O que Avatar: O Último Mestre do Ar e Star Wars têm em comum?

Capa da Publicação

O que Avatar: O Último Mestre do Ar e Star Wars têm em comum?

Por Gabriel Mattos

Avatar: O Último Mestre do Ar se tornou um verdadeiro fenômeno da Netflix com a série live-action, mesmo com algumas mudanças em relação à animação. Porém, muita gente não percebeu que com essas alterações também surgiram mais pontos em comum com outro universo muito diferente: Star Wars. Mas afinal, o que essas franquias têm em comum?

A maior coincidência está nas animações. Basicamente metade da primeira temporada de Avatar: O Último Mestre do Ar, de 2005, foi escrita e dirigida por Dave Filoni. Ele foi um dos principais responsáveis por dar o tom da história, comandando o primeiro e o último episódio da temporada. Três anos depois, o cineasta ficou mais conhecido por criar, dirigir e produzir The Clone Wars, a animação mais influente de Star Wars.

Depois do sucesso de The Mandalorian, outra de suas co-criações, Filoni assumiu como um sucessor espiritual de George Lucas e atua como diretor criativo da franquia atualmente. Ele escalou para viver o Capitão Carter, um aliado do mandaloriano, Paul Sun-Hyung Lee, ator que viria a assumir o papel do Tio Iroh na adaptação live-action.

Esta não foi a única coincidência entre o elenco das franquias. Daniel Dae Kim, que interpreta o Senhor do Fogo Ozai, comentou que enxerga seu personagem como o Darth Vader deste universo. Curiosamente, no original Ozai foi dublado por Mark Hamill, que fez Luke Skywalker em Star Wars — o filho de Vader.

Para fechar o ciclo, a nova série incorporou um pouco da linguagem visual de Star Wars em sua construção. A adaptação começa a sua história com cenas inéditas que mostram o genocídio dos nômades do ar. E a sequência é montada de uma forma bem similar ao próprio genocídio dos Jedi em A Vingança dos Sith — a Ordem 66 — com direito a uma invasão de templo e o cruel assassinato de crianças.

Tantas similaridades podem ter uma explicação. Ambas as histórias mostram os horrores da guerra e tem forte influência em especial da Segunda Guerra Mundial. De certo modo, os dois universos compartilham o mesmo ponto de origem, o que pode justificar como chegaram a lugares tão distintos com tanta coisa em comum.

Leia também: