Review: Tekken 8 eleva a franquia as alturas com suas lutas rápidas e dinâmicas

Capa da Publicação

Review: Tekken 8 eleva a franquia as alturas com suas lutas rápidas e dinâmicas

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Entre as franquias mais populares de jogos de luta temos Tekken como o único em 3D que se mantém relevante, tanto no lado competitivo quanto no casual. O sétimo jogo trouxe uma nova vida para a franquia, com um modo história interessante e uma variedade de personagens de outras produções, como Negan de The Walking Dead ou Akuma de Street Fighter.

Quase 10 anos depois do lançamento de Tekken 7 a franquia retorna prometendo dar um ponto final no conflito de Jin Kazama e Kazuya Mishima em um dos jogos de luta mais robustos dos últimos anos.

Ficha Técnica

Título: Tekken 8

 

Desenvolvedora: Bandai Namco

 

Distribuidora: Bandai Namco

 

Plataforma: Xbox Series S/X, PlayStation 5 e PC

 

Lançamento: 26 de janeiro

 

Gênero: Luta

Decida o destino do mundo no soco

Jin e seus aliados precisam impedir que Kazuya destrua o mundo

A história de Tekken por muitos anos era um pouco confusa e motivo de piadas, principalmente com o fato de que Kazuya e Heihachi estavam constantemente se jogando no vulcão e de alguma forma voltando com vida. O sétimo jogo tornava a história mais concisa, com as inspirações no modo história de Mortal Kombat e dava a impressão de um início do fim, que foi confirmado com o anúncio do 8.

Depois de termos um jogo que trazia o maior foco em Heihachi, voltamos a ter Jin Kazama, introduzido no terceiro jogo, como o protagonista novamente. Jin é um personagem que passou por muitas mudanças e escolhas ruins ao longo dos anos como uma tentativa de transformá-lo em um vilão, o que acabou entregando um divertido arco de redenção para ele na nova campanha.

Tekken 8 se inicia 6 meses após o fim do anterior e traz Jin enfrentando Kazuya e sendo derrotado e com isso também perdendo parte de seus poderes demoníacos, por estar atormentado pelo seu passado. Com aparentemente todas as pedras fora de seu caminho, o vilão então abre um novo torneio Iron Fist, onde desta vez os lutadores vão batalhar pelo destino de seu país, que sofrerá com a derrota.

Com a simples premissa a história consegue aprimorar a estrutura criada por Mortal Kombat 9 e mostra que menos é mais. O modo história principal não é longo e na maior parte do tempo o jogador está no controle somente de Jin, em sua jornada de redenção. Tekken tem uma variedade gigantesca de personagens, em seu lançamento o 8 traz 32 e nem todos eles são personagens que importam na grande trama que está sendo contada e com isso tem somente breves momentos e não são jogáveis.

Com o foco nos personagens que são importantes naquele momento, a história consegue ser bem direta ao ponto e não passa a sensação de que certo capítulo foi feito só para aumentar a duração do jogo. Assim como em Mortal Kombat, Tekken é extremamente cinematográfico e se assemelha muitas vezes a um anime shounen, com a relação do protagonista com seu rival, sua busca por poder e a enquanto resiste a tentação de seu lado mal e uma batalha final que pode ser facilmente comparada com Naruto vs Sasuke, com transformações e socos bem dados.

Mas, apesar do jogador passar um bom tempo assistindo o desenrolar dos conflitos, Tekken entende que é importante que o jogador tenha agência, então em boa parte das lutas temos mudanças da ação para o vídeo no meio dos confrontos, o que traz um peso a mais na batalha que está acontecendo e de tempos em tempos temos uns pequenos Quick Time Events que fazem sua função de manter o jogador com o controle em mãos a todo momento. E não só isso, o jogo traz momentos únicos que mudam um pouco as regras de como a luta funciona e até mesmo um capítulo que retoma algumas ideias de jogos antigos da franquia como Tekken 5.

Nada disso funcionaria com tanto primor se não fosse seus aspectos visuais e sonoros. Os cenários do jogo são impressionantes, com muita cor e uma ótima variedade e os golpes especiais são deslumbrantes, mostrando a personalidade de cada personagem. Por outro lado, os efeitos sonoros dão o peso necessário para cada soco e chute bem dado ou uma defesa bem realizada e assim como os jogos anteriores a trilha sonora segue sendo empolgante e recebem um toque especial no modo história, com direito a algumas músicas marcantes do passado.

Mas além da história principal, existem os episódios de personagens que mostram uma história alternativa onde cada um dos personagens se torna campeão do torneio Iron Fist e um pequeno vídeo na maior parte das vezes bem divertido. Ele funciona como um modo Arcade convencional e é uma boa distração, mas nada muito bem elaborado como o modo história principal.

Uma experiência para casuais e fãs da franquia

Jogo tenta tornar a experiência de novos jogadores bem menos frustrante

Tekken é muitas vezes considerado um dos jogos de luta mais difíceis de se aprender se comparado a outras produções que tem muito destaque, seja pelo fato de ser em 3D ou a quantidade de ataques únicos de cada personagem. Na oitava edição isso não mudou, mas tivemos uma grande adição para tornar as lutas ainda mais ágeis.

O sistema de Heat está disponível em todos os rounds e pode ser ativado somente uma vez em cada um. Ele dá acesso a novos golpes e formas de expandir ainda mais os seus combos, além de manter os golpes especiais de Rage que foram adicionados no jogo anterior. A nova mecânica torna cada acerto cada vez mais letal tornando possível terminar a luta em somente dois combos.

Mas apesar da dificuldade, o jogo tenta ao máximo fazer com que jogadores novos e pessoas que não podem ou não querem se aprofundar nas mecânicas tenham um boa experiência também. Atualmente os jogos de luta tem tentado trazer cada vez mais jogadores para suas produções, seja com modos de controle simplificado ou tutoriais mais robustos e Tekken 8 faz ambos.

Para quem quer aprender desde as coisas mais básicas sobre a movimentação até conseguir a fazer combos gigantes existe o modo Batalha Arcade. Nele o jogador cria um avatar e se aventura em arcades diferentes até conseguir chegar no principal campeonato de Tekken e se tornar o vencedor. Cada vez que o jogador chega em uma nova área ele é apresentado a um pequeno tutorial explicando algum aspecto do jogo, seja o sistema Heat, a movimentação ou formas de punir ataques inimigos. Após passar por ele o jogador embarca em algumas lutas contra a CPU onde é possível colocar em ação o que foi aprendido.

Para quem já tem contato com a franquia e já sabe um pouco mais do básico, o modo é extremamente descartável, já que a breve história contada é desinteressante e as lutas são bem fáceis. Mas, para quem está começando ou quem quer reforçar os conceitos das lutas é uma das melhores formas para se aprender, por saber entregar as muitas nuances do combate em pequenos pedaços, fazendo com que o jogador não fique sobrecarregado de informação, algo similar ao que foi feito no World Tour de Street Fighter 6.

Mas para quem só quer ver seu personagem favorito fazendo ataques implacáveis sem muito esforço ainda existe o Estilo Especial, que permite que o jogador realize combos inteiros apertando somente um ou dois botões do controle. O interessante do estilo é que ele pode ser trocado a qualquer momento durante a luta, tornando bem simples a experimentação.

Para os jogadores experientes também existem muitas formas de aprimorar suas habilidades. O sistema de Fantasma faz com que o jogo absorva a forma como você joga para criar uma CPU que simula seus padrões para que você e outros jogadores enfrentam, permitindo entender os seus erros e acertos.

Além disso, é possível enfrentar outros fantasmas, sejam os que já estão disponíveis no jogo ou então baixar algum de outra pessoa que você enfrentou para entender melhor o que você poderia ter feito diferente.

Uma outra forma de entender seus erros e acertos suas habilidades é pelo Replay e Dicas. Assim como todo jogo de luta é possível ver os replays de suas lutas, mas aqui o jogo para automaticamente em certos momentos do confronto para dar uma dica do que o jogador poderia ter feito diferente para punir seu oponente.

Junto disso, a qualquer momento é possível tomar controle de seu personagem para testar algumas outras possibilidades de forma instantânea, sendo uma das melhores ferramentas de treino adicionado em um jogo de luta nos últimos anos. A união dos tutoriais e as adições do replay e fantasma torna a experiência de aprender Tekken muito menos frustrante e um pouco mais linear.

Para quem gosta de customização, Tekken 8 é um prato cheio ainda melhor do que o anterior. Cada personagem tem uma infinidade de roupas e acessórios que pode ser adquirida com a moeda do jogo, adquirida em qualquer modo de jogo. Com a variedade de acessórios é possível fazer com que seu personagem fique completamente ridículo ou então fazer o cosplay de algum personagem, seja transformar a android Alisa na 2B de Nier Automata ou então Reina em Nobara de Jujutsu Kaisen (que compartilham a mesma dubladora), tudo depende da criatividade do jogador.

O sistema online passou por algumas melhorias em relação ao jogo anterior e as partidas estão bem mais estáveis em termos de conexão, mas no momento o jogo ainda está passando por alguns problemas que atrapalham a participação online, causando desconexões. Além disso, certos personagens apresentam alguns bugs que na maior parte do tempo incomodam somente jogadores mais competitivos, mas é esperado que sejam consertados em breve.

Tekken 8 é um jogo que oferece uma variedade ótima de conteúdos. O jogo conta com um modo história extremamente divertido que encerra um longo arco da franquia enquanto dá algumas deixas para o futuro, além de ferramentas para trazer novos jogadores para a franquia, consagrando mais uma vez Tekken como um dos jogos de luta de maior destaque, seja para o competitivo ou para o casual.
Nota: 10 de 10.

Confira também: