Adria Arjona fala sobre o impacto de Bix Caleen em Andor

Capa da Publicação

Adria Arjona fala sobre o impacto de Bix Caleen em Andor

Por Daniella Cadavez

A segunda temporada de Andor se aproxima de seu arco final, aprofundando ainda mais os caminhos que levaram aos eventos de Rogue One: Uma História Star Wars. A série não apenas mostra a construção da Rebelião, mas também mergulha em temas densos — como opressão, sacrifício e diferentes formas de resistência — especialmente entre suas personagens femininas.

Ao longo da trama, figuras como Mon Mothma, Vel Sartha e Kleya Marki mostram que o confronto contra o Império acontece em várias frentes. Mas é em Bix Caleen, interpretada por Adria Arjona, que encontramos uma das presenças mais marcantes. Como disse Diego Luna, que vive Cassian Andor: “Não há Cassian sem Bix.” Assim como não há Rogue One sem a história entrelaçada dos dois.

Tivemos a oportunidade de conversar com Adria Arjona sobre a jornada de Bix, os desafios por trás da personagem e o impacto emocional dessa segunda temporada.

LH: Como mulher, eu tenho que começar a falar sobre mulheres em Andor. Há muitos personagens de gênero fortes e a Bix é definitivamente uma delas. Como você encontrou o equilíbrio entre  vulnerabilidade e coragem ao construir a personagem nessa temporada?

Adria: Eu sou uma mulher. Eu nasci com vulnerabilidade e coragem! Todas nós nascemos… Eu acho que essa temporada foi mais sobre reconstruir Bix e construir essa relação o Cassian. E eu acho que parte desse processo foi poder dizer que “não estou fazendo isso muito bem” e pedir ajuda. E é algo que eu aprendi sobre a personagem.

Bix passa por tantas coisas nesta temporada e tem que tomar algumas decisões realmente difíceis. Mas a coisa mais linda é que ela faz isso junto com Cassian e dentro de si mesmos eles encontram os seus lugares. E essa foi provavelmente uma das minhas partes favoritas, porque ela passou por tantas coisas quando esteve sozinha…

Ela está lidando com todos esses demônios graças ao Dr. Gorst. E sim, essa parte da interpretação  dela foi incrivelmente desafiante.

LH: Exatamente, Bix  passa por muitas coisas na segunda temporada também… Ela nos mostra que violência e o abuso podem vir de diferentes maneiras. Mas também que a resistência pode aparecer de uma forma quieta e dolorosa. Você acha que um personagem como Bix pode colocar uma luz nesta resistência feminina que é muitas vezes ignorada ou subestimada?

Adria: Sim, eu acho que o abuso de poder acontece em todo lugar, em todos os lados deste mundo. E eu acho que é importante que Tony (Gilroy) mostre que também acontece em uma galáxia longe de nós. Isso é tão real.

E foi muito emocionante interpretar essa cena para mim [referindo-se ao terceiro episódio]. E foi muito empoderador de tantas maneiras… Sim, eu acho que é incrivelmente importante que Tony Gilroy vá lá e mostre isso.

LH: Sim, essa cena específica do episódio 3 foi realmente poderosa e significativa para nós, mulheres.

Adria: Foi muito significativa para mim ir lá e realmente dizer essas palavras, especialmente essa última linha. Em alto em bom som.

LH: Eu prometo que não vou dar spoilers, mas tenho que mencionar sua última cena na série. Eu terminei chorando e não estava esperando isso….Qual foi a sua reação quando você leu o roteiro desse episódio?

Adria: Eu sabia que ia acontecer. Tony (Gilroy) me disse bem antes… Então eu tive que guardar este segredo por anos…

Tony não acredita que manter a informação é poder. Ele nos dá tudo que pode para começarmos a pensar sobre isso. Então eu sabia por muito tempo.

Mas quando eu li, definitivamente, me levou a chorar também. Foi realmente surpreendente, cheio de esperança. Especialmente depois dos eventos de Rogue One.

Eu acho interessante reassistir a Rogue One depois do final de Andor, porque faz cada pequena decisão e cada pequeno momento em Rogue One agora serão cheios de significados. Isso muda o significado do final de Rogue One, de certa forma.

Os três episódios finais da segunda temporada de Andor vão ar nesta terça-feira, dia 13/05, no Disney+