Você sabia? Seu cérebro pode ter uma área dedicada apenas a Pokémon

Capa da Publicação

Você sabia? Seu cérebro pode ter uma área dedicada apenas a Pokémon

Por Gabriel Mattos

Não consegue parar de pensar em Pokémon? A ciência indica que pode ter um motivo muito forte para isso. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford aponta que fãs veteranos da franquia podem ter uma parte do cérebro dedicada a lembrar os nomes dos Pokémon.

De acordo com um relatório divulgado na revista Nature, o mais importante veículo de ciências naturais, uma parte específica do cérebro humano, conectada à visão central, pode ter sido reorganizada na cabeça de quem acompanhou Pokémon na infância.

O estudo comparou a resposta cerebral de onze adultos que cresceram jogando os games da Nintendo no GameBoy, quando tinham entre 5 e 8 anos, e outros onze adultos de idade similar que não tiveram essa experiência. Ambos os grupos foram expostos a imagens diversas, desde carros até Pokémon, e entre os jogadores veteranos a mesma área do cérebro respondeu aos monstrinhos: o córtex visual central.

A área do Cérebro dedicada a Pokémon

A descoberta é importante por demonstrar que é possível estimar a região exata do cérebro que vai responder a um estímulo muito específico da visão na infância, chamado pelos cientistas de excentricidade retinal. Como a tela dos GameBoy era bem pequena e os Pokémon tinham aproximadamente o mesmo tamanho, os jogadores passavam muito tempo encarando exatamente a mesma área de 16 pixels, recebendo estímulos de diferentes Pokémon. E o cérebro aprendeu a reconhecer isso. Quem acompanhou Pokémon somente na infância não passou pela mesma experiência.

De acordo com Jesse Gomez, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a descoberta pode ajudar a descobrir a origem de transtornos relacionados a problemas de reconhecimento e com a visão, como é o caso da dislexia e da prosopagnosia. Quem diria que Pokémon poderia ajudar tanto a humanidade, não é?

Leia também: