Review: MultiVersus retorna melhor que nunca de hiato perigoso

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Review: MultiVersus retorna melhor que nunca de hiato perigoso

Por Márcio Jangarélli

A batalha multiversal da Warner Games está de volta! MultiVersus, game de luta plataforma entre os personagens de todas as propriedades Warner Bros retorna em 28 de Maio (para PlayStation, Xbox e PC) depois do infame hiato ao encerramento de sua fase beta.

Graças a Warner, tivemos a chance de testar MultiVersus antes do lançamento oficial para entender se o tempo longe dos jogadores valeu a pena. Tivemos acesso ao modo Fenda e JxJ, visitamos a loja e Passe de Batalha e brincamos com os personagens mais improváveis; a experiência foi muito melhor do que o esperado.

Ficha Técnica

 

Título: MultiVersus

 

Data de lançamento: 28 de Maio de 2024

 

Desenvolvedora: Player First Games 

 

Plataforma: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC

 

Modo: Single player, Multiplayer

 

Gêneros: Luta em plataforma, Luta em equipe

 

Tradução PT/BR: Sim, dublagem e texto

Um futuro clássico, se permitido

Quando MultiVersus foi anunciado, lá em 2021, a recepção foi mista. O game é, obviamente, um competidor para o sensacional Super Smash Bros, da Nintendo, e muita gente não confiava na Warner para fazer o formato funcionar sem uma tonelada de microtransações. Por outro lado, as propriedades da empresa são lendárias e poderiam render um dos melhores games de luta de todos os tempos.

Meses depois, o beta do game foi divulgado (isso em 2022) e, para a surpresa de muitos, estava ótimo. A essência dos personagens foi capturada, o time escolhido para o teste era diverso e demonstrava o potencial titânico do jogo, o gameplay estava divertido, balanceado, viciante e tudo parecia excelente. No entanto, o beta continuou e, quando o hype já havia passado e se esperava o lançamento oficial, a Warner resolveu seguir por um caminho peculiar. Um ano com o beta no ar, o teste foi retirado de todas as plataformas, com promessas de lançar o jogo finalizado no ano seguinte.

Agora, em Maio de 2024, MultiVersus está pronto para ser lançado. Participamos dos testes do game e tivemos acesso a algumas das várias novidades prometidas para tornar a reestreia do título algo verdadeiramente novo e não só uma versão polida do que havia antes. E, mais uma vez, a Warner e a Player First Games acertaram em cheio, fazendo do jogo algo ainda mais divertido, com potencial grandioso.

É importante conhecer a história de MultiVersus para entender que a performance da versão final não é uma conquista boba. Isso poderia ter dado muito, muito errado – e ainda pode dar, já que existe certo rancor do público – mas, no fim das contas, o resultado é um game extremamente divertido, com chances de uma vida longa e marcante na comunidade, assim como seu competidor principal.

O maior acerto de MultiVersus é mergulhar de cabeça na insanidade da proposta. É ter Pernalonga e Superman, mas também Arya Stark e Jason no mesmo universo, lutando ou cooperando entre si, e isso funcionar, mesmo que pareça psicodelia pura. Basicamente, todos esses personagens foram cartunizados para além do que já eram, mas sem perder a essência. Isso torna toda a dinâmica super engraçada e viciante de se observar e experimentar.

Assim, tudo de positivo que já havia no beta foi polido e melhorado e a adição do modo Fenda é inteligente e bem-vinda. Este é o modo JxA (PvE) do game, onde você segue principalmente como single player, mas pode convidar outros jogadores para seu time se quiser. Aqui você avança por capítulos, cada um temático, e segue uma história própria, tentando salvar o multiverso Warner.

Essa é a maior adição da versão final e a melhor, visto que apela para outros tipos de jogador e abre espaço para inúmeras atualizações, crossovers com lançamentos Warner ou datas especiais e torna tudo mais interessante. São várias fases, cada uma com objetivos específicos para receber bônus de moedas no fim, níveis bônus com minigames no lugar de lutas e um chefão no fim. Há joias temáticas para potencializar seus personagens, caminhos divergentes e a aventura é toda dublada pelos protagonistas daquele capítulo.

Além disso, tivemos acesso à loja e ao Passe de Batalha de MultiVersus, algo que sempre causa alguma controvérsia, independente do projeto. Enquanto a loja ainda não estava finalizada, mas parecia ser o de praxe, o Passe de Batalha segue um caminho mais Fortnite, onde o game te dá maneiras de desbloqueá-lo sem pagar. Isso é um bom sinal, visto que o modo Fenda pode ser o suficiente para desbloquear o Passe e seus personagens favoritos, mas, como qualquer transação em live service, é algo que precisamos acompanhar a evolução de perto.

E, pelo que já foi mostrado do primeiro Passe de Batalha, o caminho pensado para o game parece muito interessante. Trazer, logo de cara, Jason Vorhees (que tivemos a chance de testar, um dos meus personagens favoritos até agora) e o Agente Smith, mostra que a Warner deve misturar seus heróis e vilões sem muitas limitações, tornando o futuro de MultiVersus imprevisível e fascinante.

No quesito gameplay, tudo foi aperfeiçoado da versão beta. Os personagens são muito únicos em seus estilos de luta, mesmo divididos em categorias específicas, e basicamente você precisa encontrar aquele mais em sintonia com seu tipo de gameplay. E, quando isso acontece, o game decola e você perde a noção de quanto tempo passou jogando. Pessoalmente, meus personagens favoritos são Tanques e eu fui humilhado todas as vezes com Magos; espero que você encontre o seu ideal mais rápido.

Mas mesmo na derrota, MultiVersus entretém. Os visuais do game são incríveis, ainda melhores do que no teste, seja nos personagens e todas as suas versões malucas, seja nos cenários icônicos, poderes e efeitos durante as batalhas. É o casamento perfeito entre a fonte original de cada propriedade com a estética do jogo, que faz tudo pertencer a um universo só.

E ainda que existam reclamações, por exemplo, da adição dos Guardas Banana de Hora da Aventura aos personagens jogáveis, acredito que essa é a verdadeira essência do título. Você precisa, sim, ter grandes nomes, do Superman ao Finn e o Salsicha, mas a graça real está em incluir aqueles nomes mais bizarros e engraçados no meio para ver como esses seres lutariam. 

Pessoalmente, eu quero ver esse game dando certo especificamente pela possibilidade de, um dia, ver mais personagens de Game of Thrones adicionados e poder, enfim, jogar com Cersei Lannister, atacando com vinho e fogovivo. Com as propriedades da Warner, você pode ter desde Pennywise, até Paul Atreides e além. Essa é a mágica desse tipo de jogo.

Portanto, sim, decisões questionáveis foram tomadas no passado, mas isso não fez de MultiVersus um game ruim. Na verdade, a versão final parece ser o grande acerto que a Warner Games vem buscando nos últimos anos. É aquele tipo de jogo que tem todo o potencial para se tornar icônico, isso se bem trabalhado.

 

Assim, para a Legião dos Heróis, MultiVersus leva nota 9. Brilhante, divertido, criativo e pronto para tomar o coração dos amantes de jogo de luta e de cada uma das franquias envolvidas.

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