Primeiro Pokémon criado para a franquia não foi Pikachu, entenda

Capa da Publicação

Primeiro Pokémon criado para a franquia não foi Pikachu, entenda

Por Gabriel Mattos

A cada novo jogo, Pokémon acumula centenas de criaturas diversas, tornando cada vez mais difícil o sonho de completar a Pokédex. Mas você sabe qual foi o primeiro Pokémon desenhado por Ken Sugimori para o GameBoy? A resposta pode te surpreender.

Rascunhos iniciais de Capsule Monsters, o Pokémon

O artista japonês é principal responsável pelo design das criaturas de Pokémon Red e Green, os primeiros jogos da franquia. Mas quem imagina que ele começou a inventar estas criaturas pelo Pikachu está muito enganado. Ele nem foi o responsável por desenhar o roedor elétrico — o Pikachu foi criado por uma mulher, Atsuko Nishida, quando o desenvolvimento já estava avançado (via Pokémon).

O Bulbasauro, apesar de ser o primeiro Pokémon a constar na Pokédex, também não assume este cargo. Muito menos Mew, descrito como a origem da maioria dos Pokémon na mitologia da franquia. Na verdade, o primeiro Pokémon a ser criado por Ken Sugimori foi o Rhydon, criatura do tipo Pedra e Terrestre que evolui do Rhyhorn.

A versão final de Rhydon, no anime Pokémon

Por mais aleatório que pareça, Rhydon sintetiza bem as origens da franquia. No início, quando o projeto ainda se chamava Capsule Monsters, os rascunhos foram criados para que os monstros parecessem dinossauros, assim como Rhydon. A ideia de diversificar o design dos Pokémon só foi surgir depois (via Nintendo Japão).

Por ter surgido com tanta antecedência, Rhydon acabou sendo o primeiro Pokémon a ser programado nos dados do jogo e seu visual serviu de inspiração para diversas estátuas que aparecem nas primeiras gerações, especialmente na entrada dos Ginásios.

Rhydon tinha outras formas prévias e evoluídas nos planos iniciais de Pokémon

Outros rascunhos sugerem que, desde a primeira geração, Rhydon estava previsto para evoluir mais uma vez. Entretanto, a ideia acabou sendo descartada no desenvolvimento e o rinoceronte só foi ganhar uma forma suprema 10 anos depois, com a introdução do Rhyperior em Pokémon Diamond e Pearl.

O que você achou dessa história? Já imaginava que era o Rhydon? Não deixe de comentar!

Fique com: