Por que TikTok perdeu músicas de Taylor Swift, The Weeknd e mais artistas?

Capa da Publicação

Por que TikTok perdeu músicas de Taylor Swift, The Weeknd e mais artistas?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

O TikTok é uma das redes sociais mais populares atualmente e nela é possível criar pequenos vídeos e uma das várias funções disponíveis é colocar fragmentos de músicas de inúmeros artistas diferentes. Na noite da última quarta-feira, os usuários notaram que a rede social havia perdido músicas da Taylor Swift, The Weeknd, Olivia Rodrigo e vários outros. Mas o que aconteceu?

O TikTok e a Universal Music Group (UMG) tinham um acordo que permitia que as músicas fossem utilizadas na rede social. Esse acordo foi encerrado na noite do dia 31 de janeiro e um novo não foi firmado. A UMG emitiu uma carta aberta falando que um acordo com o TikTok não chegou em uma resolução até o momento. A empresa pede uma “compensação apropriada para nossos artistas e compositores, protegendo os artistas humanos dos efeitos nocivos da IA e a segurança dos usuários do TikTok.” Além disso, o comunicado da Universal diz:

“TikTok propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma taxa que é uma fração de taxas similares que outras grandes redes sociais pagam. TikTok está tentando construir um negócio baseado em música, sem pagar um valor justo por elas.”

A Universal e o Tiktok não conseguiram chegar em um acordo e com isso, as músicas da empresa foram retiradas da rede social

O TikTok publicou uma resposta a Universal em seu site dizendo:

“É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado sua ganância acima dos interesses dos artistas e compositores. Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles decidiram ir embora do poderoso suporte da plataforma com mais de um bilhão de usuários que serve como uma divulgação grátis e um veículo para a descoberta de seus talentos. TikTok foi capaz de fazer alguns acordos ‘artist-first’ com todas as outras empresas e distribuidores. Claramente, as ações egoístas da Universal não têm como interesse os artistas, compositores e fãs.”

Com a licença expirada, todos os vídeos que utilizavam as músicas terão seu áudio removido. Até o momento não parece que as duas empresas vão chegar em um acordo, fazendo com que os usuários encontrem outros artistas para dar som aos seus vídeos no Tiktok.

Confira também: