no jogo um passatempo divertido. 

Há, inclusive, um número impressionante de estrelas de Hollywood que já declararam sua paixão pelo RPG de mesa, e nessa lista você vai conhecer algumas delas:

Imagem de capa do item

Jon Favreau

O ator e diretor Jon Favreau revelou que, enquanto crescia, um de seus maiores passatempos era jogar o game de alta fantasia Dungeons & Dragons, que nos Estados Unidos é praticamente sinônimo de RPG.

“Foi uma preparação muito boa para ser cineasta”, comentou o diretor por trás de Homem de Ferro, Mogli e The Mandalorian. "Me ajudou a construir mundos para fazer um filme de super-herói ou lidar com CGI no cinema. Me trouxe forte experiência em imaginação, narrativa, e compreensão de como criar um tom e um senso de equilíbrio.”

Imagem de capa do item

Drew Barrymore

Em 2016, o portal The Hollywood Reporter fez uma grande matéria sobre Dungeons & Dragons, um dos RPG de mesa mais famosos do mundo. Nela, ao citar algumas das figuras notáveis que são adeptos do jogo, o nome da atriz Drew Barrymore foi um dos que mais chamou atenção.

Barrymore é uma das celebridades mais famosas de Hollywood, tendo atuado em filmes como Pânico, Como Se Fosse a Primeira Vez e As Panteras.

Imagem de capa do item

Joseph Gordon-Levitt

"Esses jogos realmente impactaram todas as minhas sensibilidades criativas", admitiu Joseph Gordon-Levitt em uma entrevista.

O ator de A Origem, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e do recente Power, da Netflix, contou que durante muito tempo ele foi um jogador assíduo de Dungeons & Dragons, e que isso o levou a começar a jogar o card game Magic: The Gathering, jogo do qual ele é muito fã, conciliando a paixão pelos dois jogos.

Imagem de capa do item

Vin Diesel

Se você quer saber qual o nível da paixão de Vin Diesel pelo jogo Dungeons & Dragons, aqui vai: o astro escreveu o prefácio do livro 30 Years of Adventure: A Celebration of Dungeons & Dragons. A obra de 2004 faz um apanhado dos bastidores do jogo de RPG que se tornou um marco na década de 80.

“Jogar D&D foi um campo de treinamento para nossa imaginação e uma oportunidade de explorar nossas próprias identidades”, escreveu Diesel. “Comecei a atuar quando tinha sete anos e este jogo foi um exercício constante no desenvolvimento de vozes e personagens."

Terry Crews

Mais uma prova de que o RPG de mesa é uma febre em Hollywood é o fato de existir um programa que convida celebridades para jogarem partidas de Dungeons & Dragons. Em um dos episódios, o ator e ex-jogador de futebol americano, Terry Crews, se mostrou um verdadeiro monstro no jogo.

Crews (Todo Mundo Odeia o Chris, As Branquelas, BB99) participou do CelebriD&D, no YouTube, em um episódio passado no universo de World of Warcraft, onde ele interpretou Thodak, o Ferreiro. Se quiser assistir ao vídeo, clique no player acima.

Imagem de capa do item

Matt Damon

Matt Damon, astro de filmes como Gênio Indomável e Perdido em Marte, já declarou que ele e seu melhor amigo, o também ator Ben Affleck, aprenderam a jogar Dungeons & Dragons com Kevin Smith, no set de um filme que os três participaram.

Durante uma entrevista na TV australiana, Damon contou que ele e Affleck pretendiam disputar para ver quem interpretaria "o elfo elegante que usa magia" na próxima vez que eles decidissem jogar.

Imagem de capa do item

Dwayne Johnson

The Rock é fascinado por jogos no geral. O cara ama videogames e jogos de tabuleiros de todos os tipos, o que, é claro, o levou ao próximo passo: jogar RPG.

O astro de Jumanji já declarou que se aventura pelo D&D de vez em quando, mas admitiu que ainda se dá melhor com jogos tradicionais.

Imagem de capa do item

Kumail Nanjiani

Kumail Nanjiani, de filmes como Doentes de Amor e do futuro Os Eternos da Marvel, tem um grupo especial com quem ele joga RPG frequentemente, entre eles estão os também famosos Dan Harmon (co-criador de Rick e Morty), Aubrey Plaza (Legion) e Paul F. Tompkins (BoJack Horseman). Quem confirmou o fato foi o The Hollywood Reporter.

Imagem de capa do item

Deborah Ann Woll

Conhecida pelo seu papel em Demolidor e True Blood, Deborah Ann Woll é uma das celebridades mais apaixonadas por RPG da qual se tem registro. Ela começou a jogar por volta de 2011, quando foi apresentada a D&D por seu empresário. Hoje, ela afirma com todas as letras que descobrir o RPG foi algo que mudou sua vida.

Woll é tão fã de Dungeons & Dragons que ela não acredita que possa haver um filme que capture tão bem a essência e a experiência do jogo: “As aventuras que tive em Dungeons & Dragons sempre serão mais emocionantes do que qualquer coisa que eles possam colocar em uma tela”, diz ela, “porque era eu ali, eu vivi aquilo, e foi espontâneo. Isso sempre será mais emocionante.”

Imagem de capa do item

Joe Manganiello

O astro Joe Manganiello (Magic Mike, Liga da Justiça, True Blood) é um dos maiores entusiastas de RPG em Hollywood. O cara chegou a publicar um artigo na NBC News onde falou sobre como, durante anos, ele desempenhou o papel de disseminar a cultura do RPG quando ainda não era algo “cool”.

Manganiello também lançou sua própria linha de roupas inspirada no tema em 2019 e, de acordo com a sua esposa, Sofia Vergara, o ator tem um porão decorado como a masmorra. Ele já chegou declarar, inclusive, que jogar RPG foi fundamental para seu desenvolvimento como artista.