Por que Naruto pode usar Jutsus proibidos e não sofre consequências?

Capa da Publicação

Por que Naruto pode usar Jutsus proibidos e não sofre consequências?

Por Flávia Pedro

Em Naruto nós sabemos que o mundo ninja é muito complexo e, apesar de termos uma Academia Ninja responsável por treinar e ensinar os personagens desde muito jovens, muitos dos jutsus mais poderosos da série são um grande segredo e dominados apenas por ninjas selecionados. Porém, o primeiro episódio de Naruto Clássico já nos mostra que o protagonista tem uma vantagem sobre os demais alunos, já que não só roubou um pergaminho secreto, como aprendeu um jutsu proibido e quase entregou informações sigilosas a um inimigo.

Mas afinal, por que o Naruto não sofreu as consequências nesse e em outros casos similares? A Legião tem a resposta!

Como dito acima, logo no primeiro episódio nós acompanhamos as dificuldades que o Naruto enfrenta em sua jornada escolar, enquanto todos os seus colegas de classe são aprovados por conseguirem fazer um jutsu que dá origem a um clone, mas Naruto é o único que não consegue utilizar essa técnica. Assim, o garoto seria o único reprovado pelo professor Iruka.

Mas no meio disso tudo existia um personagem chamado Mizuki, que se dizia aliado do garoto e acabou usando Naruto para roubar um pergaminho que revelava o segredo de inúmeros jutsus secretos. O que Mizuki não contava é que Naruto iria, rapidamente, aprender o Jutsu Multiclones das Sombras e isso seria o suficiente para derrotá-lo assim que ele se mostrasse um vilão.

A primeira vez que Naruto usou o Jutsu Multi-Clones das Sombras

Ao ver que Iruka estava se sacrificando para protegê-lo e recuperar o pergaminho secreto, Naruto não pensa duas vezes e realiza o jutsu, cercando Mizuki com centenas de clones perfeitos e consegue salvar Iruka, recuperar o pergaminho e vencer Mizuki.

O motivo para Naruto não ser punido por ter roubado o pergaminho e utilizado um jutsu secreto é simples: o Terceiro Hokage entendeu que Mizuki usou o Naruto e que o garoto não usou o jutsu para o mal, mas sim para se redimir e salvar seu sensei. Além disso, era uma forma de aprovar o Naruto, já que ele estava prestes a repetir de série.

Mas vale lembrar que o Jutsu Multiclone das Sombras é proibido porque ninjas que possuem uma reserva de chakra baixa não aguentariam criar tantos clones e simplesmente morreriam de exaustão. Ou seja: ele é proibido, mas como Naruto possui uma reserva praticamente infinita de chakra, não é um problema tão grande ver ele usando por aí.

Confira também: