What If…? – Criadores explicam por que não puderam incluir personagens de X-Men na série

Capa da Publicação

What If…? – Criadores explicam por que não puderam incluir personagens de X-Men na série

Por Gus Fiaux

Desde que foi lançada, What If…? se tornou uma das obras mais intrigantes do MCU – não só por ser a primeira produção animada da franquia, mas também por abordar mais a fundo o conceito de Multiverso, nos apresentando diferentes realidades alternativas e versões “diferenciadas” de coisas que aconteceram no “universo principal” da Casa das Ideias.

Ainda assim, muitos fãs se questionam sobre as limitações da série – como, por exemplo, o fato de que nenhum X-Men ainda foi apresentado, ainda que já tenhamos a confirmação de que mutantes existem por aí, seja na Terra-616 ou em outras realidades.

Os criadores do desenho, A.C. Bradley Bryan Andrews comentaram sobre isso em entrevista ao Comic Book, e disseram que a ordem foi dada pela própria Marvel. De acordo com Andrews:

“Eles não estavam disponíveis. Eles [a Marvel Studios] disseram: ‘Vamos primeiro colocá-los em live-action e depois vocês poderão usá-los’. E então pensamos: ‘Ah, cara!’ Teríamos amado brincar com todos os brinquedos, mas há limitações.”

Vale lembrar que a Disney adquiriu a Fox em 2019, concluindo um processo desenvolvido ao longo de meses. Desde aquele período, o estúdio já poderia usar os X-Men em seus filmes, mas optaram por esperar e planejar uma baita introdução para os Filhos do Átomo.

Deadpool 3, que estreia ainda neste ano, será um grande pontapé para os X-Men no Universo Cinematográfico da Marvel.

De acordo com Bradley, isso acabou impactando diretamente outras ideias. Por exemplo, ela explica que já tinham imaginado em colocar Sam Wilson como Capitão América, mas graças a algumas questões nos bastidores, essa trama teve que ser descartada:

“Foi por isso também que não pudemos usar o Sam Wilson como Capitão América, porque nós não sabíamos quando ele iria fazer sua estreia. Estávamos já escrevendo a segunda temporada, e a primeira de ‘Falcão e o Soldado Invernal’ já estava sendo gravada, interrompeu as gravações, os roteiros foram reescritos por outros motivos, e nós ficamos… não sabemos nem quando tudo isso vai ao ar, então não podíamos tocar porque não tínhamos a permissão para introduzir… faz um certo sentido. Deixe o personagem aparecer em live-action e então ele poderá brincar no Multiverso.”

Embora seu primeiro ano tenha recebido avaliações mistas por parte dos fãs, What If…? parece ter retornado com força total em sua segunda temporada, dando o que falar em termos de animação e enredo. Esperamos que o 3º ano da série consiga manter essa qualidade – e, com sorte, apresentar um ou outro mutante aqui e acolá.

As duas temporadas de What If…? estão disponíveis no Disney+, e uma terceira já está a caminho.

Abaixo, confira também: