One Piece: Quem venceria em uma luta entre Zoro e Sanji?

Capa da Publicação

One Piece: Quem venceria em uma luta entre Zoro e Sanji?

Por Márcio Jangarélli

One Piece é uma história sobre amizade e companheirismo, mas também sobre rivalidade saudável, aquela que estimula o crescimento dos envolvidos. E ainda que o relacionamento dos dois seja um tantinho violento, ninguém encapsula melhor essa ideia do que Zoro e Sanji.

A dupla vive em guerra desde seu primeiro encontro, no East Blue, mas desenvolveu uma relação de respeito e competição que faz os dois, de novo e de novo, se tornarem mais fortes. A questão é que nunca houve um confronto sério entre eles, mas isso não impede os fãs da obra de debaterem quem é o mais forte.

Se é para imaginarmos essa batalha, a maneira mais justa de decidir o vencedor é analisando a jornada, crescimento e, por fim, as habilidades que conquistaram ao longo da jornada de One Piece. Vamos lá?

Antes, um pequeno resumo sobre os dois:

Roronoa Zoro

Zoro é o primeiro Chapéu de Palha recrutado pelo Luffy, em Shells Town. Ele vem do East Blue, da Vila Shimotsuki, e treina para ser um grande espadachim desde muito jovem. Por conta de uma promessa para sua amiga falecida, ele decide desafiar o maior espadachim do mundo e tomar o título para si. 

Zoro usa um estilo único de combate, Santoryu (três espadas), e é um descendente dos samurais de Wano e do próprio “Deus da Espada”, Ryuuma. Mais tarde, ele foi treinado por Dracule Mihawk, o espadachim que detém o título de maior do mundo, que Zoro ainda pretende desafiar.

No começo da história, Zoro já era infame no East Blue por ser um caçador de recompensas – que lhe rendeu o título de Caçador de Piratas. Atualmente, ele é conhecido como o 2º em comando dos Chapéus de Palha, com uma recompensa por sua cabeça de $1.111 bilhões de berries.

Vinsmoke Sanji

Sanji é o último Chapéu de Palha recrutado no East Blue – se você considerar que a Nami já fazia parte da tripulação antes de Arlong Park. Ele conhece o Luffy no Baratie, o restaurante marítimo, onde trabalhava como chefe de cozinha liderado por Zeff da Perna Vermelha.

Zeff, um pirata notório, resgatou Sanji de um naufrágio e o ensinou a cozinhar e a se defender, priorizando chutes. Isso fez de Sanji um combatente incrível, mas ele também possui algo a mais: seu pai biológico, Vinsmoke Judge, um cientista procurado pela Marinha, fez modificações genéticas em seus filhos, os transformando em seres super-poderosos. Depois de muito tempo, Sanji descobriu que herdou parcialmente esses poderes.

Viajando com os Chapéu de Palha, Sanji aprimorou seu combate e habilidades culinárias, treinando por um tempo com Emporio Ivankov, general revolucionário e rainha do Reino Kamabakka. Por conta de seus chutes e afiliação com Zeff, seu primeiro título foi Sanji da Perna Negra. Atualmente ele é conhecido como chefe de cozinha e um dos lutadores principais dos Chapéus de Palha, com uma recompensa por sua cabeça de $1.032 bilhões de berries.

Inimigos notáveis derrotados

Zoro

Por conta da sua posição na tripulação, Zoro sempre acabou lutando com os imediatos / segundo em comando dos inimigos dos Chapéu de Palha. Isso acontece desde o East Blue, mas a primeira grande batalha do espadachim foi em Alabasta, contra Daz Bones (Mr.1), principal agente de campo da Baroque Works.

 

Isso se repete em Enies Lobby, quando Zoro luta contra o Kaku, abaixo apenas de Rob Lucci na hierarquia de poder da CP9. Em Thriller Bark, ele enfrenta o corpo reanimado do Deus da Espada, Ryuuma, que não era o segundo de Gecko Moria, mas seu zumbi mais poderoso. 

 

Pós-Time Skip, Zoro derrota Pica, da família Donquixote – novamente, não o segundo em comando, mas o mais poderoso depois de Doflamingo – Killer, o imediato de Eustass Kidd, e King, o braço direito do Kaido.

Sanji

Sanji, por sua vez, quase sempre enfrenta o terceiro na linha de poder, mas possui um histórico mais inconsistente. Isso porque o foco do personagem não está só em batalhas, mas estratégias gerais (o que definitivamente não é o forte do Zoro).

 

Entre seus inimigos mais poderosos estão Bon Clay, em Alabasta, Jabura, em Enies Lobby, e Absalom, em Thriller Bark. Pós-Time Skip, Sanji teve poucas batalhas finalizadas, mas, em Wano, acabou nocauteando o Page One, dos Tobiroppo, e o Queen.

Principais desafios

Zoro

A história dos Chapéus de Palha não é escrita apenas com vitórias e é importante também analisarmos os pontos baixos desses dois. Especialmente quando são tão icônicos, como a derrota do Zoro para o Mihawk durante o arco do Baratie.

 

Mais adiante, o espadachim quase perdeu as pernas por bobeira, quando foi capturado pelos poderes do Mr. 3, em Little Garden. Nós também sabemos que algo aconteceu em Thriller Bark, com Bartholomew Kuma, e ainda que tenha sido uma derrota geral, o último a ser derrubado foi o Zoro.

 

Por fim, o Caçador de Piratas também foi fraco em sua moral durante Punk Hazard. Por ela ser mulher, ele subestimou e não lutou a sério contra a Monet e isso quase trouxe uma consequência catastrófica para todos na ilha.

Sanji

Por sua vez, o Sanji sempre teve um problema moral grave quando confrontado por mulheres. Mas, antes disso, ele também levou uma surra no arco do Baratie, quando sua luta contra o Pearl e contra o Gin não foram concluídas (e não pareciam muito a favor do cozinheiro).

 

Lutar contra mulheres é algo que surgiu na história várias vezes e Sanji sempre conseguiu contornar de alguma maneira, como foi em sua batalha com o Mr. 2 em Alabasta. Porém, Enies Lobby mostrou o quão destrutivo isso pode ser, quando ele se recusa a lutar contra a Khalifa e quase morre por isso.

 

Enfim, não é exatamente uma derrota, afinal o arco é exatamente sobre esse conflito, mas o Sanji passa por momentos miseráveis durante Whole Cake Island, lidando com sua família biológica e os piratas da Big Mom. 

Habilidades especiais

Zoro

Para fechar a análise, precisamos observar as habilidades que esses dois desenvolveram ao longo da história. E se você achava que o Zoro pararia nas três espadas, durante Enies Lobby ele mostrou que pode ir muito além.

 

Ainda não foi explicado exatamente como o Zoro faz isso, mas, em sua batalha contra o Kaku, o espadachim usou o “Kyutoryu”, o estilo de Nove Espadas. Para isso, Zoro expande sua energia para criar a ilusão de Asura, descrito em One Piece como um demônio, com seis braços e três cabeças. Ele usou essa técnica poucas vezes ao longo aventura, servindo basicamente como um “golpe final”, e é um dos poderes mais curiosos da história ainda hoje.

 

Além disso, Zoro também possui Haki do Conquistador. Há pistas sobre isso espalhadas por One Piece, mas só é confirmado mesmo em Wano, durante as lutas do espadachim contra Kaido e King.

Sanji

Por sua vez, Sanji também despertou um poder curioso em Enies Lobby: Diable Jambe, quando ele gira insanamente rápido e, com a fricção, incendeia a própria perna para a atacar. Este poder faz mais sentido hoje em dia, conhecendo a infância do cozinheiro.

 

O Diable Jambe só é possível por conta das manipulações genéticas de Vinsmoke Judge em seus filhos – Sanji só não sabia disso na época. Por conta de sua “Constituição Germa”, Sanji possui o potencial de ser mais poderoso que um ciborgue, uma verdadeira arma-humana. Em Wano, isso foi confirmado e enfatizado quando, por usar o traje Germa, o cozinheiro despertou ainda mais da sua biologia Vinsmoke.

Quem vence, Zoro ou Sanji?

Qual é a conclusão? Bom, o Oda já recebeu essa pergunta várias vezes e, além de sempre tentar escapar da resposta, o autor continua a história sempre tentando nivelar a dupla. Se em um arco o Zoro cresceu, no próximo ele ficará estagnado e será a vez do Sanji. E vice-versa. Claramente não é de seu interesse uma resposta absoluta.

Pensando em poder, Zoro enfrentou inimigos consideravelmente mais poderosos, mas enfrentar esses titãs nunca foi o foco do Sanji. Em questão de fraquezas, eles não encontram um no outro problemas que os impediria de lutar a sério.

Assim, é uma questão de situação: em uma batalha de força bruta, o Zoro ganha. Se for algo que permita estratégia, quem leva é o Sanji. Mas como não existe um combate que é puramente um ou outro, o empate é certo.

Vale dizer que não estou considerando os “e se” clássicos aqui; “E se o Sanji usasse lâminas na batalha”, “E se o Zoro tiver um poder ocular misterioso”, etc. O que a história coloca, mesmo no arco atual, são dois personagens equilibrados, igualmente importantes para a tripulação, apenas com funções e focos diferentes.

No fim, dá pra dizer que o Oda nunca fugiu da resposta; considerando como One Piece funciona, sempre foi e sempre será um empate. Se o Zoro parou rapidamente o Almirante Fujitora em Dressrosa, o Sanji fez algo parecido em Egghead. Se o Zoro tem um poder oculto, o Sanji também tem. Se o Zoro tem Haki do Conquistador, o Sanji é quase indestrutível. E por aí vai. Portanto, nos cenários que One Piece coloca, a resposta é empate.

Quer mais One Piece? Confira essa lista: