Premonição: Protagonista do primeiro filme explica porque não retornou para sequência

Capa da Publicação

Premonição: Protagonista do primeiro filme explica porque não retornou para sequência

Por Gus Fiaux

Lançado em 2000, Premonição veio para inaugurar uma franquia bem sucedida do horror. No primeiro longa, nós acompanhamos vários personagens que, após fugirem de um acidente de avião, começam a ser perseguidos por uma força misteriosa, que pretende reinvidicar suas mortes.

O primeiro filme foi estrelado por Devon Sawa, astro canadense que atualmente tem 45 anos. Ele interpretou Alex Browning, um rapaz que, após ter uma premonição do acidente aéreo em questão, acaba sendo expulso do voo e vê sua vida sendo virada de cabeça para baixo pela morte.

No entanto, ao contrário de Ali Larter, Sawa não retornou para o segundo filme e nenhuma das continuações. Em uma entrevista recente ao Comic Book, o ator explicou o que aconteceu:

“Só não funcionou. Eu não… eu não era capaz de trabalhar [na época]. Então eu tirei um tempo da carreira. Meus agentes falaram com os produtores. Eles discutiram sobre [a franquia] seguir um caminho diferente. Talvez eu achasse na época que voltaria para um terceiro, mas então eu nunca… só não funcionou. Não houve nenhum ressentimento com ninguém. Eu vi cada um dos filmes, já que fui em algumas premieres. São ótimos filmes. Estou muito feliz por eles. Teo, que interpretou meu filho na primeira temporada de ‘Chucky’, será um dos protagonistas no novo, e mal posso esperar para vê-lo. [Isso] não poderia acontecer com um cara melhor. Eu acho que ele é um garoto super talentoso, então sim. Eu adoro esses filmes.”

Apesar disso, Sawa se tornou uma figura bem reconhecida pelos fãs de terror. Quando criança, ele esteve no primeiro Gasparzinho, como a forma humana do fantasminha camarada. Nos últimos anos, ele ganhou novo destaque com Chucky, a série do Brinquedo Assassino, onde interpreta personagens diferentes a cada temporada.

Devon Sawa em Premonição (esq.) e na segunda temporada de Chucky (dir.).

Ao ser questionado sobre as mudanças que a franquia sofreu ao longo dos anos, Sawa diz que o filme original tinha um ar mais próximo do thriller psicológico, em grande parte graças às limitações do CGI da época. Apesar disso, ele afirma que é um grande fã da saga, e que viu todas as continuações seguintes:

“Eu acho que o primeiro é o que tem mais o tom de um thriller psicológico, porque foi criado pelos caras que vieram do mundo de ‘Arquivo X’. Era originalmente um episódio de ‘Arquivo X’ que foi transformado em um filme, então havia aquele elemento sobrenatural e de ficção científica. Acho que foi antes de aprendermos a usar o CGI tão bem, e então [a franquia] começou a se aventurar pelo caminho de ‘quantas cabeças podemos cortar?’ e coisas do tipo. ‘Premonição 5’ foi feito em 3D e foi feito de forma excelente. Eu lembro de ver todas aquelas coisas caindo da ponte em 3D, e era perfeito. Veja bem, isso evoluiu. É um filme diferente. Acho que, se um dia eu revisitasse a saga de ‘Premonição’, eu gostaria de voltar para o sentimento sobrenatural. Mas estou feliz de ser só um fã agora.”

Premonição retornará em breve aos cinemas com Final Destination: Bloodlines, previsto para o ano que vem. O longa será dirigido por Zach Lipovsky Adam B. Stein e trará um elenco recheado de novos astros, como Brec Bassinger (Stargirl), Teo Briones (Chucky), Richard Harmon (Os 100), Rya Kihlstedt (Agents of S.H.I.E.L.D.), April Telek (Supernatural) e Max Lloyd-Jones (Planeta dos Macacos: A Guerra).

Final Destination: Bloodlines está previsto para 2025, ainda sem data exata.

Abaixo, confira também: