Por que Power Rangers foi banido em países como Canadá e Nova Zelândia?

Capa da Publicação

Por que Power Rangers foi banido em países como Canadá e Nova Zelândia?

Por Chris Rantin

Alimentando a imaginação dos fãs há mais de 30 anos, Power Rangers marcou a infância de muita gente. No entanto, ainda que seja uma sucesso estrondoso no Brasil, o programa teve sua exibição banida em países como Canadá e Nova Zelândia por conta da sua violência.

De acordo com o File Room, tudo começa em 1994, um ano após a estreia da franquia, quando Power Rangers foi removido dos canais abertos do Canadá após a reclamação de alguns pais de que o programa era muito violento. Apesar da proibição, canais de TV por assinatura, como a Fox, continuaram exibindo o seriado.

No mesmo ano, na Nova Zelândia, a Broadcasting Standards Authority (Autoridade de Padrões de Transmissão) recebeu quatro reclamações formais contra Power Rangers — duas delas vieram de pais e professores do jardim de infância, uma do grupo Children’s Media Watch (Vigília da Mídia Infantil, em tradução livre), e a outra da mãe de uma criança.

Power Rangers foi banido no Canadá e na Nova Zelândia

Nas reclamações, a preocupação era o uso de violência no seriado e a forma como isso impactava as crianças, especialmente aquelas em idade pré-escolar, que estavam começando a imitar as lutas do programa. A emissora Television New Zealand  (TVNZ) tentou contra-argumentar que Power Rangers, na verdade, trabalhava temas inspiradores para as crianças, como coragem, responsabilidade, trabalho em equipe trazendo bons modelos morais para os pequenos.

No entanto, as reclamações continuaram e a BSA decidiu que o seriado era, de fato, muito violento. Ainda que a BSA não tivesse poder para banir o conteúdo da TV aberta, o impacto foi grande e, após o veredito, a TVNZ optou por cancelar Power Rangers da sua programação.

Aproveite e continue lendo: