[Review] Helldivers 2 é tão bom que gera congestionamento nos servidores

Capa da Publicação

[Review] Helldivers 2 é tão bom que gera congestionamento nos servidores

Por Márcio Jangarélli

Você está pronto para proteger a Superterra? Helldivers 2, novo shooter multiplayer da Arrowhead com a PlayStation, chegou no dia 8 de Fevereiro sem muito alarde, mas rapidamente se mostrando como uma experiência épica para qualquer jogador em busca de uma aventura caótica e divertida com a comunidade.

Graças à PlayStation, tivemos o prazer de testar o game para explicar melhor para vocês o porquê dessa missão patriótica ser arrebatadora para os corajosos que a abraçam. Pega sua capa e vamos comigo derrubar alguns insetos!

FICHA TÉCNICA

Título: Helldivers 2

 

Data de lançamento: 8 de Fevereiro de 2024

 

Desenvolvedora: Arrowhead Game Studio

 

Plataforma: PlayStation 5 e PC

 

Modo: Single player, multiplayer

 

Gêneros: Shooter em 3ª pessoa

 

Tradução PT/BR: Sim

MERGULHO PATRIÓTICO OBRIGATÓRIO

Shooters online para dizimar invasões alienígenas não é algo inédito. Inclusive, nem Helldivers em si é novo, já que a franquia começou lá em 2015, para PS3, PS4 e PS Vita. Mas Helldivers 2 é vai além, seja por seu gameplay viciante, humor bem executado, visuais incríveis ou por sua proposta simples e efetiva.

Desenvolvido pela Arrowhead Studio, Helldivers 2 é um shooter em terceira pessoa – algo consideravelmente raro hoje em dia – onde você se torna um soldado na luta contra a invasão de alienígenas insectóides à uma Terra futurista e americanizada. O jogo possui missões single player, mas seu potencial está em equipe, mergulhando pela atmosfera de planetas longínquos em busca de hordas de insetos para devastar ou ser devastado por.

O primeiro impacto do game é seu humor, logo na abertura. Helldivers é construído em cima da sátira do patriotismo americano, seu furor por guerra, armas e destruição. Sim, é um game crítico, mas que aposta mais na piada e no absurdo que esse idealismo gera, com soldados jovens, destemidos e descartáveis se enfiando em ninhos de monstros por alguma ideia turva de liberdade e superioridade. É como um encontro entre Fallout e American Dad; despretensioso, engraçado, violento e crítico.

Mas o que te ganha mesmo é a jogabilidade. Primeiro, ser um shooter em terceira pessoa e bem feito já é digno de aplausos. Além disso, a fluidez do jogo, a forma como o gameplay é extremamente fácil de compreender e as escolhas únicas que o título traz para o gênero, tudo contribui para que esse seja um jogo para marcar 2024 e além. Você só precisa do rápido tutorial inicial e já está pronto para o abate, mesmo com opções não tão óbvias como os pedidos de reabastecimento e bombardeio via combo de direcionais.

Pós-tutorial, você é colocado no seu hub para escolher missões e gerenciar visuais e equipamentos. Seu objetivo é conter o avanço da invasão em planetas ligados à Superterra, com múltiplas missões por planeta e atualização do avanço e recuo dos alienígenas em tempo real. Há lugares vazios, onde você pode descer sozinho ou em equipe, e há campos já ocupados por outros jogadores. Importante notar também que o game oferece vários níveis de dificuldade, desbloqueados conforme você segue. Vai de você como avançar na sua jornada de Helldiver, massacrando alienígenas, conquistando títulos, tesouros, fazendo amigos e crescendo nos rankings.

Nas missões, há vários cenários e situações para se explorar, seja matar todos os alienígenas daquele lugar ou só a criatura chefe, destruir ovos, ninhos, etc. Esses inimigos vem em massa e você conta com duas armas principais, granadas, curas e comandos especiais de estratégia, tudo selecionado antes da descida. É possível encontrar armas especiais em alguns lugares do cenário, junto de munição e outros extras, mas esses achados não são tão comuns como em outros games. Aqui você tem que aprender lidar com comandos de estratégia para recarregar armas e energia.

As estratégias foram minha parte favorita do gameplay. Com eles você pode pedir suprimentos, aliados e até um bombardeio da nave mãe. Basta você realizar uma sequência de combos com seu direcional – um combo à la jogos de luta, como Street Fighter ou Tekken, diferente para cada pedido – escolher um local de entrega e esperar. Isso adiciona camadas de estratégia ao game, tornando suas missões mais dinâmicas e complexas sem perder a fluidez do gameplay.

E se tudo der errado e seu personagem morrer? Bom, tem outro Helldiver para tomar o lugar dele! Confesso que ri mais do que deveria quando descobri que seu herói é 100% descartável. Isso não é um recurso infinito, claro: cada missão tem um número definido de Helldivers reservas, então funciona sim como uma ressurreição clássica. No entanto, a forma como isso foi feito importa, casa perfeitamente com o humor do game e estranhamente deixa o clima mais leve. É uma lição sobre apreciar a efemeridade da vida, acho.

Mas nem tudo são flores alienígenas. Helldivers 2 vem sofrendo do grande problema de sucesso instantâneo, com servidores congestionados deixando players barrados da aventura. Eu mesmo demorei para conseguir jogar e, ainda que a espera tenha valido à pena, não é lá das melhores experiências. Os desenvolvedores já afirmaram estarem trabalhando nisso com rapidez, mas, se você quiser jogar, é bom preparar seu estoque de paciência.

Por fim, é importante dar créditos também para os visuais, trilha sonora e designs, todos de primeira, pelas cutscenes hilárias e pelas escolhas tomadas pela Arrowhead para manter o game centrado, mesmo sendo um shooter live service. Os desenvolvedores afirmaram que o jogo nunca será pay-to-win e a loja do game mostra isso, focada principalmente em cosméticos e itens de temporada.

 

Atualmente, com a saturação do gênero e falta de criatividade das desenvolvedoras, é difícil um shooter conquistar o mercado dessa maneira. Helldivers 2 é uma ótima exceção, com seu humor ácido e gameplay energético, simples e viciante.

 

Portanto, Helldivers 2 leva nota 9 da Legião dos Heróis. Se você conseguir superar a fila para jogar, o que te espera é ouro.

Já jogou Helldivers 2? Não esqueça de comentar!

Veja também: