Roteiristas do Canadá aprovam estado de greve, entenda

Capa da Publicação

Roteiristas do Canadá aprovam estado de greve, entenda

Por Gus Fiaux

No ano passado, Hollywood parou graças à greve coletiva dos atores e roteiristas norte-americanos, que buscavam por melhores compensações por seus serviços e proteção contra o uso de IA pelos estúdios. Agora, chegou a vez do Sindicato de Roteiristas do Canadá votar a favor do início de uma greve.

De acordo com o Deadline, a “maioria esmagadora” do sindicato votou a favor do começo de uma greve. Ao todo, o sindicato conseguiu 96,5% dos votos a favor da greve. A diretora executiva do sindicato, Victoria Shen, explicou o que isso representa para a categoria:

“Esse voto de autorização da greve, o primeiro nos 33 anos de história do Sindicato, representa um momento fundamental para roteiristas canadenses. Mostra o comprometimento de nossos membros em assegurar uma compensação justa e proteções significativas contra a IA em uma indústria que está sempre mudando. E embora um forte voto a favor da greve não signifique necessariamente que entraremos em greve, isso diz aos produtores que estamos prontos para nos defender, se necessário. Nós continuamos comprometidos em negociar um acordo justo para nossos membros.”

A votação é resultado de meses de negociações frustradas entre o Sindicato dos Roteiristas do Canadá e a Associação de Produtores Audiovisuais do Canadá, o que soa bem familiar se compararmos com os desentendimentos entre os roteiristas e atores estadunidenses com a Associação de Produtores do Cinema e da TV da América.

No ano passado, o Sindicato de Roteiristas do Canadá demonstrou apoio ao WGA e ao SAG em suas respectivas greves.

Em resposta, Sean Porter, o vice-presidente do CMPA (Associação dos Produtores) demonstrou comprometimento com a causa dos roteiristas, e disse estar interessado em resolver a questão com muita celeridade:

“O CMPA continua na mesa e está comprometido em negociar um acordo com o WGC. Produtores canadenses valorizam o trabalho dos roteiristas canadenses e sinceramente acreditam que projetos futuros do Canadá devem ser escritos por humanos, não por algoritmos de IA. Acreditamos que uma greve trabalhista seria extremamente prejudicial para o setor de produção doméstico de filmes e televisão, e estamos focados em concluir as negociações com sucesso.”

Como dito anteriormente, o voto favorável à greve não significa necessariamente que a greve deve acontecer, apenas que o Sindicato já está pronto para paralisar suas atividades caso um novo acordo não seja estabelecido.

Abaixo, veja também: