X-Men ’97: Ator comenta críticas sobre Morfo ser um personagem não-binário

Capa da Publicação

X-Men ’97: Ator comenta críticas sobre Morfo ser um personagem não-binário

Por Melissa de Viveiros

X-Men ’97 trouxe de volta a animação da década de 1990 e, apesar de se manter fiel aos temas que sempre permearam a obra, a nova série se tornou alvo de críticas por parte do público. Um exemplo disso é o personagem Morfo, que foi apresentado mesmo antes da estreia do desenho como uma pessoa não-binária – mas as críticas não surpreenderam o ator que é a voz original do mutante na animação.

Em entrevista ao CBR, J.P. Karliak foi questionado se a reação negativa à não-binariedade do personagem havia o surpreendido. Em resposta, ele respondeu com um categórico “Não”, antes de falar mais sobre o motivo para isso.

“Sou um ativista queer. Tenho uma organização sem fins lucrativos que luta por representatividade queer. Também ajudei a fundar uma organização para registro de eleitores. Sei o que está acontecendo no mundo, principalmente politicamente, então não, não me surpreendeu nem um pouco,” ele afirmou e riu. “Acho que o que mais me deixou feliz foi a forte reação contrária a isso, com as pessoas dizendo ‘Você já assistiu X-Men? Você entende por que eles foram criados e sobre o que essa história é? Você se esqueceu disso?’ Foi reconfortante.”

Morfo.

O ator também falou sobre o fato de Morfo ser uma pessoa não-binária, explicando que a série nunca usaria o termo por não ser algo difundido nos anos 90. Questionado sobre o fato de pronomes masculinos serem usados para o personagem, Karliak afirmou que a linguagem neutra “ainda não era um conceito” que existia na época.

X-Men ’97 está disponível no Disney+.

Veja também: